Barroco : Sermão da sexagésima (3ºs A,B,C,D)
Sermão da Sexagésima∗ Pe António Vieira Semen est verbum Dei. S. Lucas, VIII, 11.
I E se quisesse Deus que este tão ilustre e tão numeroso auditório saísse hoje
tão desenganado da pregação, como vem enganado com o pregador! Ouçamos o
Evangelho, e ouçamo-lo todo, que todo é do caso que me levou e trouxe de tão
longe. Ecce exiit qui seminat, seminare. Diz Cristo que “saiu o pregador
evangélico a semear” a palavra divina. Bem parece este texto dos livros de Deus.
Não só faz menção do semear, mas também faz caso do sair: Exiit, porque no dia
da messe hão-nos de medir a semeadura e hão-nos de contar os passos. O Mundo,
aos que lavrais com ele, nem vos satisfaz o que dispendeis, nem vos paga o que
andais. Deus não é assim. Para quem lavra com Deus até o sair é semear, porque
também das passadas colhe fruto. Entre os semeadores do Evangelho há uns que
saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que
vão pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem sair, são os que se
contentam com pregar na Pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua conta.
Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes- ão a semeadura; aos que vão buscar a
seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura e hão-lhes de contar os passos.
Ah Dia do Juízo! Ah pregadores! Os de cá, achar-vos-eis com mais paço; os de
lá, com mais passos: Exiit seminare. ∗Pregado na Capela Real, no ano de
1655. 1 2 Pe António Vieira Mas daqui mesmo vejo que notais (e me notais) que
diz Cristo que o semeador do Evangelho saiu, porém não diz que tornou porque os
pregadores evangélicos, os homens que professam pregar e propagar a Fé, é bem
que saiam, mas não é bem que tornem. Aqueles animais de Ezequiel que tiravam
pelo carro triunfal da glória de Deus e significavam os pregadores do
Evangelho, que propriedades tinham? Nec revertebantur, cum ambularent: “Uma vez
que iam, não tornavam”. As rédeas por que se governavam era o ímpeto do
espírito, como diz o mesmo texto; mas esse espírito tinha impulsos para os
levar, não tinha regresso para os trazer; porque sair para tornar, melhor é não
sair. Assim arguís com muita razão, e eu também assim o digo. Mas pergunto: E
se esse semeador evangélico, quando saiu, achasse o campo tomado; se se
armassem contra ele os espinhos; se se levantassem contra ele as pedras, e se
lhe fechassem os caminhos, que havia de fazer? Todos estes contrários que digo
e todas estas contradições experimentou o semeador do nosso Evangelho. Começou
ele a semear (diz Cristo), mas com pouca ventura. “Uma parte do trigo caiu
entre espinhos, e afogaram-no os espinhos”: Aliud cecidit inter spinas, et
simul exortae spinae suffocaverunt illud. “Outra parte caiu sobre pedras, e
secou-se nas pedras por falta de humidade”: Aliud cecidit super petram, et
natum aruit, quia non habebat humorem. “Outra parte caiu no caminho, e
pisaram-no os homens e comeram-no as aves”: Aliud cecidit secus viam, et
conculcatum est, et volucres coeli comederunt illud. Ora vede como todas as
criaturas do Mundo se armaram contra esta sementeira. Todas as criaturas
quantas há no Mundo se reduzem a quatro géneros: criaturas racionais, como os
homens; criaturas sensitivas, como os animais; criaturas vegetativas, como as
plantas; criaturas insensí- veis, como as pedras; e não há mais. Faltou alguma
destas que se não armasse contra o semeador? Nenhuma. A natureza insensível o
perseguiu nas pedras, a vegetativa nos espinhos, a sensitiva nas aves, a
racional nos homens. E notai a desgraça do trigo, que onde só podia esperar razão,
ali achou maior agravo. As pedras secaram-no, os espinhos afogaram-no, as aves
comeram-no; e os homens? Pisaram-no: Conculcatum est. (Ab hominibus –3 Quando
Cristo mandou pregar os Apóstolos pelo Mundo, disse-lhes desta maneira: Euntes
in mundum universum, praedicate omni creaturae: “Ide, e pregai a toda a
criatura”. Como assim, Senhor?! Os animais não são criaturas?! As árvores não
são criaturas?! As pedras não são criaturas?! Pois hão os Apóstolos de pregar
às pedras?! Hão-de pregar aos troncos?! Hão-de pregar aos animais?! Sim, diz S.
Gregório, depois de Santo Agostinho. Porque como os Apóstolos iam pregar a
todas as nações do Mundo, muitas delas bárbaras e incultas, haviam de achar os
homens degenerados em todas as espécies de criaturas: haviam de achar homens -homens,
haviam de achar homens brutos, haviam de achar homens troncos, haviam de achar
homens pedras. E quando os pregadores evangélicos vão pregar a toda a criatura,
que se armem contra eles todas as criaturas?! Grande desgraça! Mas ainda a do
semeador do nosso Evangelho não foi a maior. A maior é a que se tem
experimentado na seara aonde eu fui, e para onde venho. Tudo o que aqui padeceu
o trigo, padeceram lá os semeadores. Se bem advertirdes, houve aqui trigo
mirrado, trigo afogado, trigo comido e trigo pisado. Trigo mirrado: Natum
aruit, quia non habebat humorem; trigo afogado: Exortae spinae suffocaverunt
illud; trigo comido: Volucres caeli comederunt illud; trigo pisado: Conculcatum
est. Tudo isto padeceram os semeadores evangélicos da missão do Maranhão de
doze anos a esta parte. Houve missionários afogados, porque uns se afogaram na
boca do grande rio das Amazonas; houve missionários comidos, porque a outros
comeram os bárbaros na ilha dos Aroãs; houve missionários mirrados, porque tais
tornaram os da jornada dos Tocantins, mirrados da fome e da doença, onde tal
houve, que andando vinte e dois dias perdido nas brenhas matou somente a sede
com o orvalho que lambia das folhas. Vede se lhe quadra bem o Natum aruit, quia
non habebat humorem! E que sobre mirrados, sobre afogados, sobre comidos, ainda
se vejam pisados e perseguidos dos homens: Conculcatum est! Não me queixo nem o
digo, Senhor, pelos semeadores; só pela seara o digo, só pela seara o sinto.
Para os semeadores, isto são glórias: mirrados sim, mas por amor de vós
mirrados; afogados sim, mas por amor de vós www.bocc.ubi.pt 4 Pe António Vieira
afogados; comidos sim, mas por amor de vós comidos; pisados e perseguidos sim,
mas por amor de vós perseguidos e pisados. Agora torna a minha pergunta: E que
faria neste caso, ou que
Nenhum comentário:
Postar um comentário