O mercado de trabalho vem se expandindo cada dia mais e a grande pergunta da maioria dos vestibulandos é “Quais são as profissões que estão mais valorizadas pelo mercado de trabalho hoje? Quais as áreas em que os profissionais enfrentarão dificuldades para encontrar emprego? Quando chegar ao fim da graduação, elas ainda serão as mais procuradas pelos empregadores?”
São perguntas que confundem ainda mais os jovens que pretendem exercer uma profissão de reconhecimento e valorização. Na hora de escolher uma profissão para ganhar dinheiro é necessário considerar as expectativas do mercado de trabalho. Algumas áreas necessitam de uma demanda maior de profissionais, enquanto outras estão fechadas e não recompensam bem as pessoas, até mesmo aquelas que são qualificadas.
A escolha da carreira profissional é de grande importância, pois é algo que levamos para o resto de nossas vidas, dependendo de nossas escolhas podem nos dar grandes chances de prosperar no mercado de trabalho.
Trabalhar com uma profissão que está em alta é o caminho para o sucesso, mas o indivíduo não pode esquecer de que precisa se manter sempre atualizado e investir em especializações.
Os especialistas falam que é muito importante estar bem preparado para o futuro, seja qual for. E para isso, é necessário nunca parar de se qualificar. “A única certeza que tenho é que em qualquer profissão que escolherem não poderá nunca mais parar de estudar”. diz Sergio Cesarino, diretor executivo do Grupo Catho de Curitiba.
Os grandes especialistas informam que para ser um grande profissional não pode focar em ser um profissional local, e sim global, com disponibilidade e sabedoria, saber novos idiomas e ter atitude acima de tudo, não tendo assim medo do trabalho.
Sendo assim, conhecer o mercado de trabalho em outras regiões pode ser um ótimo começo. Abaixo, segue parte do levantamento elaborado pelo Grupo Foco sobre as profissões que estão em alta no país, por região.
REGIÃO PARANÁ – (sede em Curitiba): • Áreas em alta: Controladoria, Logística, Suprimentos, Engenharia, Comerciais e Atendimento ao Público, Inteligência de Mercado/Marketing e Tecnologia da Informação; • Cursos em alta: Ciências Contábeis, Engenharias em geral, Informática, Administração, Marketing; • Obs.: Vaga na área de Tecnologia da Informação busca crescente de profissionais recém formados para serem desenvolvidos.
REGIÃO NORTE - (sede em Belém): • Área de Engenharia Mecânica, Civil, Elétrica e Mecatrônica; • Sistema de Tecnologia (com formação técnica, Eletromecânico, por exemplo) e instrumentalização; • Saúde, pois as cidades estão crescendo e precisam desta estrutura.
REGIÃO - CENTRO OESTE (sede em Brasília): • Engenharia Civil, de Produção e Eletrônica; • Tecnologia voltada para Informática; • Obs.: Regiões com grandes desigualdades de demanda. Enquanto no Centro – Oeste há uma forte planta industrial, a região Norte é pouco explorada.
REGIÃO INTERIOR DE SÃO PAULO – (sede em Campinas): • Engenharia (Mecânica Elétrica e Mecatrônica); • Outras áreas muito requisitadas: área administrativa, financeira, recursos humanos e formações técnicas.
REGIÃO SÃO PAULO – (sede capital): • Engenharia; Construção Civil (parte de hidráulica), Mecânica, e outras.
REGIÃO RIO DE JANEIRO – (sede capital): • Engenharia voltada para mineração (sedes da Votorantim e Vale, entre outras); • Áreas de logística, compras, ferrovias.
REGIÃO ESPÍRITO SANTO – (sede Vitória): • Áreas técnicas e Engenharia (investimento das empresas Petrobrás e Vale) • Construção Civil em tendência de aumento
REGIÃO SUL – (sede Porto Alegre): • Tecnologia da Informação (Ciências da Computação, Analista de Sistema, entre outros); • Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, entre outras; • Setores da Indústria, Serviços e Construção Civil.
REGIÃO NORDESTE – (sede em Salvador): • Construção Civil, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; • Administração; • Setor Industrial.
Áreas de trabalho em alta 2011-2012
Especialistas dizem que em 2012 os setores relacionados com o desenvolvimento do país como energia, tecnologia, infra-estrutura e telecomunicações são mais promissores. Aqui seguem as áreas em maior crescimento:
· Tecnologia da Informação
· Área de Comércio e Internet
· Varejo e Consumo
· Telecomunicações
· Sustentabilidade
· Meio Ambiente e Saúde
· Petrolíferas
· Setor Farmacêutico
· Setor Contábil e Fiscal
· Recursos Humanos e Segurança
· Energia
· Construção Civil
· Óleo e gás
· Infra-estrutura e Transporte
Com a Copa do Mundo em 2014, a Copa das Confederações em 2013 e as Olimpíadas em 2016 o país entrou de forma definitiva na rota de grandes eventos. O setor de Turismo e Hotelaria crescerá muito, sendo fundamental o conhecimento em língua inglesa. Com os vários eventos e em especial a Copa de 2014, pode gerar cerca de 3,63 milhões de empregos e 63,48 bilhões de renda a população no período de 2010 a 2014.
Vai uma dica para quem pretende arrumar um emprego nesse grande mercado que está surgindo agora. Atualize seu currículo e o cadastre na internet. Muitas empresas usam a internet como principal veículo para seleção de profissionais. Fique atualizado sobre o mercado de trabalho e sobre as novidades na área em que atua. Fiquem sempre atentos as novidades de áreas que poderão abrir novas vagas.
E para um bom currículo:
· Não coloque foto, a não ser que a vaga peça;
· Se a vaga exigir foto, coloque uma imagem nítida do tamanho 4, 5x6;
· Não descreva a sua personalidade;
· Se informe sobre a opção da empresa para apresentação do currículo: pessoal, por e-mail ou banco de dados;
· Antes de entregar o currículo revise-o e cheque a ortografia;
· A fonte sugerida deve ser Arial ou Times New Roman;
· Caso o currículo esteja na internet, coloque na ultima linha um link de visualização
· Mantenha seus dados sempre atualizados em caso de site;
· Na entrevista seja verdadeiro, não invente personagem que certamente será contratado.
Por Maiara Marques - 3°E
*A aluna Maiara Marques participa da oficina do Jornal-Escola.
Referência
Correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário