segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mercado de Games no Brasil

                O mercado de games no Brasil está se desenvolvendo aos poucos, mas os impostos altos sobre os softwares dificultam o comércio e incentivam a pirataria.                              
    Recentemente a empresa Abragames realizou uma pesquisa que contabilizou 42 empresas que produzem jogos eletrônicos no Brasil e emprega 560 profissionais qualificados entre desenvolvedores, designers e administradores.
    O PIB (Produto Interno Bruto) do setor é de R$ 87,5 milhões, a indústria brasileira fatura apenas 0,16% do faturamento mundial com jogos eletrônicos. A mão de obra brasileira nessa área é ainda considerada um começo, com um salário médio da indústria de R$ 2.272,71, mas cada vez mais especializada com cursos voltados para o desenvolvimento de jogos eletrônicos.
    O crescimento do mercado entre os anos de 2005 e 2008 foi de aproximadamente 20% entre hardware e software, 43% dos jogos são voltados para a exportação, enquanto que em 2005 era apenas 30%.
    Escolas de Computação Gráfica como a SAGA SCHOOL OF ART GAME AND ANIMATION, está formando vários profissionais nesta área, e neste ano no evento Anime Friends a Saga, foi destaque pelo terceiro ano consecutivo. Apresentou 12 jogos produzidos por alunos do curso PlayGame, entre eles um game produzido para Ipad, que tem como objetivo a conscientização ambiental. O aluno Matheus Oliveira, 16 anos, que estuda na unidade de Brasília, cursando atualmente o módulo Autodesk Maya voltado para o mercado do 3D afirma: “Para que o Brasil se torne uma referência no setor de Games, é preciso que os brasileiros valorizem seus próprios jogos, pois há vários jogos bons, criados por empresas brasileiras, mas nem metade do público-alvo  aprova, um dos fatores que fazem muitos designers brasileiros ir para o exterior, por que lá seus trabalhos são valorizados e recebem um salário muito bom, pois esse mercado é muito lucrativo. Então, se os jogos fossem aprovado pelo público, isso com certeza  motivaria a empresa a melhorar, e isso faria a empresa crescer e gerar mais empregos, o que faria  muitas pessoas a se especializar, e com certeza o mercado iria se desenvolver.”
    O mercado de consumo de games no Brasil está no caminho certo e terá um crescimento composto de 7,6% até 2015, enquanto que o mercado publicitário de games terá um crescimento de 10,8% nesse mesmo período representando o 8º maior crescimento do entretenimento brasileiro.

Por Matheus Oliveira - 2° E

*O aluno Matheus Oliveira participa da oficina do Jornal-Escola.    

Referências
http://www.saga.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CONTEÚDOS PARA A RECUPERAÇÃO SEMESTRAL - 2º SEMESTRE/2024

01 -  PROFESSORA MIRELLY - MATEMÁTICA Conteúdo da Avaliação Anual Matemática   -  2°G - Trigonometria no Triângulo Retângulo - Operações com...