terça-feira, 27 de setembro de 2011

Jogos Pan-Americanos


 Dia 14 de outubro começa a abertura dos jogos Pan-Americanos 2011, que será transmitido oficialmente pela Rede Record, que adquiriu com exclusividade os direitos de transmissão para o Brasil.
Guadalajara, localizada no México, é a cidade sede e espera por aproximadamente 6 mil atletas, de 42 países disputando entre 26 modalidades esportivas. O estádio principal para a realização das atividades é o Estádio Jalisco. Durante 4 anos a cidade se preparou, concluiu antes da escolha a construção dos estádios: Jalisco, Três de Marzo e Chivas, e posteriormente 3 novas obras: Oficina del COPAG, O Complejo Panamericano de Voleibol  e Complejo de Gimnasias Artística y Rítmica, além de outras que ainda não estão concluídas.
         O Brasil, que conta com 550 atletas e equipes de basquete, futebol feminino, natação, volêi entre outras, possuindo como  principais expectativas  em algumas modalidades os atletas Cesar Cielo e Joana Maranhão na natação e Fabiana Murer no atletismo. O objetivo é bater seu record em relação a competição anterior em 2007, em que o país ficou com a terceira posição, conquistando  52 medalhas de ouro, atrás apenas  dos cubanos, por 7 medalhas de ouro.
        Um fato importante para ser destacado: em 2007 o Brasil perdeu duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, por conta do dopping de alguns atletas. Os brasileiros esperão que isso não ocorra novamente. Em entrevista com algumas pessoas sobre o uso do dopping elas afirmam:
“Na minha opinião vai ter sim caso de dopping, pois sempre tem, os atletas estão empenhados em ganhar, e vão usar vários meios para alcançar seus objetivos, alguns vão alegar que usaram  para tratamento de lesões,  mas outros não, e por ai vai”. Igor Pereira, 16 anos.
 “Penso que neste ano os caso de dopping vão ser reduzidos em relação aos jogos anteriores, pois atualmente a tecnologia está muito avançada, e não é difícil detectar o uso de substâncias não permitidas. Torço para que o Brasil fique em primeiro lugar, conquistando o maior números de medalhas, e sem casos de dopping". Jaqueline Oliveira, 19 anos.
      As pessoas acreditam que vão ocorrer casos dopping, mas em menor escala, como fala a entrevistada Jaqueline Oliveira: “atualmente a tecnologia está muito avançada, e não é difícil detectar, o uso de substâncias não permitidas”. Então vamos torcer para que os atletas não usem dopping, pois além do constrangimento, prejudica o país na competição.

Por Matheus Oliveira - 2°E
*O aluno Matheus Oliveira participa da oficina do Jornal-Escola.

Referências:
http://www.esporte-total.org/brasil-nos-jogos-pan-americanos-2011/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Pan-Americanos_de_2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_nos_Jogos_Pan-Americanos_de_2007
Imagem: http://www.not1.com.br/jogos-pan-americanos-guadalajara-2011-mexico-rede-record-internet/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CONTEÚDOS PARA A RECUPERAÇÃO SEMESTRAL - 2º SEMESTRE/2024

01 -  PROFESSORA MIRELLY - MATEMÁTICA Conteúdo da Avaliação Anual Matemática   -  2°G - Trigonometria no Triângulo Retângulo - Operações com...