terça-feira, 20 de setembro de 2011

Exposição "Anticorpos"


Na última sexta-feira, dia 16, nossa escola visitou a exposição “Anticorpos” dos irmãos Fernando e Humberto Campana, designers brasileiros. A exposição enfatiza especialmente o método de trabalho dos Campana, revelando suas estratégias artísticas  e fontes de inspiração. O trabalho propõe revelar o conjunto do trabalho dos irmãos – artes plásticas, peças de mobiliário, jóias e instalações de grande escala – junto com uma fértil união das variadas abordagens do design que eles utilizam. Enquanto Humberto cria seus objetos como um artesão e artista autodidata, Fernanda participa como um arquiteto experiente. Juntos eles ignoram todas as convenções do design tradicional, brincam com a noção de funcionalidade e formam seus objetos poéticos a partir de realidades contraditórias.
 O estudante Almir Graça, 17 anos, conta que achou as obras criativas e interessantes. “Eles (os artistas) tem uma mente muito fértil. Para eles qualquer objeto pode virar arte.”
O diretor Jefferson Reges, 41 anos, que acompanhou o passeio mostra que o mais importante ao trazer os alunos para uma experiência dessas é mostrar para eles um outro mundo. “O objetivo deste trabalho é revelar para os estudantes o que existe além das obras de arte. Inseri-los no mundo daqui de fora para que tenham um novo olhar frente às artes”.
Ao chegarmos à exposição o grupo foi dividido em dois. A primeira parte do passeio foi conhecer a exposição que foi apresentada pela mediadora Camila Ligabue. Depois disso, todo o grupo foi encaminhado para uma oficina onde os alunos puderam criar suas próprias obras a partir de materiais como madeira, canudos plásticos, barbante, etc. Todos gostaram muito da experiência, já que estavam inspirados pela exposição.
O passeio foi organizado pela professora de artes Vânia Romão, 26 anos. Para ela, estimular a criatividade dos estudantes com atividades como esta é primordial. “O bom de tudo isso é que os alunos podem ver que com gestos comuns podemos criar objetos novos, inovar. Queremos trazer a nossa escola para esse novo mundo, saindo um pouco do ambiente escola, mostrando a todos que existem outros ambientes a serem explorados”.
“De todas as obras, a que eu mais gostei foi a da cadeira formada por ursos de pelúcia”, conta a estudante Fernanda Veras, 15 anos. Ela faz referência a uma das obras dos artistas, que é uma cadeira composta por animais de pelúcia.
A mediadora da exposição Camila Ligabue, 23 anos é estudante de Artes Visuais na UnB. Ela conta que é muito importante este trabalho que o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB desenvolve, trazendo escolas públicas para visitarem as exposições. “Esse trabalho é muito importante, pois torna a arte mais acessível, e temos visto que as pessoas gostam de visitar as nossas exposições. Todos acabam aprendendo muito, como por exemplo, com as obras dos irmãos Campana, que traz um nova perspectiva para os materiais do cotidiano”, conta.
A experiência de conhecer a arte do design foi válida e diferente. Agradecemos a todos os alunos pela participação, as professoras e ao diretor por terem acompanhado os estudantes nesta experiência.

A exposição fica aberta até o dia 25 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 21h.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB.




















*Não era permitido tirar fotos das obras.
Texto e fotos por Elitânia Rocha
Fonte: CCBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CONTEÚDOS PARA A RECUPERAÇÃO SEMESTRAL - 2º SEMESTRE/2024

01 -  PROFESSORA MIRELLY - MATEMÁTICA Conteúdo da Avaliação Anual Matemática   -  2°G - Trigonometria no Triângulo Retângulo - Operações com...