“Teatrando” de Teatro
Está mais do que constatado que a educação é um problema brasileiro, que não se resolve no molde atual, pois vivemos num mundo de várias linguagens. O sistema de ler escrever somente, não causa tanto efeito. Nos darmos conta, todos os dias ao entrarmos em sala de aula, tomamos emprestados alguns recursos da linguagem teatral. Ao ler um conto em voz alta, os estudantes naturalmente impostam a voz e mudam a entonação marcando os diferentes personagens. Para manter a atenção da turma em suas explicações é bem provável que o professor imponha ao corpo uma postura mais rígida, abuse dos gestos e capriche nas expressões faciais. Mas o teatro pode ser usado também como uma ferramenta pedagógica.
O teatro é uma atividade que possibilita ao aluno se colocar no lugar do outro e experimentar o mundo sem correr riscos. O teatro proporciona uma interface entre o real e o irreal e temas ligados ao cotidiano das pessoas, a história vivida pela humanidade , os problemas ou mesmo as amenidades do nosso tempo, “desfilam” de várias formas e são interpretados das mais variadas maneiras.É importante destacarmos que contato com a linguagem teatral ajuda o aluno perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar mais por textos e autores variados.
O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante. As possibilidades do Teatro como um instrumento pedagógico são bem conhecidas,esteja o aluno como espectador ou como figurante, o Teatro é um poderoso meio para gravar na sua memória um determinado tema, ou para levá-lo, através de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral.
I-OBJETIVOS GERAIS
-Oportunizar o exercício da cidadania, tendo como ferramenta o teatro;
-Despertar e educar a observação e a atenção dos alunos ;
-Exercitar a memória e as várias formas de inteligência;
-Proporcionar horas de recreação educativa aos alunos envolvidos;
-Ajudar a desenvolver a imaginação e ampliação do vocabulário dos alunos, bem como enriquecer experiências;
-Oferecer oportunidades para a boa formação de caráter;
-Proporcionar liberdade de auto-expressão e desenvolver o espírito criador;
-Criar hábitos sociais;
-Desenvolver o senso de responsabilidade na execução de tarefas escolares.
II-PÚBLICO ALVO
-Alunos da Escola Integral/Mais Educação com interesse em teatro.
III-CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
-Sala de aula
-Textos referentes ao teatro
-Palco para apresentações ( Obs: a escola dispõe de dois espaços onde podem ocorrer apresentações de teatro sendo um teatro de bolso e um anfiteatro)
-Monitor de iniciação teatral
-Obs: as indumentárias, som, iluminação e materiais a serem utilizados no projeto,serão de responsabilidade dos alunos e da escola, em parceria.
-Laboratório de informática
-Vídeo e televisão
IV-AVALIAÇÃO DO PROJETO
-O monitor irá apresentar um relatório a respeito da participação dos alunos no projeto
-Os alunos irão apresentar uma peça para a comunidade escolar ao final do curso.
-O trabalho teatral será fotografado e filmado para posterior auto-avaliação(Esse exercício de auto-avaliação serve para afinar as próximas apresentações).
Coordenador: Professor Kléber
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário