LETRADOS
Esse projeto visa oferecer um atendimento diferenciado através de atividades de reforço aos alunos que apresentarem defasagem e/ou dificuldades na aprendizagem que não foram superadas durante as aulas normais em língua Portuguesa. É importante destacarmos que uma comunicação mal feita, seja ela escrita ou falada, pode, muitas vezes, colocar a pessoa ou a situação em risco. Se o emissor da mensagem não souber utilizar as palavras certas e nem formar frases concisas, com começo, meio e fim, o receptor pode não entender ou compreender de maneira incorreta a informação, o que, dependendo da situação, pode causar transtornos enormes.
No mundo em que vivemos, a comunicação é a alma do negócio. Todas a s pessoas se comunicam das mais variadas formas, podendo ser por telefone; e-mail, carta e pela própria fala.Todos estes meios de comunicação necessitam de um bom conhecimento do idioma português para que haja um entendimento pleno da mensagem.
Assim sendo, alunos que trazem uma enorme defasagem de aprendizagem precisam recuperar sua auto estima para poder continuar aprendendo.
Nesse sentido, aulas de reforço, na perspectiva da ampliação da jornada escolar, é um direito àqueles que lhe foi negado a condição de aprender no tempo certo.
I-OBJETIVOS GERAIS
-Proporcionar reforço escolar aos alunos da Escola Integral/Mais Educação com maiores dificuldades de aprendizagem na disciplina, previamente avaliados e selecionados pelos seus respectivos professores;
-Reforçar o ensino da Língua Portuguesa;
-Ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidades de reforçar, aprofundar ou suprir carências de conteúdos de Língua Portuguesa;
-Corrigir possíveis defasagens básicas referentes aos anos escolares anteriores;
-Nivelar os alunos ao padrão do curso regular em que estão matriculados;
-Despertar nos alunos o interesse pelo o estudo da Língua Portuguesa;
-Combater a evasão escolar e garantir a permanência do aluno na escola;
-Oportunizar condições para que se possa melhorar a auto-estima do aluno;
-Despertar a importância do uso de novas tecnologias no estudo da Língua Portuguesa.
II-PÚBLICO ALVO
-Alunos da Escola Integral/Mais Educação com deficiência na língua portuguesa.
III-CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
-Sala de aula
-Quadro branco e pincéis
-Serão selecionados conteúdos a partir das dificuldades dos alunos nas suas turmas de origem, planejamento dos professores de sala e reforço.
-Mini biblioteca na sala de aula da Escola Integral/Mais Educação.
IV-MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA AIMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE REFORÇO EM PORTUGUÊS
-Livros didáticos adotados na escola
-Livros didáticos fora dos que foram adotados pela escola
-Exercícios avulsos
-Laboratório de Informática
-Vídeo e televisão
-Materiais didáticos que serão confeccionados pelos próprios alunos
V-AVALIAÇÃO DO PROJETO
-Os professores envolvidos no reforço escolar de Português, irão avaliar periodicamente os resultados de aprendizagem desses alunos em parceria com a coordenação da Escola Integral/ Mais Educação e o professor de sala.
-Acompanhamento do rendimento escolar dos alunos envolvidos no projeto
-Testes de sondagem do grau de aprendizagem
- A avaliação dar-se-á periodicamente e registrado os avanços e dificuldades em relatórios.
-Exposição de materiais elaborados pelos alunos(textos, poesias etc)
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