MULTIPLICANDO O SABER
Muitos dados estatísticos revelam que um número significativo de alunos apresentam baixo rendimento e alto índice de reprovação na disciplina de matemática, principalmente nas séries finais. Esse projeto foi elaborado com o propósito de contribuir com uma aprendizagem matemática, em que o aluno possa expressar suas inseguranças e tenha condições de aprimorar e sanar suas dificuldades e ampliar a criatividade e raciocínio lógico.
Assim sendo, alunos que trazem uma enorme defasagem de aprendizagem precisam recuperar sua auto estima para poder continuar aprendendo.
Nesse sentido, aulas de reforço, na perspectiva da ampliação da jornada escolar, é um direito àqueles que lhe foi negado a condição de aprender no tempo certo.
I-OBJETIVOS GERAIS
-Reforçar o ensino da Matemática
-Corrigir possíveis defasagens básicas referentes aos anos escolares anteriores
-Nivelar os alunos ao padrão do curso regular em que estão matriculados;
-Despertar nos alunos o interesse pelo o estudo da Matemática;
-Combater a evasão escolar e garantir a permanência do aluno na escola;
-Oportunizar condições para que se possa melhorar a auto-estima do aluno;
-Despertar a importância do uso de novas tecnologias no estudo da Matemática.
-Associar o ensino da matemática a teoria musical, utilizando-se do violão e de instrumentos de percussão.
-Despertar através da música o interesse pela matemática e pelo xadrez escolar.
-Oportunizar o aprendizado do xadrez como ferramenta importante no aprendizado da matemática.
II- PÚBLICO ALVO
-O público alvo do reforço em Matemática é composto pelos alunos da Escola Integral/Mais Educação.
III-CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
-Sala de aula
-Quadro branco e pincéis
-Serão selecionados conteúdos a partir das dificuldades dos alunos nas suas turmas de origem, planejamento dos professores de sala e reforço.
-Tabuleiros de xadrez
-Violões
-Pandeiros
IV-MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
-Livros didáticos adotados na escola
-Livros didáticos fora dos que foram adotados pela escola
-Exercícios avulsos
-Laboratório de Informática
-Vídeo e televisão
-Materiais didáticos que serão confeccionados pelos próprios alunos( sólidos, gráficos etc.)
-Biblioteca exclusiva para o projeto contendo livros a serem emprestados aos alunos
-Violões e instrumentos de percussões
V-AVALIAÇÃO DO PROJETO
-Os professores envolvidos no reforço escolar de Matemática, irão avaliar periodicamente os resultados de aprendizagem desses alunos em parceria com a coordenação da Escola Integral/ Mais Educação e o professor de sala.
-Acompanhamento do rendimento escolar dos alunos envolvidos no projeto
-Testes de sondagem do grau de aprendizagem
- A avaliação dar-se-á periodicamente e registrado os avanços e dificuldades em relatórios.
-Exposição de materiais elaborados pelos alunos
-Participação da OBMEP
Coordenador: Professor Kléber
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OBS: As aulas de música foram detalhados como sendo parte integrante do projeto “Multiplicando o saber”, tendo especificado suas atuações.
Coordenador: Professor Kléber
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