PLANTANDO E APRENDENDO
Esse projeto da horta escolar tem como principal finalidade integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos no processo, bem como proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. O tempo de duração desse projeto está relativo ao período do ano letivo.
I-OBJETIVOS GERAIS:
-Proporcionar aos educadores e educandos uma maior compreensão e valorização do trabalho e cultura do homem do campo;
-Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sustentável dos vegetais;
-Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
-Entender as várias relações existentes entre o solo, a água e os diversos nutrientes;
-Conhecer e identificar os principais processos de semeadura, adubação e colheita;
-Conhecer os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
-Cooperar em projetos coletivos;
-Orientar os educandos na busca de informações em diferentes fontes de dados para uma constante melhoria e avanços no desenvolvimento de técnicas de plantio e adubação;
-Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
-Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
-Instalação e Manejo da Horta;
-Conhecer técnicas de cultura orgânica;
-Estabelecer inter-relações entre os diversos componentes curriculares e a instalação e manejo de uma horta escolar.
II-PÚBLICO ALVO
-O público alvo da horta é composto pelos alunos da Escola Integral/Mais Educação.
II I-CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A IMPLANTAÇAÕ DO PROJETO:
1-A Horta Escolar será conduzida pelos seguintes atores:
-Coordenação da Escola Integral/Mais Educação
-Bolsista ligado as ciências humanas ou biológicas
-Alunos inscritos no projeto da horta escolar
2- A escolha do local foi vinculada a disponibilidade de sol, água, condições de terreno e proteção de ventos,sendo implementada em área retangular,cercada com muro e um portão de acesso.
3- Serão utilizadas garrafas “pet” para fazer o cercamento e sustentação lateral da horta.
4-Critérios para escolha do local para implantação da Horta.
5-Será elaborada uma análise da composição do solo onde a horta irá ser feita.
6-Será criado um sistema de irrigação para atender a horta
IV – MATERIAS NECESSÁRIOS PARA A IMPLANTAÇAO DO PROJETO HORTA ESCOLAR
-Garrafas “pet”- para o cercamento e proteção lateral da horta
-Ancinho – utilizado para nivelar o terreno e retirada do mato capinado
-Colher de Jardineiro– utilizado em operações de transplante de plantas
-Enxada– usada para misturar adubos, terra e nas capinações.
-Garfo– coleta de mato e folhagem
-Regadores – para molhar as plantas
-Mangueira de irrigação- esta mangueira já vem com micro furos que são utilizados para a irrigação da horta.
-Sacho– para aforamento da terra a capina entre linhas de plantas.
-Adubo/fertilizantes – material necessário para a correção do solo.
V-QUANTO A SEMEADURA E O PLANTIO
I-Sementeira –A sementeira pode ser de material reutilizável. Como regra, a profundidade das sementes das hortaliças a serem semeadas dependerá do tamanho da semente. A sementeira deve ser previamente umedecida e ser mentida úmida com regas pela manhã e tarde.
II-Transplante –O transplante é feito após as mudas apresentarem 4 a 6 folhas.
Observar que a sementeira deverá ser molhada para a retirada das mudas.
Seleção de Hortaliças para Plantio
VI-MANEJO DA HORTA
-Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;
-Retirar plantas invasoras;
-Afofar a terra próxima ás mudas;
-Completar nível de terra em plantas descobertas;
-Observar a presença de insetos, pragas, fungos, bactérias e vírus nas plantas da e tomar as devidas atitudes referentes a proteção da horta.
-A colheita da horta será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças e o processo de higienização ocorrerá com auxílio das merendeiras.
VII-CONSUMO
-A colheita após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação dos alunos envolvidos no Escola Integral/Mais Educação, proporcionando maior variedade no cardápio escolar.
VIII-AVALIAÇÃO DO PROJETO
-A avaliação deste projeto se dará através de relatórios e exposição do trabalho para a comunidade escolar, sendo levado em consideração o sucesso das ações, tomando por base o nível de engajamento e de continuidade nos trabalhos da horta.
Obs: Esse projeto teve o "ponta pé" inicial dado pela professora Elisa que através de um belíssimo trabalho sobre a reciclagem, orientou os seus alunos a utilizarem de forma sustentável garrafas pet no cercamento dos canteiros.
Coordenador: Professor Kléber
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