terça-feira, 5 de julho de 2011

PLANTANDO E APRENDENDO



Esse projeto da horta escolar tem como principal finalidade integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos no processo, bem como proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. O tempo de duração desse projeto está relativo ao período do ano letivo.

I-OBJETIVOS GERAIS:

-Proporcionar  aos educadores e educandos uma maior compreensão e valorização do trabalho e cultura do homem do campo;

-Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sustentável dos vegetais;

-Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;

-Entender as várias relações existentes entre o solo, a água e os diversos nutrientes;

-Conhecer e identificar  os principais processos de semeadura, adubação e colheita;

-Conhecer os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;

-Cooperar em projetos coletivos;

-Orientar os educandos na busca  de  informações em diferentes fontes de dados para uma constante melhoria e avanços no desenvolvimento de técnicas de plantio e adubação;

-Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;

-Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

-Instalação e Manejo da Horta;

-Conhecer técnicas de cultura orgânica;

-Estabelecer inter-relações entre os diversos componentes curriculares e a instalação e manejo de uma horta escolar.

II-PÚBLICO ALVO

-O público alvo da horta  é composto pelos alunos da Escola Integral/Mais Educação.


II I-CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A IMPLANTAÇAÕ DO PROJETO:


1-A Horta Escolar será conduzida pelos seguintes atores:
                       
-Coordenação da Escola Integral/Mais Educação
                        -Bolsista  ligado as ciências humanas ou biológicas
                        -Alunos inscritos no projeto da horta escolar



2- A escolha do local foi vinculada a disponibilidade de sol, água, condições de terreno e proteção de ventos,sendo implementada em área retangular,cercada com muro e um portão de acesso.

3- Serão utilizadas garrafas “pet”  para fazer o cercamento e sustentação lateral da horta.

4-Critérios para escolha do local para implantação da Horta.

5-Será elaborada uma análise da composição do solo onde a horta irá ser feita.

6-Será criado um sistema de irrigação para atender a horta

  
IV – MATERIAS NECESSÁRIOS PARA A IMPLANTAÇAO DO PROJETO HORTA ESCOLAR

-Garrafas “pet”- para o cercamento e proteção lateral da horta

-Ancinho – utilizado para nivelar o terreno e retirada do mato capinado

-Colher de Jardineiro– utilizado em operações de transplante de plantas

-Enxada– usada para misturar adubos, terra e nas capinações.

-Garfo– coleta de mato e folhagem

-Regadores – para  molhar as plantas

-Mangueira de irrigação- esta mangueira já vem com micro furos que são utilizados para a irrigação da horta.

-Sacho– para aforamento da terra a capina entre linhas de plantas.

-Adubo/fertilizantes – material necessário para a correção do solo.


V-QUANTO A SEMEADURA E O PLANTIO

I-Sementeira A sementeira pode ser de material reutilizável. Como regra, a profundidade das sementes das hortaliças a serem semeadas dependerá do tamanho da semente. A sementeira deve ser previamente umedecida e ser mentida úmida com regas pela manhã e tarde.

II-Transplante O transplante é feito após as mudas apresentarem 4 a 6 folhas.
Observar que a sementeira deverá ser molhada para a retirada das mudas.
Seleção de Hortaliças para Plantio


VI-MANEJO DA HORTA

-Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;

-Retirar plantas invasoras;

-Afofar a terra próxima ás mudas;

-Completar nível de terra em plantas descobertas;

-Observar a presença de insetos, pragas, fungos, bactérias e vírus nas plantas da e tomar as devidas atitudes referentes a proteção da horta.

-A colheita da horta será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças e o processo de higienização ocorrerá com auxílio das merendeiras.





VII-CONSUMO

-A colheita após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação dos alunos envolvidos no Escola Integral/Mais Educação, proporcionando maior variedade no cardápio escolar.

VIII-AVALIAÇÃO DO PROJETO

-A avaliação deste projeto se dará através de relatórios e exposição do trabalho para a comunidade escolar, sendo levado em consideração o sucesso das ações, tomando por base o nível de engajamento e de continuidade nos trabalhos da horta.


Obs: Esse projeto teve o "ponta pé" inicial dado pela professora Elisa que através de um belíssimo trabalho sobre a reciclagem, orientou os seus alunos a utilizarem de forma sustentável garrafas pet no cercamento dos canteiros.


Coordenador: Professor Kléber


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