SOCIEDADE DO XEQUE-MATE
A idéia básica desse projeto e levar o xadrez até a escola, uma vez que a prática desse esporte pedagógico auxilia no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares, principalmente a matemática. Experiências realizadas em diversos países demonstram que o xadrez, quando utilizado como terapia ocupacional, contribui para a reinserção familiar e social de crianças, adolescentes e mesmo adultos infratores ou em liberdade assistida. Por outro lado, quando o xadrez é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia ao desenvolvimento do sentimento de autoconfiança visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas acadêmicas.
Segundo KROGIUS, N. V. La psicologia em ajedrez, “ Depois de anos pesquisando o desenvolvimento da concentração em crianças e adolescentes posso afirmar que o progresso mais acentuado coincide-se com o começo da prática do xadrez, o qual influi, sem dúvida, na mentalidade deles".
I-OBJETIVOS GERAIS
-Desenvolver a criatividade , percepções de estratégias e autonomia na tomada de decisões;
-Adquirir uma boa memória , que acabe ajudando em outras disciplinas para guardar acontecimentos e datas etc;
-Melhorar o raciocínio matemático;
-Desenvolver um ambiente ímpar para a criatividade, sendo ainda um excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens;
-Possibilitar a cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal do escolar;
-Oportunizar a diminuição da barreira professor-aluno,reconhecendo no xadrez a possibilidade da inversão da relação professor-aluno, colocando em xeque as hierarquias instituídas na sala de aula.
OBS: Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:
1. A atenção e concentração;
2. O julgamento e o planejamento;
3. A imaginação e a antecipação;
4. A memória;
5. A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
6. O espírito de decisão e a coragem;
7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8. A criatividade;
9. A inteligência;
10.A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas
estrangeiras.
1. A atenção e concentração;
2. O julgamento e o planejamento;
3. A imaginação e a antecipação;
4. A memória;
5. A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
6. O espírito de decisão e a coragem;
7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8. A criatividade;
9. A inteligência;
10.A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas
estrangeiras.
II-PÚBLICO ALVO
-O público alvo do projeto de xadrez é composto pelos alunos da Escola Integral/Mais Educação.
III-CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
-Sala de aula ( não precisa ser uma sala fixa, podendo ser utilizado até mesmo áreas externas da escola)
IV-MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE XADREZ ESCOLAR
-Tabuleiros de xadrez (Obs: alguns desses tabuleiros a escola já possui, sendo que os demais serão confeccionados pelos alunos e professores, com materiais reutilizados , tais como, tampinhas de refrigerante, papel contacte.
-1 Relógio para xadrez
-Tabuleiro mural feito com material reutilizado de sucata de mesa de aço para aula com peças que possuem imã( Obs; foram utilizados imãs de propaganda que ficam em geladeiras)
-Livros sobre xadrez
-Torneio envolvendo os participantes do projeto
-Acompanhamento dos alunos envolvidos no projeto, para podermos observar o quanto a prática do xadrez pode realizar transformações cognitivas e sociabilizantes.
-Participação dos alunos envolvidos no projeto em torneio interescolares
Coordenador: Professor Kléber
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