terça-feira, 5 de julho de 2011

OFICINA DE VIOLÃO

VIOLÃO E EDUCAÇÃO


          
          Essa oficina de Violão procura  ensinar a arte de se tocar o violão popular.Esse instrumento maravilhoso, teve a sua possível origem, segundo os musicólogos,a partir de duas hipóteses prováveis: a de que o violão tenha sido derivado do alaúde Caldeu-Assírio que os Egípcios, os Persas e os Árabes levaram junto para a Espanha; a outra hipótese é de que o violão sofreu diversas transformações e adaptações a partir de um instrumento grego denominado Kethara Grega ou Assíria (que foi precursora da Cítara ou Fidícula romana), da Rotta ou Crotta medieval inglesa e, finalmente, da Vihuela que surgiu na Espanha no Século XVI.É bastante provável que quando os árabes chegaram à Espanha com seus Alaúdes, teriam encontrado lá a vihuela.
O violão está presente em praticamente todos os gêneros musicais populares e sua abrangência só se compara à do piano. Ao longo do tempo o violão sofreu grandes evoluções e, hoje em dia, possui uma grande variedade de formatos e tamanhos, cada qual mais apropriado a um estilo de execução. Entre os gêneros que mais utilizam a guitarra clássica estão a música erudita, o flamenco espanhol, o vals peruano, a cumbia colombiana, o joropo venezuelano, as rancheras mexicanas, a MPB, o fado português, a modinha, a morna, o choro, a bossa nova, as gaitas, entre outros.Em nosso país, esse instrumento se transformou em uma “ferramenta” muito apreciada pelos músicos profissionais e por todos aqueles que amam a música.

I-OBJETIVOS GERAIS

-Oportunizar aos alunos envolvidos na oficina a aprendizagem das principais técnicas de como se tocar um violão;
           
-Conhecer  as escalas musicais aplicadas ao manuseio do violão; 
           
-Estimular a sociabilização  e perda da timidez;

-Estabelecer um paralelo entre a aprendizagem da matemática aplicada à música  e a linguagem musical;

-Oportunizar uma análise crítica da realidade social que vivemos, através da execução e interpretação de várias músicas populares, nos mais variados estilos, proporcionando com isto uma interdisciplinaridade com as aulas de português.
 
II-PÚBLICO ALVO

            -O público alvo é composto pelos alunos da Escola Integral/Mais Educação.

III-CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

            -Sala de aula ou espaços abertos da escola

IV-MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PRATINELAS : OFICINA DE PANDEIRO

-Violões dos próprios alunos ou fornecidos pela escola(obs: a escola possui 9 violões para serem utilizados na oficina )
            -Quadro e pincel de quadro branco
            -Data Show ( Exibição de filmes/documentários a respeito da oficina)
            -Letras das músicas para serem discutidas e analisadas

V-AVALIAÇÃO DA OFICINA

            -Apresentação musical feita pelos alunos envolvidos na oficina


Coordenador: Professor Kléber


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CONTEÚDOS PARA A RECUPERAÇÃO SEMESTRAL - 2º SEMESTRE/2024

01 -  PROFESSORA MIRELLY - MATEMÁTICA Conteúdo da Avaliação Anual Matemática   -  2°G - Trigonometria no Triângulo Retângulo - Operações com...