TEXTO - PAS - UNB - AOS HOMENS DE NOSSO TEMPO (Hilda Hist)
Parte 2. A poetisa agora qualifica os homens (de ontem), que também são os mesmos de hoje. O homem é lobo de si mesmo. Os homens violentos atacam e massacram seus pares,. O que poderá, então, contê-los? - A sabedoria, o conhecimento, em outras palavras as ciências (filosofia, sociologia, artes, literatura, etc..) tudo aquilo que ' a língua' faz é falar sobre fatos, levando conhecimento da história da humanidade para os que virão..
O mundo está morto, não há mais lucidez, logo, não há mais luz (ciência, razão). É preciso que aos poucos lúcidos se ajuntem mais pessoas lúcidas. Ora vejam, senhores, o que vivemos nos dias de hoje? há, por acaso, lucidez na humanidade ou no Brasil? (abro um parêntese para uma frase -"não tenho medo do grito dos loucos, mas do silêncio dos bons"). A percepção da poetisa é marcante para a década, marcada pelas limitações do pensar e do agir, mas no mundo cíclico tudo torna a acontecer, ainda que saibamos que o ontem não nos serve, vivemos o ontem, no agora! Resta perguntarem-se: por quê?
Raros, os homens de bem, os intelectuais, os que não se deixam levar ao abate sem antes contestar. Quem são os raros para vós, alunos? seus professores? seus super-heróis das redes sociais, seus comandantes políticos?. É preciso crer que ainda haja amigos preclaros (ilustres, notáveis, belos, célebres, cultos, egrégios, eminentes, famosos, sábios) que possa te levar lucidez, juntem-se a eles...
P.s. Não há lucidez, onde as paixões messiânicas e religiosas sobrepujam a ciência...
P.s. Não há lucidez, onde as paixões messiânicas e religiosas sobrepujam a ciência...
abraços ( fiquem em casa)
att. Prof. wadailton.
Lobos? São muitos.
Mas tu podes ainda
A palavra na língua
Aquietá-los.
Mortos? O mundo.
Mas podes acordá-lo
Sortilégio de vida
Na palavra escrita.
Lúcidos? São poucos.
Mas se farão milhares
Se à lucidez dos poucos
Te juntares.
Raros? Teus preclaros amigos.
E tu mesmo, raro.
Se nas coisas que digo
Acreditares.
** ficam reservados os direitos autorais do professor, quanto à analise. Professores e alunos podem copiá-lo, mas não reproduz com fins comerciais.
** ficam reservados os direitos autorais do professor, quanto à analise. Professores e alunos podem copiá-lo, mas não reproduz com fins comerciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário