sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Exercícios de revisão para o ED de Química (Prof. Marcelo)



Nome:                                                                                                                     Turma:

Exercícios de revisão para o ED

1)       Vários combustíveis alternativos estão sendo procurados para reduzir a demanda por com-bustíveis fósseis, cuja queima prejudica o meio ambiente devido à produção de dióxido de carbono (massa molar igual a 44 g mol–1).Três dos mais promissores combustíveis alternativos são o hidrogênio, o etanol e o metano. A queima de 1 mol de cada um desses combustíveis libera uma determinada quantidade de calor, que estão apresentadas na tabela a seguir.
2)        

Considere que foram queimadas massas, independentemente, desses três combustíveis, de forma tal que em cada queima foram liberados 2700 kJ.  O combustível mais econômico, ou seja, o que teve a menor massa consumida, e o combustível mais poluente, que é aquele que produziu a maior massa de dióxido de carbono (massa molar igual a 44 g mol–1), foram, respectivamente:
a)  o etanol, que teve apenas 23 g de massa consumida, e o metano, que produziu 450 g de CO2.
b)  o hidrogênio, que teve apenas 20 g de massa consumida, e o etanol, que produziu 176 g de CO2.
c)  o hidrogênio,que teve apenas 20 g de massa consumida, e o metano, que produziu 132 g de CO2.
d)  o etanol, que teve apenas 48 g de massa consumida, e o metano, que produziu 88 g de CO2.
e)  o hidrogênio, que teve apenas 2 g de massa consumida, e o etanol, que produziu 725 g de CO2.

2)  No que tange à tecnologia de combustíveis alternativos, muitos especialistas em energia acreditam que os alcoóis vão crescer em importância em um futuro próximo. Realmente, alcoóis como metanol e etanol têm encontrado alguns nichos para uso doméstico como combustíveis há muitas décadas e, recentemente, vêm obtendo uma aceitação cada vez maior como aditivos ou mesmo como substitutos para a gasolina em veículos. Algumas das propriedades físicas desses combustíveis são mostradas no quadro seguinte.
Dados: Massas molares em g/mol: H = 1,0;  C = 12,0; O = 16,0.

Considere que, em pequenos volumes, o custo de produção de ambos os alcoóis seja o mesmo. Dessa forma, do ponto de vista econômico, é mais vantajoso utilizar:
a)     metanol, pois sua combustão completa fornece, aproximadamente, 22,7 kJ de energia por litro de combustível queimado.
b)     etanol, pois sua combustão completa fornece, aproximadamente, 29,7 kJ de energia por litro de combustível queimado.
c)     metanol, pois sua combustão completa for-nece, aproximadamente, 17,9 MJ de energia por litro de combustível queimado
d)     etanol, pois sua combustão completa forne-ce, aproximadamente, 23,5 MJ de energia por litro de combustível queimado.
e)     etanol, pois sua combustão completa forne-ce, aproximadamente, 33,7 MJ de energia por litro de combustível queimado.

3) O urânio é um elemento cujos átomos contêm 92 prótons, 92 elétrons e entre 135 e 148 nêutrons. O isótopo de urânio 235U é utilizado como combustível em usinas nucleares, onde, ao ser bombardeado por nêutrons, sofre fissão de seu núcleo e libera uma grande quantidade de energia (2,35x1010 KJ/mol). O isótopo 235U ocorre naturalmente em minérios de urânio, com concentração de apenas 0,7%. Para ser utilizado na geração de energia nuclear, o minério é submetido a um processo de enriquecimento, visando aumentar a concentração do isótopo 235U para, aproximadamente, 3% nas pastilhas.  Em décadas anteriores, houve um movimento mundial para aumentar a geração de energia nuclear buscando substituir, parcialmente, a geração de energia elétrica a partir da queima do carvão, o que diminui a emissão atmosférica de CO2 (gás com massa molar igual a 44 g/mol). A queima do carvão é representada pela equação química:

Qual é a massa de CO2, em toneladas, que deixa de ser liberada na atmosfera, para cada 100 g de pastilhas de urânio enriquecido utilizadas em substituição ao carvão como fonte de energia?
a)     2,10                 b)  7,70            c)  9,00             d)  33,0            e)  300


4) O ferro é encontrado na natureza na forma de seus minérios, tais como a hematita (α-Fe2O3), a magnetita (Fe3O4) e a wustita (FeO). Na siderurgia, o ferro-gusa é obtido pela fusão de minérios de ferro em altos fornos em condições adequadas. Uma das etapas nesse processo é a formação de monóxido de carbono. O CO (gasoso) é utilizado para reduzir o FeO (sólido), conforme a equação química:

Considere as seguintes equações termoquímicas:


O valor mais próximo de ΔHӨ, em kJ/mol de FeO, para a reação indicada do FeO (sólido) com o CO (gasoso) é:
a)    -14 ;                b) -17;                         c)-50;              d) -64;             e)-100


5) O benzeno, um importante solvente para a indústria química, é obtido industrialmente pela destilação do petróleo.  Contudo, também pode ser sintetizado pela trimerização do acetileno catalisada por ferro metálico sob altas temperaturas, conforme a equação química:
3 C2H2 (g) → C6H6 (l)
A energia envolvida nesse processo pode ser calculada indiretamente pela variação de entalpia das reações de combustão das substâncias participantes, nas mesmas condições experimentais:
                                                                                         

A variação de entalpia do processo de trimerização, em kcal, para a formação de um mol de benzeno é mais próxima de:

       A) –1090.              B) –150.                       C) –50              D) +157.                       E) +470.
.


Observação: As alternativas de cada questão são apenas para orientar o aluno para, após realizar os cálculos das questões, encontrar a alternativa que corresponda com o raciocínio descrito na sua resolução. Sem o raciocínio da questão explicitada na resolução não há como certificar se houve aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Gaza : uma questão humanitária

 Está acontecendo uma barbarie neste momento é o mundo precisa acordar.O que está em xeque mate é a humanidade e temos que fazer algo para e...