quarta-feira, 14 de novembro de 2018

TEXTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (PROF. RONI)




Primeiros Socorros

Primeiros-socorros são procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em perigo de morte, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba atendimento definitivo. Definimos ainda como o primeiro atendimento realizado a uma pessoa que sofreu algum trauma, lesão ou mau súbito. Ou ainda como as primeiras providências tomadas no local do acidente. É um atendimento inicial e temporário, até a chegada da equipe de socorristas. O atendimento a vítima pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que treinada para realizar as técnicas preconizadas ao atendimento emergencial. Qualquer pessoa que for realizar o atendimento pré-hospitalar, mais conhecido como primeiros-socorros, deve antes de tudo, atentar para a sua segurança. No impulso de ajudar as vítimas, não justifica a realização de atitudes inconsequentes, que acabam transformando o socorrista em uma nova vítima. Para que a vítima seja atendida com qualidade, questões como seriedade e respeito devem sempre acompanhar o socorrista. Evite que a vítima seja exposta desnecessariamente e mantenha em sigilo informações pessoais que ela revele durante seu atendimento. Um fator importante no atendimento em primeiros-socorros é o tempo, e este não pode ser desprezado.

SINAIS VITAIS

Os vitais são indicadores das funções vitais e podem orientar o diagnóstico inicial e acompanhar a evolução do quadro clínico de uma vítima. São considerados também como os sinais emitidos pelo nosso corpo de que suas funções vitais estão normais e que qualquer alteração indica uma anormalidade.

Os sinais vitais são:  pulso, respiração, pressão arterial e temperatura.

Pulso

É a ondulação exercida pela expansão das artérias seguida por uma contração do coração. Nada mais é que a pressão exercida pelo sangue contra a parede arterial em cada batimento cardíaco. O pulso pode ser percebido sempre que uma artéria é comprimida contra um osso. Os locais mais comuns para obtenção do pulso são nas artérias carótida, radial, femoral e braquial.

Respiração

A respiração refere-se à entrada de oxigênio na inspiração e a eliminação de dióxido de carbono através da expiração. Para avaliar a respiração devemos verificar seu caráter, se ela é superficial ou profunda, seu ritmo que pode ser regular e irregular e por último sua frequência, ou seja, a quantidade de movimentos respiratórios por minuto.

Pressão arterial

A força exercida pelo sangue contra a parede interna das artérias.
São empregados termos específicos para definir alterações nos valores anormais da pressão arterial, são eles:
Hipertensão:
 aumento dos níveis da pressão arterial;
Hipotensão: redução dos níveis da pressão arterial;
Normotenso: são os parâmetros normais da pressão arterial.

Temperatura

É o nível de calor que chega a um determinado corpo, ou seja, é a diferença entre o calor perdido e o calor produzido pelo organismo. É influenciada por meios físicos e químicos e seu controle é realizado por meio da estimulação do sistema nervoso central. A temperatura corporal pode ser verificada nas regiões axilar, oral e retal.

Todas as pessoas deveriam ter um conhecimento básico de primeiros socorros. Nunca se sabe quando esse tipo de conhecimento será requisitado.
Pode acontecer, inclusive, de algum estranho na rua passar mal e necessitar de alguns passos básicos de primeiros socorros para que a situação não se agrave.
Essa é a principal preocupação de quem realiza os primeiros socorros: evitar que a pessoa que é atendida piore, até que finalmente receba uma assistência profissional.
Você não precisa ser nenhum especialista em medicina para realizar os 3 passos básicos que listamos a seguir. Abaixo  você saberá o que fazer em situações de emergência.

Algumas recomendações

Antes de mais nada, você precisa manter a calma, para conseguir agir sem pânico, mas com rapidez e precaução.

Outra recomendação que aplica-se para qualquer situação de emergência, após avaliar a gravidade do acontecimento, é comunicar os órgãos de saúde (SAMU/192, Corpo de bombeiros/193, Polícia/190).

Como agir em caso de parada cardiorrespiratória

Primeiramente, você deve observar se a vítima apresenta ausência de movimentos do tórax, respiração e pulsação, além de algum arroxeamento do rosto e unhas, baixa temperatura corporal, imobilidade e inconsciência.
Não tente reanimar a vítima oferecendo alimentos ou bebidas.
Coloque a pessoa de costas para o chão, mas com muito cuidado.
Posicione as mãos sobre a região inferior do osso vertical externo, localizado no centro do peito. Inicie uma massagem cardíaca, pressionando o tórax com intervalos de tempo curtos.
Peça para que outra pessoa realize a respiração boca a boca, estendendo a cabeça da vítima para trás, evitando que o pescoço se dobre. Feche as narinas da vítima e abra a boca da mesma, posicionando os lábios contra os dela. Encha o pulmão da vítima de ar, inflando os pulmões dela.
Faça esse procedimento (1 sopro a cada 5 pressões) até que o coração da vítima volte a bater.

Como agir em caso de queimaduras

Primeiramente, isole a vítima do local em que foi acidentada. Lave a área queimada com água corrente limpa, retirando qualquer tecido que esteja no local que foi queimado.
Proteja a queimadura com um pano e tecido limpo, mantendo a região elevada para evitar inchaço. Em seguida, procure um hospital.



Como agir em caso de fraturas

Caso a fratura seja exposta, você deve cobrir o local com uma gaze ou pano limpo. Não tente realinhar o membro ou retornar o osso, pois isso pode chegar a agravar a situação.
Imobilize a região, deixando-a apoiada em uma tábua ou papelão, envolvendo com uma faixa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Gaza : uma questão humanitária

 Está acontecendo uma barbarie neste momento é o mundo precisa acordar.O que está em xeque mate é a humanidade e temos que fazer algo para e...