FOTO REALIDADE
O ato de fotografar é um modo de questionar através de uma imagem a realidade que se encontra atrás dela.A fotografia auxilia tanto nas descrições do cidadão comum, quanto dos cientistas e pesquisadores. Auxilia nas descobertas científico-tecnológicas e se complementa em diversas formas de expressões artísticas.
Fotografar é uma maneira de ver o passado e começar a se pensar no futuro.Ao congelarmos o tempo e os fatos, nos apossamos da história, ou seja, ao fotografarmos estamos “eternizando”uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar.
A linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações.A constante evolução da fotografia tem produzido notáveis ramificações, como o cinema, a televisão, a radiografia e a termografia, a fotografia infravermelha e ultravioleta, a ecografia e a ultra-sonografia, a fotomicrografia ótica e eletrônica, fornecendo subsídios básicos para o desenvolvimento da computação gráfica e a criação de imagens virtuais, tanto estáticas como dinâmicas.
I-OBJETIVOS GERAIS
-Discutir a fotografia como estratégia de estímulo à tomada de consciência social, econômica e ecológica entre os alunos;
-Apresentar a fotografia como um elo de reintegração entre a arte, a ciência, a cultura e a sociedade, numa perspectiva de visão complexa, holística e interdisciplinar;
-Entender a fotografia como estímulo à conscientização do sujeito sobre a sua interferência pessoal na sociedade onde vive;
-Proporcionar aos alunos o reconhecimento dos elementos dos universos ou espaços em que está inserido numa escala muito mais significativa de percepção espaço-ambiente, quando faz o registro visual ou documenta esses espaços ou universos em imagens fotográficas;
-Estimular o reconhecimento ou identificação dos elementos que constituem o cotidiano dos alunos envolvidos no projeto, através do contato visual e de outras formas sensoriais diferenciadas, do como ferramenta o uso da fotografia e pelo registro fotográfico de tais elementos composicionais destes espaços;
-Apresentar a realidade da comunidade pelas lentes de câmeras fotográficas convencionais e com as câmeras fotográficas existentes nos celulares.
II-PÚBLICO ALVO
-O público alvo do projeto fotográfico é composto pelos alunos da Escola Integral/Mais Educação.
III-CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
-Sala de informática
-Espaço aberto da Escola e na própria comunidade circundante
IV-MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE FOTOGRAFIA
-Máquinas fotográficas convencionais( dos próprios alunos)
-Celulares com câmeras fotográficas ( dos próprios alunos)
-Livros e textos a respeito do tema fotografia
V-AVALIAÇÃO DO PROJETO
-Exposição de fotografias feitas pelos alunos
-Fotos feitas a partir de câmeras convencionais
-Fotos feitas a partir de câmeras celulares
-Registros textuais relatando as imagens capturadas pelos alunos envolvidos no projeto
-Debates com os autores das fotografias, durante as exposições de suas fotos
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