CENTRÃO NEWS
O Jornal Escolar tem como meta o estímulo da leitura e da escrita, bem como a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e no cotidiano do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações,desafios matemáticos, charadas etc.
Através do jornal escolar , o aluno poderá ter acesso a um material bastante rico , desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. Esse veículo de comunicação de massa oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade no ambiente escolar.Quando bem utilizado, o coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e consequentemente participativo da realidade social.
I-OBJETIVOS GERAIS
-Estimular a cultura de valorização de leitura na escola e na comunidade;
-Contribuir com o processo ensino-aprendizagem que a escola conduz, utilizando as novas tecnologias;
-Desenvolve a cultura digital no ambiente escolar;
-Despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita;
-Oportunizar aos alunos envolvidos no projeto a produção de artigos, textos, reportagens, poesias etc;
-Proporcionar uma maior interação com colegas em sala de aula;
-Utilizar as novas e velhas tecnologias como ferramentas de aprendizagem no ambiente escolar;
-Incentiva o aluno a fazer suas produções;
-Divulgar as atividades e eventos escolares;
-Ampliar os conhecimentos através de pesquisas na internet e bibliotecas.
II-PÚBLICO ALVO
-O público alvo do projeto Jornal Escolar é composto pelos alunos da Escola Integral/Mais Educação.
III-CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
-Sala de informática para a produção do jornal escola
-Intercâmbio com o Projeto de Fotografia(Foto Realidade)
IV-MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO JORNAL ESCOLAR
-Computadores e rede de interação;
-CDs e DVDs;
-Máquina fotográfica digital;
-Filmadora;
-Papel ofício A4;
-Calendário de eventos escolares e comunitários;
-Jornais impressos (locais, nacionais e, se possível, institucionais);
-Gravadores e blocos de anotação.
V-AVALIAÇÃO DO PROJETO
-Acompanhamento dos professores de Língua Portuguesa e da coordenação da Escola Integral/Mais Educação
-Elaboração e confecção de um periódico
-Debate envolvendo um profissional da área jornalística com os alunos envolvidos no projeto
-Relatório a respeito da visita a um importante jornal da cidade, com exposição de fotos( parceria com os alunos do projeto de Fotografia)
Obs: Nosso projeto buscou algumas ideias no modelo retirado da revista Nova Escola(http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/como-produzir-jornal-escolar-comunicacao-619495.shtml
Desenvolvimento
1ª etapa - Formação docente
O coordenador deve prever reuniões pedagógicas para o estudo sobre os conteúdos de leitura e escrita de textos jornalísticos. A complexidade do que será lido, ensinado e produzido depende das expectativas de aprendizagem para o ano escolar - os anos iniciais podem começar com os classificados e os mais velhos serem desafiados com a produção de reportagens maiores. O professor, como modelo de leitor, precisa ler e propiciar aos alunos contato frequente com os diversos gêneros usados por periódicos.
2ª etapa - Apresentação para a comunidade
Por meio de reuniões e avisos nos murais, avise os pais sobre o projeto. Eles poderão participar dando sugestões de pauta, servindo de fonte para os alunos, dando palestras (caso haja profissionais que trabalhem com jornal) e doando exemplares ou assinaturas para a biblioteca da escola.
3ª etapa - Criação do conselho editorial
3ª etapa - Criação do conselho editorial
Convite alunos, pais e professores para fazer parte do conselho editorial. Eles podem ser escolhidos por seus pares ou se oferecer voluntariamente. Gestores devem ter representantes nesse grupo, que discutirá o cronograma, a periodicidade, as seções, as responsabilidades de cada um, a divisão de tarefas entre as turmas, a circulação e a distribuição - além de dar a palavra final sobre os temas e os textos. É interessante que a formação dessa equipe mude periodicamente.
4ª etapa - Organização e escrita
4ª etapa - Organização e escrita
Com base no planejamento feito com o coordenador, os professores realizarão as atividades de produção de textos com as turmas. Cada sala fica responsável por uma seção (esportes, cultura etc.). É recomendável que o coordenador observe as aulas e verifique a aplicação do que foi estudado.
5ª etapa - Checagem e distribuição
5ª etapa - Checagem e distribuição
O material precisa passar por uma revisão, a ser feita pelo diretor e pelo coordenador pedagógico. A intenção é verificar se os textos condizem com os valores e os objetivos previstos no PPP. Cumprida a tarefa, encaminhe os arquivos à gráfica (que também pode ser uma parceira da escola). Por fim, todos devem ajudar na distribuição.
Avaliação
Avaliação
Reúna-se periodicamente com representantes de diferentes segmentos do público leitor a fim de ouvir as opiniões. Uma seção de cartas, com os contatos da escola, auxilia esse levantamento.
Coordenador : Professor Kléber
.
Coordenador : Professor Kléber
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário