1.
Qual é a frase que está escrita incorretamente?
o
Por
que você não me ajudou ontem?
Diga-me
o porquê de você não ter me ajudado ontem.
o
Nunca
saberei porquê você não me deu aquele jogo.
o
Ele
era gordo porque só comia doce.
o
Porque
era gordo, ninguém acreditava que emagreceria.
2.
Marque a alternativa que corresponde às lacunas da
frase: “Me diz, ___ você não tira férias? Me dê um ___! É que toda vez que
pergunto recebo a mesma resposta, mas ainda continuo sem entender ___.”
o
porque
– porque - porquê
o
por
que – por que – por que
o
por
quê – por quê - porquê
o
por
que – porquê – por quê
3.
As frases abaixo possuem algumas palavras em
destaque. Se substituirmos estas palavras por alguns dos “porquês”, qual das
frases terá o mesmo sentido desta: “Amanhã nós vamos ao médico porque você está
muito doente.”?
o
A
festa não aconteceu “já que” tínhamos prova no dia seguinte.
o
Acho
que não entendo o "motivo” de ter que ir ao médico.
o
“Por
qual motivo” você não veio ontem?
o
Não
sei “por qual motivo” você está preocupada.
4.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna desta
frase: “Cancelamos o churrasco ___ estava chovendo muito”.
o
porquê
o
por
quê
o
porque
o
por
que
5.
Explique o motivo da utilização dos “porquês” neste
trecho: “Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de
shows ao vivo e todos sabem o porquê.”
o
Os
dois porquês são utilizados aqui para trazer a explicação para o cansaço do
sujeito e para o fato deste não ir ao show ao vivo, um estando sem acento
porque está no início da frase e o outro levando acento porque está no final da
frase.
o
A
primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor
de “pois”. A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de
shows ao vivo e que todos sabem disso, sendo substituído por “motivo”.
o
A
primeira forma indica motivo, tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado
porque não é um substantivo. A segunda também indica um motivo, não sendo
substantivo e levando o acento apenas porque está no final da frase.
o
A
primeira indica causa, tendo o valor de “pois”, não estando acentuado porque é
um substantivo e que está no início da frase. A segunda também indica causa,
estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.
6.
Assinale a alternativa em que o “porque” (junto,
sem acento) vem para indicar causa:
o
Fiquei
feliz, porque estou melhor.
o
Não
corra muito rápido, porque você pode cair.
o
Foi
correndo para a escola porque tinha prova.
o
Ligue
daqui cinco minutos, porque depois disso vou sair.
7.
Sobre a forma “por que” (separado, sem acento), é
correto afirmar que:
o
É
inserida apenas no inicio da frase, sendo substituída pelas expressões “por
qual razão”/“por qual motivo” (e variantes).
o
É
inserida apenas no inicio da frase, podendo ser substituída tanto pelas
expressões “por qual razão”/ “por qual motivo” (e variantes), quanto pelas
expressões “pelo qual”/ “por qual” (e variantes).
o
Pode
ser inserida no início ou no meio da frase, sendo substituída pelas expressões
“por qual razão”/ “por qual motivo” (e variantes).
o
Pode
ser inserida no inicio ou no meio da frase, podendo ser substituída tanto pelas
expressões “por qual razão”/ “por qual motivo” (e variantes), quanto pelas
expressões “pelo qual”/ “por qual” (e variantes).
8.
Complete: A forma “porque” (junto, sem acento),
além de indicar causa, pode indicar também explicação e _________________.
9.
Corrija as formas incorretas dos “porquês” se
necessário e marque a alternativa correspondente às correções: “ "Por
quê" estamos nesta cidade? Uma explicação para isso é "porque"
gostamos de agitação. Podemos também falar que é "por que" esta
cidade tem muitos recursos, mas isso não seria totalmente verdade: o
"porquê" de estarmos aqui é o nosso trabalho. Se pudéssemos,
voltaríamos à nossa antiga cidade, "por que" é tão agitada quanto
esta e "por quê" possui muito mais recursos e facilidades do que
esta."
o
Por
que – porque – porque – porque – porque – porquê.
o
Por
que – por que – porque – porquê – porque – porquê.
o
Por
que – porquê – porquê – por que – porque – por quê.
o
Por
que – porque – porque – porquê – porque – porque.
o
Nenhuma
alternativa corresponde às formas corretas.
10. Assinale a
alternativa onde a forma “por que” (separado, sem acento) foi empregada
corretamente:
o
Estava
vendendo aquele casaco por que o odiava.
o
Você
está aqui por que?
o
Queríamos
saber se a prova por que passou era difícil.
o
Não
tinha mais aquele objeto por que perdi.
11. Sobre o por
quê (separado, com acento), a única possibilidade correta é:
o
É
utilizado apenas no final das frases e o acento é opcional.
o
É
utilizado apenas no final de frases (interrogativas ou não), com acento
obrigatório.
o
Pode
ser utilizado tanto no meio quanto no fim da frase, com acento obrigatório.
o
Pode
ser utilizado tanto no meio quanto no fim da frase, mas o acento só é
obrigatório no final da frase.
12. Qual é a
frase que está escrita corretamente?
o
Amanhã
vamos ao parque porquê fará sol.
o
Ontem
passei no banco, por que recebi.
o
Hoje
vou descansar porque é feriado.
o
Mudei
de canal por quê quis.
13. Numa frase,
a forma “porquê” (junto, com acento) é empregada com o sentido de “motivo”,
“razão”. Esse emprego, no entanto, se assemelha à forma “por que” (separado,
sem acento). O que diferencia os dois é o fato de que “porquê” é um substantivo
e “por que” não. Como podemos saber quando a forma “porquê” será utilizada?
o
O
substantivo “porquê” aparecerá somente quando “motivo”/ “razão” estiver no
final da frase.
o
O
substantivo “porquê” aparecerá somente quando “motivo”/ “razão” vier
acompanhado por termos que numeram a palavra (por exemplo “tem um motivo”/ “
tem uma razão” = “tem um porquê”).
o
O
substantivo “porquê” aparecerá somente quando “motivo”/ “razão” vier precedido
por termos que modificam o substantivo, como artigos, numerais e pronomes (por
exemplo “não sabia o motivo”/ “são minhas razões” = “não sabia o porquê”/ “são
minhas razões")
o
Nenhuma
das alternativas explica quando a forma “porquê” será utilizada.
Tendo em vista o emprego das expressões a/ há,
acerca de/ há cerca de/ a cerca de, tampouco/tão pouco, distribua-as nas
lacunas abaixo, de modo a torná-las adequadas ao padrão formal da linguagem:
a) ----------------------- cinco anos concluí
minha graduação. (acerca de/ há cerca de/a cerca de)
b) Moramos --------------- dois quilômetros daqui. (acerca de/ há cerca de/a cerca de)
c) Na reunião, discutimos assuntos ---------------------- planos futuros. (acerca de/ há cerca de/a cerca de)
d) --------------------muito não o vejo. (a/há)
e) Daqui --------------dois meses estarei de férias. (a/há)
f) Nossa! Falta ----------- para terminarmos o ano, portanto, permaneça conosco até o final. (tampouco/ tão pouco)
g) Não quis falar com ninguém, nem -------------- relatou o que acontecera. (tampouco/tão pouco)
b) Moramos --------------- dois quilômetros daqui. (acerca de/ há cerca de/a cerca de)
c) Na reunião, discutimos assuntos ---------------------- planos futuros. (acerca de/ há cerca de/a cerca de)
d) --------------------muito não o vejo. (a/há)
e) Daqui --------------dois meses estarei de férias. (a/há)
f) Nossa! Falta ----------- para terminarmos o ano, portanto, permaneça conosco até o final. (tampouco/ tão pouco)
g) Não quis falar com ninguém, nem -------------- relatou o que acontecera. (tampouco/tão pouco)
“Diga ----
elas que estejam daqui----pouco-------porta da biblioteca”.
a) à, há, a
b) a, há, à
c) a, a, à
d) à, a, a
e) a, a, a
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