terça-feira, 11 de setembro de 2018

EXERC´CIO PARA 3C,D,E,F,GH,- PROXIMA AULA...


1.      Qual é a frase que está escrita incorretamente?
o    Por que você não me ajudou ontem?
Diga-me o porquê de você não ter me ajudado ontem.
o    Nunca saberei porquê você não me deu aquele jogo.
o    Ele era gordo porque só comia doce.
o    Porque era gordo, ninguém acreditava que emagreceria.
2.      Marque a alternativa que corresponde às lacunas da frase: “Me diz, ___ você não tira férias? Me dê um ___! É que toda vez que pergunto recebo a mesma resposta, mas ainda continuo sem entender ___.”
o    porque – porque - porquê
o    por que – por que – por que
o    por quê – por quê - porquê
o    por que – porquê – por quê
3.      As frases abaixo possuem algumas palavras em destaque. Se substituirmos estas palavras por alguns dos “porquês”, qual das frases terá o mesmo sentido desta: “Amanhã nós vamos ao médico porque você está muito doente.”?
o    A festa não aconteceu “já que” tínhamos prova no dia seguinte.
o    Acho que não entendo o "motivo” de ter que ir ao médico.
o    “Por qual motivo” você não veio ontem?
o    Não sei “por qual motivo” você está preocupada.
4.      Assinale a alternativa que preenche a lacuna desta frase: “Cancelamos o churrasco ___ estava chovendo muito”.
o    porquê
o    por quê
o    porque
o    por que
5.      Explique o motivo da utilização dos “porquês” neste trecho: “Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.”
o    Os dois porquês são utilizados aqui para trazer a explicação para o cansaço do sujeito e para o fato deste não ir ao show ao vivo, um estando sem acento porque está no início da frase e o outro levando acento porque está no final da frase.
o    A primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de “pois”. A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que todos sabem disso, sendo substituído por “motivo”.
o    A primeira forma indica motivo, tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado porque não é um substantivo. A segunda também indica um motivo, não sendo substantivo e levando o acento apenas porque está no final da frase.
o    A primeira indica causa, tendo o valor de “pois”, não estando acentuado porque é um substantivo e que está no início da frase. A segunda também indica causa, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.
6.      Assinale a alternativa em que o “porque” (junto, sem acento) vem para indicar causa:
o    Fiquei feliz, porque estou melhor.
o    Não corra muito rápido, porque você pode cair.
o    Foi correndo para a escola porque tinha prova.
o    Ligue daqui cinco minutos, porque depois disso vou sair.
7.      Sobre a forma “por que” (separado, sem acento), é correto afirmar que:
o    É inserida apenas no inicio da frase, sendo substituída pelas expressões “por qual razão”/“por qual motivo” (e variantes).
o    É inserida apenas no inicio da frase, podendo ser substituída tanto pelas expressões “por qual razão”/ “por qual motivo” (e variantes), quanto pelas expressões “pelo qual”/ “por qual” (e variantes).
o    Pode ser inserida no início ou no meio da frase, sendo substituída pelas expressões “por qual razão”/ “por qual motivo” (e variantes).
o    Pode ser inserida no inicio ou no meio da frase, podendo ser substituída tanto pelas expressões “por qual razão”/ “por qual motivo” (e variantes), quanto pelas expressões “pelo qual”/ “por qual” (e variantes).
8.      Complete: A forma “porque” (junto, sem acento), além de indicar causa, pode indicar também explicação e _________________.
9.      Corrija as formas incorretas dos “porquês” se necessário e marque a alternativa correspondente às correções: “ "Por quê" estamos nesta cidade? Uma explicação para isso é "porque" gostamos de agitação. Podemos também falar que é "por que" esta cidade tem muitos recursos, mas isso não seria totalmente verdade: o "porquê" de estarmos aqui é o nosso trabalho. Se pudéssemos, voltaríamos à nossa antiga cidade, "por que" é tão agitada quanto esta e "por quê" possui muito mais recursos e facilidades do que esta."
o    Por que – porque – porque – porque – porque – porquê.
o    Por que – por que – porque – porquê – porque – porquê.
o    Por que – porquê – porquê – por que – porque – por quê.
o    Por que – porque – porque – porquê – porque – porque.
o    Nenhuma alternativa corresponde às formas corretas.
10.  Assinale a alternativa onde a forma “por que” (separado, sem acento) foi empregada corretamente:
o    Estava vendendo aquele casaco por que o odiava.
o    Você está aqui por que?
o    Queríamos saber se a prova por que passou era difícil.
o    Não tinha mais aquele objeto por que perdi.
11.  Sobre o por quê (separado, com acento), a única possibilidade correta é:
o    É utilizado apenas no final das frases e o acento é opcional.
o    É utilizado apenas no final de frases (interrogativas ou não), com acento obrigatório.
o    Pode ser utilizado tanto no meio quanto no fim da frase, com acento obrigatório.
o    Pode ser utilizado tanto no meio quanto no fim da frase, mas o acento só é obrigatório no final da frase.
12.  Qual é a frase que está escrita corretamente?
o    Amanhã vamos ao parque porquê fará sol.
o    Ontem passei no banco, por que recebi.
o    Hoje vou descansar porque é feriado.
o    Mudei de canal por quê quis.
13.  Numa frase, a forma “porquê” (junto, com acento) é empregada com o sentido de “motivo”, “razão”. Esse emprego, no entanto, se assemelha à forma “por que” (separado, sem acento). O que diferencia os dois é o fato de que “porquê” é um substantivo e “por que” não. Como podemos saber quando a forma “porquê” será utilizada?
o    O substantivo “porquê” aparecerá somente quando “motivo”/ “razão” estiver no final da frase.
o    O substantivo “porquê” aparecerá somente quando “motivo”/ “razão” vier acompanhado por termos que numeram a palavra (por exemplo “tem um motivo”/ “ tem uma razão” = “tem um porquê”).
o    O substantivo “porquê” aparecerá somente quando “motivo”/ “razão” vier precedido por termos que modificam o substantivo, como artigos, numerais e pronomes (por exemplo “não sabia o motivo”/ “são minhas razões” = “não sabia o porquê”/ “são minhas razões")
o    Nenhuma das alternativas explica quando a forma “porquê” será utilizada.


Tendo em vista o emprego das expressões a/ há, acerca de/ há cerca de/ a cerca de, tampouco/tão pouco, distribua-as nas lacunas abaixo, de modo a torná-las adequadas ao padrão formal da linguagem:
a) -----------------------  cinco anos concluí minha graduação. (acerca de/ há cerca de/a cerca de)
b) Moramos --------------- dois quilômetros daqui. (acerca de/ há cerca de/a cerca de)
c) Na reunião, discutimos assuntos ---------------------- planos futuros. (acerca de/ há cerca de/a cerca de)
d) --------------------muito não o vejo. (a/há)
e) Daqui  --------------dois meses estarei de férias. (a/há)
f) Nossa! Falta ----------- para terminarmos o ano, portanto, permaneça conosco até o final. (tampouco/ tão pouco)
g) Não quis falar com ninguém, nem -------------- relatou o que acontecera. (tampouco/tão pouco)
 
 “Diga ---- elas que estejam daqui----pouco-------porta da biblioteca”.
a) à, há, a
b) a, há, à
c) a, a, à
d) à, a, a
e) a, a, a

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