terça-feira, 5 de dezembro de 2017

MATERIAL DE APOIO - GEOGRAFIA (PROFESSOR CLEISON) - VESPERTINO

Capítulo 11 – Atividades agrárias – Cleison – geografia

- as atividades agrárias ou primárias (agricultura, pecuária e extrativismo) se identificam com o meio rural, mas o rural vai além delas.
- hoje, existe uma série de atividades não agrárias no meio rural (condomínios residenciais, spas, clínicas de repouso, hotéis-fazenda, clubes, pesqueiros, entre outros).
-Sistemas agrários ou agrossistemas: é um tipo ou modelo de produção agropecuária onde se observam quais cultivos ou criações são praticados, técnicas utilizadas, relação da agricultura ou da pecuária com o espaço (densidade ou dimensão), destino da produção, etc. 
- existem inúmeras classificações para os agrossistemas, que são diferentes entre si, de acordo com a região do globo, herança histórica e suas tradições (cultura), nível de desenvolvimento econômico e etc.
- agropecuária pode ser intensiva ou extensiva, comercial ou de subsistência. (ler página 130).
- a propriedade pode ser privada, estatal ou coletiva.
- o tamanho da propriedade é outro critério de classificação dos sistemas agrários (as grandes propriedades são os latifúndios – as pequenas são os minifúndios e existem as médias). O tamanho varia de acordo com a região do globo.
- considerando os critérios acima de classificação podemos perceber 3 (três):

- Agrossistemas tradicionais: maior utilização do trabalho humano em relação à tecnologia – predomina nos países subdesenvolvidos – porém, existem algumas  áreas tradicionais em países desenvolvidos (Japão, sul da Itália, França, Portugal e Grécia) – a maioria constitui sistemas extensivos – a maioria ou são para a subsistência ou destinam-se ao mercado local ou regional - utilização de mão de obra abundante;

 - Agrossistemas modernos: - pode se dizer que surgiu a partir da Revolução Industrial (aplicação gradual de métodos industriais, em especial a mecanização e a produção em grande escala, no campo) – porém, foi a partir de 1960 que o termo “agricultura moderna” passou a ser usado - menor utilização de mão de obra em relação a máquinas, adubos e equipamentos que predominam, tais como: os aviões, agrotóxicos (defensivos agrícolas), colheitadeiras, adubos químicos (fertilizantes) e plantas transgênicas – ou seja, predomina o uso de tecnologias avançadas – técnicas de correção do solo – sementes e animais selecionados por características físicas e genéticas – sistemas de irrigação de alta tecnologia – algumas regiões passam a usar  a chamada “agricultura de precisão” baseada no intenso uso da informática e do geoprocessamento (uso de chips no gado, SIG e implantação de GPS nas colheitadeiras, etc – Geoprocessamento ler na página 133 -

- Agrossistemas alternativos: - também chamados de ecológicos, orgânicos ou sustentáveis - predomina os produtos orgânicos  e o sistema de produção de agrofloresta - procura evitar impactos ambientais e sociais. não se fazem queimadas – não se explora a força do trabalho humana – pouco uso de máquinas e equipamentos como: aviões, agrotóxicos, colheitadeiras, adubos químicos e plantas transgênicas - emprego de adubação natural com matéria orgânica - restrição de qualquer tipo de agrotóxico ou fertilizante químico - utilização de técnicas naturais de fertilização, como a minhocultura e a compostagem - uso moderado da água, em técnicas previamente elaboradas, a exemplo do gotejamento.

- Revolução Verde: - consistiu no desenvolvimento de variedades de cereais de alta produtividade – primeiramente trigo e milho híbridos (cruzamento de plantas) cultivados no Paquistão e Índia – em seguida arroz híbrido nas Filipinas – expansão do uso da química na agricultura: doses elevadas de nitrogênio, fósforo e potássio incorporados na adubação dos solos – aumentou a produção de alimentos, mas não eliminou totalmente o problema da fome – na Ásia, onde foi mais aplicada, diminuiu a fome e a subnutrição  - algumas áreas da América Latina e África, a RV foi aplicada de forma parcial ou não foi adotada, assim a fome não diminuiu – provoca impactos ambientais e sociais – favoreceu os grandes proprietários de terras e prejudicou os pequenos – assim, favorece a concentração de terras – prioriza as grandes monoculturas – do ponto de vista econômico, a agricultura moderna tende a ser controlada por um pequeno grupo de empresas dos EUA e Europa ocidental – monopólio de tecnologias – do ponto de vista ambiental a RV causa impactos negativos como a contaminação de alimentos, solos e águas, e a perda da biodiversidade – no Brasil, a agroindústria se expande por áreas de cerrado, principalmente (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e oeste da Bahia) – uso de técnicas agrícolas avançadas; emprego de agrotóxicos; predomínio de latifúndios monocultores; alteração genética de grãos e plantas; - reconcentração de terras, crescimento do uso de insumos industriais e agravamento da erosão dos solos.

Agribusinnes (do inglês ‘negócios agrícolas) ou agroindústria, consiste numa integração entre as atividades primárias e o setor industrial, assim não se trata de um sistema puramente agrícola.    
A agricultura orgânica, entre outros tipos de agrossistemas alternativos, caracteriza-se:
O processo de urbanização está diretamente ligado à industrialização das sociedades. Percebe-se tal afirmação no fato de cada uma das sucessivas revoluções industriais terem sido acompanhadas por sucessivas explosões demográficas em diversas cidades do mundo. Sobre o processo de urbanização associado à industrialização, julgue as afirmações abaixo com C (para correto) E (para errado).
I. (   ) A 1ª Revolução Industrial foi caracterizada pela forma igualitária com que ocorreu, distribuindo-se por praticamente todos os países do mundo, que, com isso, passaram por acentuados índices de urbanização das suas cidades.
II. (   ) A urbanização é um processo mais recente nos países subdesenvolvidos em virtude da industrialização tardia de suas economias.
III. (   ) A 3ª revolução industrial foi a grande responsável pela urbanização de países subdesenvolvidos, pois possibilitou a presença de indústrias estrangeiras nesses países e elevou o índice de pessoas em busca de empregos nas cidades.
IV. (   ) A Ásia Meridional e a África Subsaariana foram as primeiras regiões do mundo a se urbanizarem depois da Europa.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
a) Apenas II e III estão corretas
b) Todas estão corretas
c) Apenas III e IV estão corretas
d) Apenas II, III e IV estão corretas

Questão 12                                                                                                      
De acordo com as aulas e exercícios propostos em sala, complete os espaços corretamente.
Os __________ são incentivos ou ajudas na forma de empréstimos bancários a juros baixos, facilidade para a venda dos produtos, impostos inexistentes ou menores do que os de outros setores da economia, que o _________ oferece a alguma atividade econômica que ele pretende manter ou expandir. O ________ é o mesmo que um grupo de pressão, isto é, determinada categoria de cidadãos e/ou de empresas que pressionam o governo com a finalidade de obter certas conquistas. A sequência correta é:

a)    Investimentos – cidadão - lobby
b)    Subsídios – governo - hobby
c)    Empréstimos – cidadão - hobby
d)    Subsídios – governo - lobby
Questão 13                                                                                                     
Sobre o capítulo 11. Julgue os itens abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F).
I- A agroindústria, ou melhor, o agribusines (do inglês, ‘negócios agrícolas’) consiste numa integração entre as atividades primárias e o setor industrial. Assim não se trata de um sistema puramente agrário.
II- Os sistemas agrários alternativos são aqueles que utilizam tecnologia avançada, com o emprego de tratores e máquinas variadas, adubos químicos (fertilizantes), agrotóxicos (defensivos agrícolas), pesquisas genéticas e etc.
III- Os agrossistemas modernos são diversificados (agricultura orgânica, ecológica ou sustentável) que representa o que há de mais moderno no pensamento agroindustrial, a sustentabilidade, que é comum em praticamente todas as variantes da agropecuária.
Agora aponte abaixo a alternativa correspondente.
a)    I F – II F – III V
b)    I V – II V – III F
c)    I V – II F – III F
d)    I F – II V – III V
Questão 14                                                                                                  
A Companhia Monsanto é uma empresa multinacional de agricultura e biotecnologia. Sediada nos Estados Unidos, é a líder mundial na produção do herbicida glifosato (pesticida/agrotóxico), vendido sob a marca Roundup. Também, de longe, o produtor líder de sementes geneticamente modificadas, respondendo por 70% a 100% do market share para variadas culturas.
Sobre a produção agrícola mundial, assinale a alternativa correta:
a) As potências internacionais de produção agrícola, a exemplo dos Estados Unidos, são caracterizadas pelo pouco protecionismo de seus produtos em face da concorrência externa e pela elevação dos impostos aos produtores nacionais.
b) A chamada “Revolução Verde” consistiu na ampliação da consciência ecológica no processo de produção agrícola.
c) Os implementos tecnológicos não são aplicados em países desenvolvidos, uma vez que estes já dispõem de técnicas avançadas e produção reduzida na agricultura, não sendo necessária a realização de investimentos em maquinários para o campo.

d) As principais potências agrícolas internacionais são, atualmente, Estados Unidos e União Europeia, que buscam abastecer os mercados internos e externos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Gaza : uma questão humanitária

 Está acontecendo uma barbarie neste momento é o mundo precisa acordar.O que está em xeque mate é a humanidade e temos que fazer algo para e...