terça-feira, 19 de dezembro de 2017

CONTEÚDOS - AVALIAÇÃO FINAL 2017 (VESPERTINO)

AVALIAÇÃO FINAL 2017 - VESPERTINO
CONTEÚDOS


MATEMÁTICA (Erivan) - 1º A, B, C, D, E, F, G, H.

×   Todos os conteúdos trabalhados ao longo do ano.

MATEMÁTICA (Roseli) - 1º I, J, K, L.

TEORIA DOS CONJUNTOS: (Exercícios do livro didático e do caderno)
×   Estudando conjuntos.
×   Igualdade de conjuntos.
×   Conjunto unitário, vazio e universo.
×   Subconjuntos.
×   Operações com conjuntos: união, interseção, diferença e complementar de um conjunto.
×   Problemas envolvendo conjuntos.
×   Conjuntos numéricos: naturais inteiros, racionais, irracionais e reais.
×    Intervalos.

FUNÇÕES: (Exercícios do livro didático e do caderno)
×   Conceito.
×   Tabelas.
×   Diagramas de flechas.
×   Domínio, contradomínio e conjunto imagem.
×   Plano cartesiano.
×   Pares ordenados.
×   Tipos de funções.
×   Gráfico.
×   Função crescente e função decrescente.
×   Função injetiva, bijetiva e sobrejetiva.

FUNÇÃO DO 1º GRAU ou FUNÇÃO AFIM: (Exercícios do livro didático e do caderno)
×   Definição.
×   Valor de uma função afim.
×   Taxa de variação e valor inicial de uma função afim.
×   Determinação de uma função afim.
×   Gráfico de uma função afim.
×   Zero da função afim.

FUNCÃO DO 2º GRAU ou FUNÇÃO QUADRÁTICA: (Exercícios do livro didático e do caderno)
×   Definição.
×   Gráfico.
×   Raízes.
×   Coordenadas do vértice da parábola.
×   Valor máximo e valor mínimo.
×   Problemas.

MATEMÁTICA (Fernando Alex) - 2º J, K, L, M.

×   Logaritmo
×   Análise Combinatória

FÍSICA (Tiago) - 1º A, B, C, D, E, F, G, H, I, J.

1.    INTRODUÇÃO À FÍSICA
1.1.  GRANDEZAS FÍSICAS
1.2.  SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES
1.3.  NOTAÇÃO CIENTÍFICA
1.4.  OPERAÇÕES COM POTÊNCIAS DE 10

2.    CINEMÁTICA ESCALAR
2.1.  MOVIMENTO, REPOUSO E REFERENCIAL
2.2.  DESLOCAMENTO
2.3.  VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA
2.4.  ACELERAÇAO ESCALAR MÉDIA
2.5.  MRU E MRUV
2.6.  FUNÇOES HORÁRIAS

3.    DINÂMICA
3.1.  AS LEIS DE NEWTON
3.2.  LEIS DE KEPLER
3.3.  LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL DE NEWTON

Física (Gabriel)

1º ano (K e L)
- Energia mecânica
- Gravitação universal (contexto histórico)

2º ano (J, K, L e M)
- Ondas eletromagnéticas
- Classificação de ondas
- Espectro eletromagnético
- Elementos de ondas


QUÍMICA (Fernando Valle) - 1º A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L.

×   Transformações da matéria
×   Propriedades gerais da matéria
×   Densidade - conceito e cálculo (trazer calculadora)
×   Mudanças de estado físico - processos endo/exotérmicos -
×   O estado físico pelo ponto de fusão e de ebulição
×   Misturas - conceitos e gráficos
×   Fases e componentes de um sistema
×   Processos de separação de misturas
×   Conceito de átomo/elemento químico
×   Símbolos e nomes dos elementos químicos
×   Substâncias simples e compostas
×   "Da Alquimia à Química" - método científico

BIOLOGIA (Jacinta) - 1º A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L.

×   Tipos de células – procariótica e eucariótica: principais características de cada tipo. Grupos de seres vivos que apresentam cada tipo celular. Páginas: 14, 205-207.
×   Estrutura básica dos carboidratos, lipídios e proteínas. Pág. 36 a 50.
×   Definição dos processos de duplicação, tradução e transcrição. Pág. 52-53.
×   Importância do núcleo celular. Pág. 271.
×   Estrutura e função das organelas citoplasmáticas. Pág. 236
×   Conceitos básicos em ecologia: população, comunidade e ecossistema. Níveis tróficos dos ecossistemas. Pág. 60 a 65.
×   Interações ecológicas: características básicas de cada tipo. Pág. 108 - 118

BIOLOGIA (Eudócia) - 2º J, K, L, M.

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:
×   Sistema de classificação;
×   Regras de nomenclatura.

REINO PROTISTA:
×   Algas: características gerais; reprodução; importância.
×   Protozoários: características gerais; reprodução; importância; classificação; doenças.

REINO FUNGI:
×   Características gerais; reprodução; importância; doenças.

REINO PLANTAE:
×   Briófitas; Pteridófitas; Gimnospermas e Angiospermas: características gerais; reprodução e importância ecológica e econômica.

REINO ANIMAL
Poríferos, Cnidários, Platelmintos e nematelmintos, Anelídeos e Artrópodes:
×   características gerais;
×   classificação;
×   reprodução;
×   doenças.

HISTÓRIA (Rogislene) - 1º A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L.

×   Refletindo sobre História;
×   Pré-História;
×   Antiguidade Oriental;
×   Antiguidade Clássica;
×   Idade Média Oriental;
×   Idade Média Ocidental;
×   Renascimento;
×   Reforma Religiosa;
×   Expansão europeia e conquista da América;
×   Mercantilismo.

Geografia (Cleison) - 1º A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L.

Capítulo 10 - turismo, transporte e telecomunicações.

- Turismo nacional e internacional, ecoturismo e os espaços do turismo;
- Meios de transportes: hidroviário, ferroviário, rodoviário e aéreo;
- Telecomunicações.

Capítulo 11 - Atividades agrárias

- O meio rural e atividades agrárias;
- Agrossistemas tradicionais;
- Agrossistemas modernos;
- Agrossistemas alternativos;

Pesquisas sobre a Revolução Verde e a Monsanto.


 GEOGRAFIA (Eurismar) - 2º J, K, L, M.

×   Cap. 01 – Formação territorial
×   Cap. 02 – Indústria e espaço geográfico
×   Cap. 03 – Fontes de energia
×   Cap. 04 – Meios de transporte e telecomunicações
×   Cap. 05 – Atividades agrárias
×   Cap. 06 – População brasileira: dinâmica e desenvolvimento
×   Cap. 09 – Migrações pobreza e preconceitos.
×   Cap. 10 – Estrutura geológica, relevo e solos.
×   Cap. 11 – Climas.

FILOSOFIA (Júnior Fernandes)

1º ANO (K e L)

×   Conceito de Filosofia
×   Etimologia da palavra filosofia
×   O pensamento filosófico dos Pré-socráticos:
Compreensão sobre arque; physis; Kosmos; Principais filósofos ( Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Parmênides, Heráclito, Empédocles, Pitágoras, Demócrito)
×   O pensamento filosófico de Sócrates:
Contextualização do período antropológico; Método socrático ( Maiêutica); O problema da verdade ou objetividade da verdade.
×   O pensamento filosófico dos Sofistas:
Contexto histórico (democracia em Atenas); A valorização da oratória e retórica; A relativização das coisas; argumentos e virtude dos Sofistas.
×   O pensamento filosófico de Platão:
Abordagem do Livro VII de A República (A teoria das ideias ou Alegoria da Caverna); A dualidade ou dicotomia platônia entre mundo físico/sensível e o inteligível;  psicologia platônica (tripartição da alma – concupiscível, irascível e racional).
×   O pensamento filosófico de Aristóteles:
Conceito de Metafísica; conceitos metafísicos (ato, potência, substância ou essência, ato puro); Teoria do Moto imóvel.


2º ANO (J, K, L e M)

×   Filosofia Patrística:
Conceitos, pensamento filosófico, principais expoentes (Sto. Agostinho de Hipona)
×   A Filosofia Medieval
O pensamento filosófico de Agostinho de Hipona ( sua teoria da Iluminação divina, o problema do mal, as questões da decadência ou queda do homem); O pensamento de Boécio; O pensamento de Tomás de Aquino ( sua tentativa de conciliar a fé e a razão)
×   A Filosofia Moderna:
Contexto histórico: Renascimento, concepções teocêntrica, antropocêntrica e geocêntrica; o Racionalismo ( pensamento cartesiano: Princípio do cogito ergo sun; dúvida metódica, regras do método; ideias inatas, adventícias e fictícias; hipótese do gênio maligno; Empirismo:conceito de empirismo.

SOCIOLOGIA (Thalita)

1º ANO (A ao L)

1º BIMESTRE – O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO
×   Tipos de conhecimento (mítico, empírico,filosófico, teológico e científico)
×   Antecedentes históricos da sociologia (importância da Revolução Industrial para a ciência do século XIX).

2º BIMESTRE – SOCIOLOGIA FRANCESA
×   Auguste Comté e o surgimento da sociologia (positivismo e cientificismo; lei dos 3 estados)
×   Émile Durkheim: fato social, grupos funcionais e tipos de solidariedade (orgânica e mecânica).
3º BIMESTRE – SOCIOLOGIA ALEMÃ
×   Karl Marx: trabalho e classes sociais
×   Max Weber: ação social (diferença em relação a Durkheim) e seus tipos.

4º BIMESTRE – CULTURA
×   Civilização x cultura;
×   Cultura, etnocentrismo e relativismo;
×   Racialismo na sociologia brasileira;
×   Gilberto Freyre;
×   Florestan Fernandes.

2º ANO (J, K e L)

× Escola de Frankfurt e Indústria cultural: antecedentes históricos, meios de comunicação de massa, cultura de massa.
×   Michel Foucault e a sociedade disciplinar: antecedentes históricos, instituições de sequestro, vigiar e punir.
×   Norbert Elias: conceito de civilização.
×   Walter Benjamin: reprodução técnica e a obra de arte, nascimento da sociedade de consumo.

DICAS:
×   Reveja as atividades, exercícios e avaliações;
×   Estude aos poucos;
×   Procure materiais de apoio, como livros e vídeo aulas.

PORTUGUÊS (Rose) - 1º A, B, C, D, E, F, G.

×   Língua, linguagem e fala.
×   Variações linguísticas
×   Denotação e conotação
×   Figuras de linguagem
×   Funções da linguagem
×   Ortografia (acentuação gráfica, palavras homônimas, parônimas).
×   Gêneros e tipos textuais
×   O texto poético (poesia, poema, prosa).
×   Elementos da organização narrativa.
×   Intertextualidade
×   Gêneros literários (lírico, épico, dramático).
×   A primeira época medieval (Trovadorismo, novelas de cavalaria).
×   A segunda época medieval (Humanismo, o teatro de Gil Vicente).
×   O Classicismo
×   Literaturas Informativa e Jesuítica
×   O Barroco e o Arcadismo.

Materiais de estudos: Livro didático, estudo dirigido, avaliações bimestrais.

PORTUGUÊS (Alessandra)

1º ANO (H, I, J, K e L)

×   TIPOS DE PORQUÊS
×   INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
×   INTERPRETAÇÃO DE POEMA
×   FIGURAS DE PENSAMENTO/DE LINGUAGEM
×   AUTORES E OBRAS
×   CLASSICISMO
×   TROVADORISMO
×   HUMANISMO

2º ANO (J)

×   NEOCLASSICISMO
×   ROMANTISMO
×   REALISMO/NATURALISMO
×   PARNASIANISMO/SIMBOLISMO
×   FIGURAS DE LINGUAGEM
×   AUTORES E OBRAS
×   TIPOS DE PORQUÊS
×   INTERPRETAÇÃO DE TXTO
×   INTERPRETAÇÃO DE POEMA
×   ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

INGLÊS (Monike) - 1º A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L.
×   Leitura e interpretação de texto;
×   Reconhecimento de vocabulário relacionado a áreas da tecnologia, estudo da inteligência humana, estereótipos e consciência negra;
×   Presente simples;
×   Passado simples;
×   Verbos modais.

Inglês (Cira) - 2º J, K, L, M.

- Interpretação de texto

- Formas afirmativas, negativas e interrogativas do Simples Past e Simple Presente

ARTES (Leandro) - 1º A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L.

×   Artes Visuais da Antiguidade Clássica: Ideal de beleza, mimese, simetria,etc;
×   Arte do período medieval: Contexto histórico, Arte Paleocristã, Românica e Gótica;
×   Renascimento: Contexto histórico e Racionalismo;
×   Barroco: Contexto histórico, Reforma Protestante, Contra-Reforma e aspectos formais da pintura.
×   Aspectos Formais da pintura: Simetria, Equilíbrio, Movimento e Composição; 
×   Neoclassicismo e Romantismo: Contexto Histórico e características gerais dos 2 movimentos;

EDUCAÇÃO FÍSICA (Márcia Andréa) - 1º K e L; 2º J ao M.

×   EXERCÍCIOS FÍSICOS X ATIVIDADE FÍSICA
×   SEDENTARISMO E OBESIDADE;
×   ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL;
×   DOENÇAS CARDIOVASCULARES (FATORES DE RISCO, SINTOMAS E TRATAMENTOS);
×   INFARTO (DEFINIÇÃO, FATORES DE RISCO, SINTOMAS E TRATAMENTOS);
×   AVC(DEFINIÇÃO, FATORES DE RISCO, SINTOMAS E TRATAMENTOS);
×   ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA (ASPECTOS DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO NO CONTROLE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS);
×   PIRÂMIDE ALIMENTAR;
×   MACRONUTRIENTES ( CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS, LIPÍDIOS, VITAMINAS E SAIS MINERAIS;
×   A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO.

OBS: TODOS OS CONTEÚDOS FAZEM PARTE DAS APOSTILHAS DISPONIBILIZADAS NO BLOG AO LONGO DOS BIMESTRES.
A PROVA SERÁ CONSTITUÍDA DE 10 QUESTÕES SENDO 05 OBJETIVAS E 05 SUBJETIVAS.


Postagem: Fernanda Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Gaza : uma questão humanitária

 Está acontecendo uma barbarie neste momento é o mundo precisa acordar.O que está em xeque mate é a humanidade e temos que fazer algo para e...