AVALIAÇÃO FINAL 2017 - VESPERTINO
CONTEÚDOS
MATEMÁTICA (Erivan)
- 1º A, B, C, D, E,
F, G, H.
×
Todos
os conteúdos trabalhados ao longo do ano.
MATEMÁTICA (Roseli)
- 1º I, J, K, L.
TEORIA DOS CONJUNTOS: (Exercícios do livro didático e do
caderno)
×
Estudando conjuntos.
×
Igualdade de conjuntos.
×
Conjunto unitário, vazio e universo.
×
Subconjuntos.
×
Operações com conjuntos: união, interseção,
diferença e complementar de um conjunto.
×
Problemas envolvendo conjuntos.
×
Conjuntos numéricos: naturais inteiros,
racionais, irracionais e reais.
×
Intervalos.
FUNÇÕES: (Exercícios
do livro didático e do caderno)
×
Conceito.
×
Tabelas.
×
Diagramas de flechas.
×
Domínio, contradomínio
e conjunto imagem.
×
Plano cartesiano.
×
Pares ordenados.
×
Tipos de funções.
×
Gráfico.
×
Função crescente e função decrescente.
×
Função injetiva, bijetiva e sobrejetiva.
FUNÇÃO DO 1º GRAU ou
FUNÇÃO AFIM: (Exercícios do livro didático e do caderno)
× Definição.
× Valor de uma função
afim.
× Taxa de variação e valor
inicial de uma função afim.
× Determinação de uma
função afim.
× Gráfico de uma função
afim.
× Zero da função afim.
FUNCÃO
DO 2º GRAU ou FUNÇÃO QUADRÁTICA: (Exercícios
do livro didático e do caderno)
× Definição.
× Gráfico.
× Raízes.
× Coordenadas do vértice da parábola.
× Valor máximo e valor
mínimo.
× Problemas.
MATEMÁTICA (Fernando Alex) - 2º J, K, L, M.
×
Logaritmo
×
Análise Combinatória
FÍSICA (Tiago) - 1º A, B, C, D, E, F,
G, H, I, J.
1. INTRODUÇÃO À FÍSICA
1.1. GRANDEZAS FÍSICAS
1.2. SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES
1.3. NOTAÇÃO CIENTÍFICA
1.4. OPERAÇÕES COM POTÊNCIAS DE 10
2. CINEMÁTICA ESCALAR
2.1. MOVIMENTO, REPOUSO E REFERENCIAL
2.2. DESLOCAMENTO
2.3. VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA
2.4. ACELERAÇAO ESCALAR MÉDIA
2.5. MRU E MRUV
2.6. FUNÇOES HORÁRIAS
3. DINÂMICA
3.1. AS LEIS DE NEWTON
3.2. LEIS DE KEPLER
3.3. LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL DE NEWTON
Física (Gabriel)
1º ano (K e L)
- Energia mecânica
- Gravitação universal (contexto histórico)
2º ano (J, K, L
e M)
- Ondas eletromagnéticas
- Classificação de ondas
- Espectro eletromagnético
- Elementos de ondas
QUÍMICA (Fernando Valle) - 1º A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K,
L.
× Transformações da matéria
× Propriedades gerais da matéria
× Densidade - conceito e cálculo (trazer calculadora)
× Mudanças de estado físico - processos
endo/exotérmicos -
× O estado físico pelo ponto de fusão e de ebulição
× Misturas - conceitos e gráficos
× Fases e componentes de um sistema
× Processos de separação de misturas
× Conceito de átomo/elemento químico
× Símbolos e nomes dos elementos químicos
× Substâncias simples e compostas
× "Da Alquimia à Química" - método
científico
BIOLOGIA (Jacinta) - 1º A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K,
L.
×
Tipos
de células – procariótica e eucariótica: principais características de cada
tipo. Grupos de seres vivos que apresentam cada tipo celular. Páginas: 14, 205-207.
×
Estrutura
básica dos carboidratos, lipídios e proteínas. Pág. 36 a 50.
×
Definição
dos processos de duplicação, tradução e transcrição. Pág. 52-53.
×
Importância
do núcleo celular. Pág. 271.
×
Estrutura
e função das organelas citoplasmáticas. Pág. 236
×
Conceitos
básicos em ecologia: população, comunidade e ecossistema. Níveis tróficos dos
ecossistemas. Pág. 60 a 65.
×
Interações
ecológicas: características básicas de cada tipo. Pág. 108 - 118
BIOLOGIA (Eudócia) - 2º J, K, L, M.
CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:
× Sistema
de classificação;
× Regras de
nomenclatura.
REINO PROTISTA:
× Algas:
características gerais; reprodução; importância.
× Protozoários:
características gerais; reprodução; importância; classificação; doenças.
REINO FUNGI:
× Características
gerais; reprodução; importância; doenças.
REINO PLANTAE:
×
Briófitas;
Pteridófitas; Gimnospermas e Angiospermas: características gerais; reprodução e
importância ecológica e econômica.
REINO ANIMAL
Poríferos, Cnidários,
Platelmintos e nematelmintos, Anelídeos e Artrópodes:
× características
gerais;
× classificação;
× reprodução;
× doenças.
HISTÓRIA (Rogislene)
- 1º A, B, C, D, E,
F, G, H, I, J, K, L.
× Refletindo sobre História;
× Pré-História;
× Antiguidade Oriental;
× Antiguidade Clássica;
× Idade Média Oriental;
× Idade Média Ocidental;
× Renascimento;
× Reforma Religiosa;
× Expansão europeia e conquista da
América;
× Mercantilismo.
Geografia (Cleison) - 1º A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L.
Capítulo
10 - turismo, transporte e telecomunicações.
- Turismo nacional e internacional, ecoturismo e os
espaços do turismo;
- Meios de transportes: hidroviário, ferroviário,
rodoviário e aéreo;
- Telecomunicações.
Capítulo
11 - Atividades agrárias
- O meio rural e atividades agrárias;
- Agrossistemas tradicionais;
- Agrossistemas modernos;
- Agrossistemas alternativos;
Pesquisas
sobre a Revolução Verde e a Monsanto.
GEOGRAFIA (Eurismar) - 2º J, K, L, M.
×
Cap.
01 – Formação territorial
×
Cap.
02 – Indústria e espaço geográfico
×
Cap.
03 – Fontes de energia
×
Cap.
04 – Meios de transporte e telecomunicações
×
Cap.
05 – Atividades agrárias
×
Cap.
06 – População brasileira: dinâmica e desenvolvimento
×
Cap.
09 – Migrações pobreza e preconceitos.
×
Cap.
10 – Estrutura geológica, relevo e solos.
×
Cap.
11 – Climas.
FILOSOFIA (Júnior
Fernandes)
1º ANO (K e L)
×
Conceito
de Filosofia
×
Etimologia
da palavra filosofia
×
O
pensamento filosófico dos Pré-socráticos:
Compreensão
sobre arque; physis; Kosmos; Principais filósofos ( Tales, Anaximandro,
Anaxímenes, Parmênides, Heráclito, Empédocles, Pitágoras, Demócrito)
×
O
pensamento filosófico de Sócrates:
Contextualização
do período antropológico; Método socrático ( Maiêutica); O problema da verdade
ou objetividade da verdade.
×
O
pensamento filosófico dos Sofistas:
Contexto
histórico (democracia em Atenas); A valorização da oratória e retórica; A
relativização das coisas; argumentos e virtude dos Sofistas.
×
O
pensamento filosófico de Platão:
Abordagem
do Livro VII de A República (A teoria das ideias ou Alegoria da Caverna); A
dualidade ou dicotomia platônia entre mundo físico/sensível e o inteligível; psicologia platônica (tripartição da alma –
concupiscível, irascível e racional).
×
O
pensamento filosófico de Aristóteles:
Conceito
de Metafísica; conceitos metafísicos (ato, potência, substância ou essência,
ato puro); Teoria do Moto imóvel.
2º ANO
(J, K, L e M)
×
Filosofia
Patrística:
Conceitos, pensamento
filosófico, principais expoentes (Sto. Agostinho de Hipona)
×
A
Filosofia Medieval
O pensamento filosófico
de Agostinho de Hipona ( sua teoria da Iluminação divina, o problema do mal, as
questões da decadência ou queda do homem); O pensamento de Boécio; O pensamento
de Tomás de Aquino ( sua tentativa de conciliar a fé e a razão)
×
A
Filosofia Moderna:
Contexto histórico:
Renascimento, concepções teocêntrica, antropocêntrica e geocêntrica; o
Racionalismo ( pensamento cartesiano: Princípio do cogito ergo sun; dúvida
metódica, regras do método; ideias inatas, adventícias e fictícias; hipótese do
gênio maligno; Empirismo:conceito de empirismo.
SOCIOLOGIA
(Thalita)
1º ANO (A ao L)
1º
BIMESTRE – O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO
×
Tipos
de conhecimento (mítico, empírico,filosófico, teológico e científico)
×
Antecedentes
históricos da sociologia (importância da Revolução Industrial para a ciência do
século XIX).
2º
BIMESTRE – SOCIOLOGIA FRANCESA
×
Auguste
Comté e o surgimento da sociologia (positivismo e cientificismo; lei dos 3
estados)
×
Émile
Durkheim: fato social, grupos funcionais e tipos de solidariedade (orgânica e
mecânica).
3º
BIMESTRE – SOCIOLOGIA ALEMÃ
×
Karl
Marx: trabalho e classes sociais
×
Max
Weber: ação social (diferença em relação a Durkheim) e seus tipos.
4º
BIMESTRE – CULTURA
×
Civilização
x cultura;
×
Cultura,
etnocentrismo e relativismo;
×
Racialismo
na sociologia brasileira;
×
Gilberto
Freyre;
×
Florestan
Fernandes.
2º ANO
(J, K e L)
× Escola de Frankfurt e Indústria
cultural: antecedentes
históricos, meios de comunicação de
massa, cultura de massa.
×
Michel
Foucault e a sociedade disciplinar:
antecedentes históricos, instituições de sequestro, vigiar e punir.
×
Norbert
Elias: conceito de civilização.
×
Walter
Benjamin: reprodução
técnica e a obra de arte, nascimento da sociedade de consumo.
DICAS:
×
Reveja
as atividades, exercícios e avaliações;
×
Estude
aos poucos;
×
Procure
materiais de apoio, como livros e vídeo aulas.
PORTUGUÊS (Rose) - 1º A, B, C, D, E, F, G.
×
Língua,
linguagem e fala.
×
Variações
linguísticas
×
Denotação
e conotação
×
Figuras
de linguagem
×
Funções
da linguagem
×
Ortografia
(acentuação gráfica, palavras homônimas, parônimas).
×
Gêneros
e tipos textuais
×
O
texto poético (poesia, poema, prosa).
×
Elementos
da organização narrativa.
×
Intertextualidade
×
Gêneros
literários (lírico, épico, dramático).
×
A
primeira época medieval (Trovadorismo, novelas de cavalaria).
×
A
segunda época medieval (Humanismo, o teatro de Gil Vicente).
×
O
Classicismo
×
Literaturas
Informativa e Jesuítica
×
O
Barroco e o Arcadismo.
Materiais de estudos:
Livro didático, estudo dirigido, avaliações bimestrais.
PORTUGUÊS (Alessandra)
1º ANO
(H, I, J, K e L)
×
TIPOS
DE PORQUÊS
×
INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO
×
INTERPRETAÇÃO
DE POEMA
×
FIGURAS
DE PENSAMENTO/DE LINGUAGEM
×
AUTORES
E OBRAS
×
CLASSICISMO
×
TROVADORISMO
×
HUMANISMO
2º ANO
(J)
×
NEOCLASSICISMO
×
ROMANTISMO
×
REALISMO/NATURALISMO
×
PARNASIANISMO/SIMBOLISMO
×
FIGURAS
DE LINGUAGEM
×
AUTORES
E OBRAS
×
TIPOS
DE PORQUÊS
×
INTERPRETAÇÃO
DE TXTO
×
INTERPRETAÇÃO
DE POEMA
×
ORAÇÕES
SUBORDINADAS ADJETIVAS
INGLÊS (Monike) -
1º A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L.
× Leitura e interpretação de texto;
× Reconhecimento de vocabulário
relacionado a áreas da tecnologia, estudo da inteligência humana, estereótipos
e consciência negra;
× Presente simples;
× Passado simples;
× Verbos modais.
Inglês (Cira)
- 2º J, K, L, M.
- Interpretação de texto
- Formas afirmativas, negativas e interrogativas do
Simples Past e Simple Presente
ARTES (Leandro) - 1º A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L.
× Artes Visuais da Antiguidade Clássica:
Ideal de beleza, mimese, simetria,etc;
× Arte do período medieval: Contexto
histórico, Arte Paleocristã, Românica e Gótica;
× Renascimento: Contexto histórico e
Racionalismo;
× Barroco: Contexto histórico, Reforma
Protestante, Contra-Reforma e aspectos formais da pintura.
× Aspectos Formais da pintura: Simetria,
Equilíbrio, Movimento e Composição;
× Neoclassicismo e Romantismo: Contexto
Histórico e características gerais dos 2 movimentos;
EDUCAÇÃO FÍSICA (Márcia
Andréa) - 1º K e L; 2º J ao
M.
× EXERCÍCIOS FÍSICOS X ATIVIDADE FÍSICA
× SEDENTARISMO E OBESIDADE;
× ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL;
× DOENÇAS CARDIOVASCULARES (FATORES DE
RISCO, SINTOMAS E TRATAMENTOS);
× INFARTO (DEFINIÇÃO, FATORES DE RISCO,
SINTOMAS E TRATAMENTOS);
× AVC(DEFINIÇÃO, FATORES DE RISCO,
SINTOMAS E TRATAMENTOS);
× ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
(ASPECTOS DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO NO CONTROLE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS);
× PIRÂMIDE ALIMENTAR;
× MACRONUTRIENTES ( CARBOIDRATOS,
PROTEÍNAS, LIPÍDIOS, VITAMINAS E SAIS MINERAIS;
× A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO.
OBS: TODOS OS CONTEÚDOS FAZEM PARTE DAS APOSTILHAS DISPONIBILIZADAS NO
BLOG AO LONGO DOS BIMESTRES.
A PROVA SERÁ CONSTITUÍDA DE 10 QUESTÕES SENDO 05 OBJETIVAS E 05
SUBJETIVAS.
Postagem: Fernanda Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário