Sermão da Sexagésima∗
Pe António Vieira
Semen est verbum Dei. S. Lucas, VIII, 11.
I
E se quisesse Deus que este tão ilustre e tão numeroso auditório
saísse hoje tão desenganado da pregação, como vem enganado
com o pregador! Ouçamos o Evangelho, e ouçamo-lo todo, que
todo é do caso que me levou e trouxe de tão longe.
Ecce exiit qui seminat, seminare. Diz Cristo que “saiu o pregador
evangélico a semear” a palavra divina. Bem parece este texto
dos livros de Deus. Não só faz menção do semear, mas também
faz caso do sair: Exiit, porque no dia da messe hão-nos de medir
a semeadura e hão-nos de contar os passos. O Mundo, aos que
lavrais com ele, nem vos satisfaz o que dispendeis, nem vos paga
o que andais. Deus não é assim. Para quem lavra com Deus até
o sair é semear, porque também das passadas colhe fruto. Entre
os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros
que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão
pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem sair, são
os que se contentam com pregar na Pátria. Todos terão sua razão,
mas tudo tem sua conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-
ão a semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes
de medir a semeadura e hão-lhes de contar os passos. Ah Dia do
Juízo! Ah pregadores! Os de cá, achar-vos-eis com mais paço; os
de lá, com mais passos: Exiit seminare.
∗Pregado na Capela Real, no ano de 1655.
1
2 Pe António Vieira
Mas daqui mesmo vejo que notais (e me notais) que diz Cristo
que o semeador do Evangelho saiu, porém não diz que tornou porque
os pregadores evangélicos, os homens que professam pregar
e propagar a Fé, é bem que saiam, mas não é bem que tornem.
Aqueles animais de Ezequiel que tiravam pelo carro triunfal da
glória de Deus e significavam os pregadores do Evangelho, que
propriedades tinham? Nec revertebantur, cum ambularent: “Uma
vez que iam, não tornavam”. As rédeas por que se governavam
era o ímpeto do espírito, como diz o mesmo texto; mas esse espírito
tinha impulsos para os levar, não tinha regresso para os trazer;
porque sair para tornar, melhor é não sair. Assim arguís com
muita razão, e eu também assim o digo. Mas pergunto: E se esse
semeador evangélico, quando saiu, achasse o campo tomado; se
se armassem contra ele os espinhos; se se levantassem contra ele
as pedras, e se lhe fechassem os caminhos, que havia de fazer?
Todos estes contrários que digo e todas estas contradições experimentou
o semeador do nosso Evangelho. Começou ele a semear
(diz Cristo), mas com pouca ventura. “Uma parte do trigo caiu
entre espinhos, e afogaram-no os espinhos”: Aliud cecidit inter
spinas, et simul exortae spinae suffocaverunt illud. “Outra parte
caiu sobre pedras, e secou-se nas pedras por falta de humidade”:
Aliud cecidit super petram, et natum aruit, quia non habebat humorem.
“Outra parte caiu no caminho, e pisaram-no os homens e
comeram-no as aves”: Aliud cecidit secus viam, et conculcatum
est, et volucres coeli comederunt illud. Ora vede como todas as
criaturas do Mundo se armaram contra esta sementeira. Todas as
criaturas quantas há no Mundo se reduzem a quatro géneros: criaturas
racionais, como os homens; criaturas sensitivas, como os
animais; criaturas vegetativas, como as plantas; criaturas insensí-
veis, como as pedras; e não há mais. Faltou alguma destas que
se não armasse contra o semeador? Nenhuma. A natureza insensível
o perseguiu nas pedras, a vegetativa nos espinhos, a sensitiva
nas aves, a racional nos homens. E notai a desgraça do trigo,
que onde só podia esperar razão, ali achou maior agravo. As pedras
secaram-no, os espinhos afogaram-no, as aves comeram-no;
e os homens? Pisaram-no: Conculcatum est. (Ab hominibus – diz
a Glossa).
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