sexta-feira, 8 de julho de 2016

EXERCÍCIO DE CALORIMETRIA - DIEGO RAPHAEL


EXERCÍCIOS CALORIMETRIA / TROCAS DE CALOR / CALOR LATENTE – 2º BIMESTRE - 2016

Questão 1                                                                                                   
Um corpo possui massa de 50g recebe 300 cal e sua temperatura sobe de -10 °C até 20 °C. Determine a capacidade térmica do do corpo e o calor específico da substância que constitui.

Questão 2                                                                                                               
Um quilograma de glicerina, de calor específico  , inicialmente a -30 °C, recebe 12.000 cal de uma fonte. Determine a temperatura final da glicerina.

Questão 3                                                                                                             
Uma fonte térmica, fornece, em cada minuto, 20 cal. Para produzir um aquecimento de 30 ºC em 50g de um líquido, são necessários 15 minutos. Determine o calor específico e a capacidade térmica dessa quantidade de líquido.

Questão 4                                                                                                              
Para sofrer uma determinada variação de temperatura, um bloco metálico deve permanecer 3 minutos em presença de uma fonte de fluxo constante. A mesma massa de água, para sofrer a mesma variação de temperatura, exige 12 minutos em presença da fonte. Determine o calor específico do metal.

Questão 5                                                                                                              
Um corpo é colocado em presença de uma fonte térmica de fluxo . O gráfico do aquecimento em função do tempo, em minutos, é apresentado. Sendo 60g a ,massa do corpo, determine sua capacidade térmica e o calor específico do material que o constitui.


Questão 6                                                                                                               
O gráfico fornece a quantidade de calor absorvida por três corpos A, B e C em função da temperatura. Calcule para cada um dos corpos, a capacidade térmica e o calor específico das substâncias que os constituem. São dadas as massas: ma = mb = 20g e mc = 10g.

Questão 7                                                                                                                        
Um broche de prata de massa m = 20 g a 160 ºC é colocado em 28 g de água inicialmente a 30 ºC. Qual será  a temperatura final de equilíbrio, admitindo troca de calor apenas entre a prata e a água?
Dados: ;
Questão 8                                                                                                             
Num calorímetro de capacidade térmica , inicialmente a 10 ºC, são colocados 200 g de um líquido de calor específico . Verifica-se que o equilíbrio térmico se estabelece a 50 ºC. Determine a temperatura inicial do líquido.
Questão 9                                                                                                           
Num calorímetro cuja capacidade térmica é de , inicialmente a 10 ºC, são colocados 300 g de um líquido de calor específico  na temperatura de 41 ºC.
a)    A que temperatura se estabelece o equilíbrio térmico;
b)    Em seguida, coloca-se no calorímetro um bloco metálico de massa 500 g a 200 ºC e o novo equilíbrio térmico se estabelece a 60 ºC. Qual o calor específico do metal de que é feito o bloco?
Questão 10                                                                                                         
(Mackenzie – SP) Um calorímetro de capacidade térmica  contém 110 g de água ( ) a 90 ºC. Que massa de alumínio (calor específico = ), a 20 ºC, devemos colocar nesse calorímetro para esfriar a água a 80 ºC?

Questão 11                                                                                                            
(ITA – SP) Na determinação do calor específico de um metal, aqeceu-se uma amostra de 50 g desse metal a 98 ºC e a amostra aquecida foi rapidamente transferida para o calorímetro de cobre bem isolado. O calor específico do cobre é  e a massa de cobre no calorímetro é de 150 g. No interior do calorímetro há 200 g de água, cujo calor específico é de . A temperatura do calorimetro e da água antes de receber a amostra aquecida era de 21,0 ºC. Após receber a amostra, e restabelecido o equilíbrio térmico, a temperatura atingiu 24,6 ºC. Determine o calor específico do metal em questão.
Questão 12                                                                                                           
Uma dona de casa tem uma vasilha com 800 g de gelo a 0 ºC e, querendo apressar o processo  de fusão, joga sobre o gelo 0,5 L de água em ebulição. Ela vai conseguir derreter todo o gelo? Qual será atemperatura final da mistura?
Dados: Calor latente de fusão do gelo: 80 cal/g; calor específico da água: c = 1,0 cal/g.ºC.
Questão 13                                                                                                              
No laboratório um aluno precisa medir a temperatura  de um pedaço de ferro de 100 g, então coloca-o num recipiente com 10 g de gelo a -10 ºC. Espera alguns minutos até atingir o equilíbrio térmico e mede a temperatura, encontrando 12 ºC. Determine a temperatura inicial do pedaço de ferro.
Dados: Calor latente de fusão do gelo: 80 cal/g; calor específico da água: c = 1,0 cal/g.ºC; calor específico do ferro: c = 0,11 cal/g.ºC; calor específico do gelo: c = 0,5 cal/g.ºC.
Questão 14                                                                                                              
Supondo que 10 g de gelo a 0º C são misturados num calorímetro de capacidade térmica igual a 10 cal/g e que contém 100 g de água a 20 ºC. Qual é a temperatura de equilíbrio?
Dados: Calor latente de fusão do gelo: 80 cal/g; calor específico da água: c = 1,0 cal/g.ºC.



Bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Gaza : uma questão humanitária

 Está acontecendo uma barbarie neste momento é o mundo precisa acordar.O que está em xeque mate é a humanidade e temos que fazer algo para e...