segunda-feira, 6 de junho de 2016

TRABALHO BIMESTRAL (MANDALA) - 1º ANO - VESPERTINO

Centro Educacional 06 de Ceilândia.
Disciplinas envolvidas: Física, Química, Biologia, Geografia, Filosofia e Arte.
Turmas envolvidas: 1º  anos Turmas: A ao L.   VALOR: de 1,0 a 2,0 pontos. Atividade interdisciplinar Bimestral
“Mandala”
Desenvolvimento do trabalho:  Um grupo da turma ficará responsável de confeccionar uma Mandala. Os outros grupos fixarão os subtemas no formato de um espiral.
A temática da Mandala será exposta e explicada começando pelos temas delimitadores e terminando com o foco principal.
Organização:

O foco principal será o elemento químico da turma e os subtemas serão os assuntos correlacionados ao foco principal.
Elementos químicos: Cálcio, Nitrogênio, Carbono, Ferro, Urânio, Iodo, Polônio, Flúor, Hélio, Potássio, Mercúrio e Oxigênio.
Elementos Químicos – Foco Principal / Turmas


Cálcio
Nitrogênio
Carbono
Ferro
Urânio
Iodo
Polônio
Flúor
Hélio
Potássio
Mercúrio
Oxigênio













Subtemas e disciplinas relacionadas
Artes e Educação Física
Filosofia e Sociologia
Química e Física
Geografia
Biologia
Apresentação de cada grupo deverá conter os seguintes tópicos.
Confeccionar a Mandala. No dia da apresentação explicar a definição de Mandala, origem, objetivo, o efeito das cores e simetria.
Selecionar  imagens para a mandala. Explicar sobre o elemento: uma pequena biografia sobre o seu descobridor, nome em latim, como surgiu, comportamento do homem diante a utilização e futuro desse elemento e relacionar as ideias do cientista com as do pré socráticos.
Selecionar  imagens para a mandala.
Explicar sobre o elemento: Localização na tabela periódica – família, período, grupo e características, número atômico, quantidade de prótons, elétrons e nêutrons, distribuição eletrônica, ponto de fusão e ebulição, tamanho e eletronegatividade.
Selecionar  imagens para a mandala.
Explicar sobre o elemento:
Tipos de rochas e minérios – Forma de extração do elemento no Brasil, localização das principais jazidas e principais usos.
Selecionar  imagens para a mandala.
Explicar sobre o elemento:
Importância para o corpo – formas de obtenção (alimentação/ Remédios), a quantidade mínima para a saúde, principais doenças causadas pela carência ou excesso no organismo.


Avaliação
Nota da Mandala para Turma
Turma
Item
Pontuação
Nota
Criatividade
0,2


Exposição e apresentação da Mandala
0,2

Contextulalização
0,2

Conteúdos apresentados na Mandala
0,2

Resposta à pergunta surpresa
0,2


Total
1,0


Ficha Avaliativa por grupo
Grupo: 
  Item
Pontuação
Nota

Organ./Disciplina

0,2

Conteúdo/segurança

0,2

Clareza e Objetividade

0,2

Conteúdos apresentados
0,2


Uso da Mandala durante a apresentação
0,2

Total
1,0


Data e horários das apresentações
Data: 04 e 05 de julho
Horário
Segunda - feira
Terça - feira
1º I (Filosofia – Wilson)
1º D (Ed. Física – Silvana)
1º E (Artes – Andreia)
1º A (Artes – Andreia)
1º B (Física – Thiago)
1º J ( Química – Vanessa)
1º H (Artes – Andréia)
1º G (Artes – Andreia)
1º F (Química – Vanessa)
1º C (Física – Thiago)
1º K (Artes – Andreia)
1º L ( Artes – Andreia)


SÉRIE/TURMA:                  ELEMENTO:                    DIA/HORÁRIO:

Artes e Educação Física
Filosofia e Sociologia
Química e Física
Geografia
Biologia
A apresentação de cada grupo deverá conter os seguintes tópicos.
Confeccionar a Mandala. No dia da apresentação explicar a definição de Mandala, origem, objetivo, o efeito das cores e simetria.
Selecionar  imagens para a mandala. Explicar sobre o elemento: uma pequena biografia sobre o seu descobridor, nome em latim, como surgiu, comportamento do homem diante a utilização e futuro desse elemento.
Selecionar  imagens para a mandala.
Explicar sobre o elemento: Localização na tabela periódica – família, período, grupo e características, número atômico, quantidade de prótons, elétrons e nêutrons, distribuição eletrônica, ponto de fusão e ebulição, tamanho e eletronegatividade.
Selecionar  imagens para a mandala.
Explicar sobre o elemento:
Tipos de rochas e minérios – Forma de extração do elemento no Brasil, localização das principais jazidas e principais usos.
Selecionar  imagens para a mandala.
Explicar sobre o elemento:
Importância para o corpo – formas de obtenção (alimentação/ Remédios), a quantidade mínima para a saúde, principais doenças causadas pela carência ou excesso no organismo.

Grupo 1
Componentes/Nº
Grupo 2
Componentes/ Nº
Grupo 3
Componentes/ Nº
Grupo 4 Componentes/ Nº
Grupo 5
Componentes/ Nº








































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Gaza : uma questão humanitária

 Está acontecendo uma barbarie neste momento é o mundo precisa acordar.O que está em xeque mate é a humanidade e temos que fazer algo para e...