Centro Educacional 06 de Ceilândia.
Disciplinas envolvidas:
Física, Química, Biologia, Geografia, Filosofia e Arte.
Turmas envolvidas: 1º
anos Turmas: A ao L. VALOR: de
1,0 a 2,0 pontos. Atividade interdisciplinar Bimestral
“Mandala”
Desenvolvimento
do trabalho: Um
grupo da turma ficará responsável de confeccionar uma Mandala. Os outros grupos
fixarão os subtemas no formato de um espiral.
A temática
da Mandala será exposta e explicada começando pelos temas delimitadores e terminando com o foco principal.
Organização:
O foco principal será o
elemento químico da turma e os subtemas serão os assuntos correlacionados ao
foco principal.
Elementos químicos: Cálcio,
Nitrogênio, Carbono, Ferro, Urânio, Iodo, Polônio, Flúor, Hélio, Potássio,
Mercúrio e Oxigênio.
Elementos Químicos – Foco Principal /
Turmas
|
|
|
|||||||||
Cálcio
|
Nitrogênio
|
Carbono
|
Ferro
|
Urânio
|
Iodo
|
Polônio
|
Flúor
|
Hélio
|
Potássio
|
Mercúrio
|
Oxigênio
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Subtemas
e disciplinas relacionadas
|
||||
Artes e Educação Física
|
Filosofia e Sociologia
|
Química e Física
|
Geografia
|
Biologia
|
Apresentação
de cada grupo deverá conter os seguintes tópicos.
|
||||
Confeccionar
a Mandala. No dia da apresentação explicar a definição de Mandala, origem,
objetivo, o efeito das cores e simetria.
|
Selecionar imagens para a mandala. Explicar sobre o elemento: uma
pequena biografia sobre o seu descobridor, nome em latim, como surgiu,
comportamento do homem diante a utilização e futuro desse elemento e
relacionar as ideias do cientista com as do pré socráticos.
|
Selecionar imagens para a mandala.
Explicar
sobre o elemento: Localização na tabela periódica – família, período, grupo e
características, número atômico, quantidade de prótons, elétrons e nêutrons, distribuição
eletrônica, ponto de fusão e ebulição, tamanho e eletronegatividade.
|
Selecionar imagens para a mandala.
Explicar
sobre o elemento:
Tipos
de rochas e minérios – Forma de extração do elemento no Brasil, localização
das principais jazidas e principais usos.
|
Selecionar imagens para a mandala.
Explicar
sobre o elemento:
Importância
para o corpo – formas de obtenção (alimentação/ Remédios), a quantidade
mínima para a saúde, principais doenças causadas pela carência ou excesso no
organismo.
|
Avaliação
Nota
da Mandala para Turma
Turma
|
||
Item
|
Pontuação
|
Nota
|
Criatividade
|
0,2
|
|
Exposição
e apresentação da Mandala
|
0,2
|
|
Contextulalização
|
0,2
|
|
Conteúdos
apresentados na Mandala
|
0,2
|
|
Resposta
à pergunta surpresa
|
0,2
|
|
|
||
Total
|
1,0
|
|
Ficha
Avaliativa por grupo
Grupo:
|
||
Item
|
Pontuação
|
Nota
|
Organ./Disciplina
|
0,2
|
|
Conteúdo/segurança
|
0,2
|
|
Clareza
e Objetividade
|
0,2
|
|
Conteúdos
apresentados
|
0,2
|
|
Uso
da Mandala durante a apresentação
|
0,2
|
|
Total
1,0
|
|
Data
e horários das apresentações
Data: 04 e 05 de julho
|
||
Horário
|
Segunda - feira
|
Terça - feira
|
1º
|
1º I
(Filosofia – Wilson)
|
1º D
(Ed. Física – Silvana)
|
2º
|
1º E (Artes
– Andreia)
|
1º A
(Artes – Andreia)
|
3º
|
1º B
(Física – Thiago)
|
1º J
( Química – Vanessa)
|
4º
|
1º H
(Artes – Andréia)
|
1º G
(Artes – Andreia)
|
5º
|
1º F
(Química – Vanessa)
|
1º C
(Física – Thiago)
|
6º
|
1º K
(Artes – Andreia)
|
1º L
( Artes – Andreia)
|
SÉRIE/TURMA: ELEMENTO: DIA/HORÁRIO:
|
||||
Artes e Educação Física
|
Filosofia e Sociologia
|
Química e Física
|
Geografia
|
Biologia
|
A
apresentação de cada grupo deverá conter os seguintes tópicos.
|
||||
Confeccionar
a Mandala. No dia da apresentação explicar a definição de Mandala, origem,
objetivo, o efeito das cores e simetria.
|
Selecionar imagens para a mandala. Explicar sobre o elemento: uma
pequena biografia sobre o seu descobridor, nome em latim, como surgiu,
comportamento do homem diante a utilização e futuro desse elemento.
|
Selecionar imagens para a mandala.
Explicar
sobre o elemento: Localização na tabela periódica – família, período, grupo e
características, número atômico, quantidade de prótons, elétrons e nêutrons,
distribuição eletrônica, ponto de fusão e ebulição, tamanho e
eletronegatividade.
|
Selecionar imagens para a mandala.
Explicar
sobre o elemento:
Tipos
de rochas e minérios – Forma de extração do elemento no Brasil, localização
das principais jazidas e principais usos.
|
Selecionar imagens para a mandala.
Explicar
sobre o elemento:
Importância
para o corpo – formas de obtenção (alimentação/ Remédios), a quantidade
mínima para a saúde, principais doenças causadas pela carência ou excesso no
organismo.
|
Grupo
1
Componentes/Nº
|
Grupo 2
Componentes/
Nº
|
Grupo 3
Componentes/
Nº
|
Grupo 4 Componentes/ Nº
|
Grupo 5
Componentes/
Nº
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário