segunda-feira, 21 de março de 2016

CADERNO DE CAMPO - QUÍMICA - PROF. VANESSA

Caderno de Campo
TEMA: SABÃO – ESTUDO SOBRE O USO E CONSEQUÊNCIA SOCIAL
2º anos
Conhecido também por diário de bordo, o caderno de campo, é um testemunho das atividades desenvolvidas. Ele é um caderno brochura (sem pauta) ou uma pasta no qual o grupo responsável registra, em sua parte, todas as ETAPAS que realiza durante o projeto de pesquisa.
Etapas para elaboração do caderno de campo por grupo:
 ETAPA I.
Organização da equipe:
            Nesta etapa o grupo deverá descrever o local e a data em que ficou acordada a função de cada componente para a confecção do trabalho.
ETAPA II
Registro do levantamento bibliográfico  (Fundamentação teórica)
            Elaborar um texto levando em consideração os tópicos de cada área de conhecimento. (Mínimo 30 e no máximo 40 linhas).
ETAPA III
Registro Artístico ou  Resultados
            Nesta etapa o grupo poderá confeccionar uma ilustração, registrar uma entrevista, uma charge ou uma reportagem ou dependendo da área pesquisada relatar o experimento e os resultados obtidos, ou seja, algo que contextualize a etapa II.
ETAPA IV
Registro da Auto Avaliação
           Escrever sobre as dificuldades, decisões e avaliação dos componentes do grupo.
ETAPA V
Registro bibliográfico
           Escrever, de acordo com as normas da ABNT, a bibliografia pesquisada.



DESENVOLVIMENTO
Sobre as áreas do conhecimento envolvidas no projeto.
               A Etapa II é a única em que será direcionada por grupo, pois o texto deverá ser redigido pelo grupo, podendo apenas pesquisar os tópicos orientados pelo professor. Cuidado PLÁGIO é crime. O grupo diferenciado será o de Artes, pois terá responsabilidades peculiares.
Área
Responsabilidade


Artes


Confecção do caderno de campo, decoração do caderno ou pasta, redação da 1º, 2º, 3º e última folhas.
 A abertura e fechamento da apresentação/exposição do trabalho.

             Esta equipe será avaliada pela criatividade e organização do caderno de campo. Na 1º folha deverá conter: Tema da pesquisa, nome da escola, série/turma e turno, cidade e ano. Na 2º folha deverá constar: Título do projeto sugerido pela equipe, Nome dos líderes de cada grupo, área de pesquisa e professor (es) orientador (es). Na 3º folha: escrever uma pequena introdução com objetivo do trabalho e na última uma pequena conclusão relatando a vivência da confecção das esculturas com pedra sabão.
Outros grupos
Área
Etapa II (tópicos para elaboração do texto)
Educação Física






Conceito de higiene
Importância da higienização nas práticas esportivas
Relação de higiene, saúde e corpo saudável.
História/ Sociologia






Como se popularizou o uso do sabão para a higiene física e doméstica durante a Idade Média e Idade Moderna.
 (Um Texto)

Definição de Revolução Industrial; Origem,
Período da história;
Situação das fábricas, pessoas e Descrição do processo de industrialização do sabão. (Outro Texto)
Biologia






Por que o sabão limpa?
A molécula de sabão (micela)
Conceituar gordura e
Relacionar com as camadas de gorduras constituintes das membranas das células.

Química/Física
A história do sabão. Como se faz sabão?
Reação de saponificação (reação do sabão). Reagentes e produtos.
Equação química. A importância dos cálculos químicos para fabricação do sabão. Relatar alguns cálculos químicos.
Relacionar o conceito de limpeza com a espuma (BOLHAS).
Por que a bolha é colorida? (efeito da natureza ondulatória da luz – refração, reflexão e interferência)

Geografia
Definição de rios e lagos
Principais rios e afluentes brasileiros
Explicar sobre o problema da poluição dos rios por escoamento de esgotos não tratados por regiões e/ou estados.
Espanhol/Inglês
Relacionar 06 palavras mais citadas por área de conhecimento, ou seja, totalizando 30 palavras, e traduzi-las. Na etapa III o grupo deverá confeccionar uma espécie de dicionário ilustrado.

Avaliação
             A avaliação será dividida em duas etapas:
1º Apresentação/Exposição: 1,0 ponto (Nos corredores das salas de aula)
2º Entrega do caderno de campo: 1,0 ponto
         A pontuação final será por grupo e cada professor valorar o trabalho de acordo com seus critérios avaliativos.
Ficha avaliativa
Apresentação/Exposição
Série/Turma:                                                     Professor(a):


Item
Organização
(0,2)
Conteúdo
(0,2)
Domínio
(0,2)
Clareza
(0,2)
Resposta
(Pergunta surpresa)
(0,2)
Valor até 1,0 ponto






TOTAL:





Caderno de Campo
Série/Turma:                                                     Professor(a):


Item
Etapa I
(0,1)
Etapa II
(0,4)
Etapa III
(0,3)
Etapa IV
(0,1)
Etapa V
(0,1)
Valor até 1,0






TOTAL:



Data e Horário da Apresentação e Exposição:
Dia- 29/04/2016 (6ª feira)
Horário
Turmas
08h – 08h20


08h – 08h40


08h40 – 09h


09h – 09h20


09h20 – 09h40


09h40 – 10h


10h – 10h10
INTERVALO

Horário
Turmas
10h10 – 10h30


10h30 – 10h50


10h50 – 11h10


11h10 – 11h30


11h30 – 11h50


11h-50 – 12h10







             


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CONTEÚDOS PARA A RECUPERAÇÃO SEMESTRAL - 2º SEMESTRE/2024

01 -  PROFESSORA MIRELLY - MATEMÁTICA Conteúdo da Avaliação Anual Matemática   -  2°G - Trigonometria no Triângulo Retângulo - Operações com...