Caderno de Campo
TEMA: SABÃO – ESTUDO SOBRE O USO E CONSEQUÊNCIA
SOCIAL
2º anos
Conhecido também por diário de bordo, o caderno de campo, é
um testemunho das atividades desenvolvidas. Ele é um caderno brochura (sem pauta) ou uma pasta no qual o grupo responsável registra, em sua parte, todas as
ETAPAS que realiza durante o projeto
de pesquisa.
Etapas para elaboração
do caderno de campo por grupo:
ETAPA
I.
Organização
da equipe:
Nesta etapa o grupo deverá descrever
o local e a data em que ficou acordada a função de cada componente para a
confecção do trabalho.
ETAPA II
Registro do
levantamento bibliográfico
(Fundamentação teórica)
Elaborar um texto levando em
consideração os tópicos de cada área de conhecimento. (Mínimo 30 e no máximo 40
linhas).
ETAPA III
Registro
Artístico ou Resultados
Nesta etapa o grupo poderá
confeccionar uma ilustração, registrar uma entrevista, uma charge ou uma
reportagem ou dependendo da área pesquisada relatar o experimento e os
resultados obtidos, ou seja, algo que contextualize a etapa II.
ETAPA IV
Registro da Auto Avaliação
Escrever sobre as dificuldades,
decisões e avaliação dos componentes do grupo.
ETAPA
V
Registro
bibliográfico
Escrever, de acordo com as normas da
ABNT, a bibliografia pesquisada.
DESENVOLVIMENTO
Sobre as áreas do conhecimento
envolvidas no projeto.
A Etapa II é a única em que será direcionada por grupo, pois o texto
deverá ser redigido pelo grupo, podendo apenas pesquisar os tópicos orientados
pelo professor. Cuidado PLÁGIO é
crime. O grupo diferenciado será o de Artes,
pois terá responsabilidades peculiares.
Área
|
Responsabilidade
|
Artes
|
Confecção do caderno de campo, decoração do caderno ou
pasta, redação da 1º, 2º, 3º e última folhas.
A abertura e
fechamento da apresentação/exposição do trabalho.
|
Esta equipe será avaliada pela criatividade e organização do caderno
de campo. Na 1º folha deverá conter:
Tema da pesquisa, nome da escola, série/turma e turno, cidade e ano. Na 2º folha deverá constar: Título do
projeto sugerido pela equipe, Nome dos líderes de cada grupo, área de pesquisa
e professor (es) orientador (es). Na 3º
folha: escrever uma pequena
introdução com objetivo do trabalho e na última uma pequena conclusão relatando a vivência da
confecção das esculturas com pedra sabão.
Outros
grupos
Área
|
Etapa II (tópicos para elaboração do texto)
|
Educação Física
|
Conceito de higiene
Importância da higienização nas práticas esportivas
Relação de higiene, saúde e corpo saudável.
|
História/ Sociologia
|
Como se popularizou o
uso do sabão para a higiene física e doméstica durante a Idade Média e Idade
Moderna.
(Um Texto)
Definição de Revolução
Industrial; Origem,
Período da história;
Situação das fábricas,
pessoas e Descrição do processo de industrialização do sabão. (Outro Texto)
|
Biologia
|
Por que o sabão limpa?
A molécula de sabão (micela)
Conceituar gordura e
Relacionar com as camadas de gorduras constituintes das
membranas das células.
|
Química/Física
|
A história do sabão. Como se faz sabão?
Reação de saponificação (reação do sabão). Reagentes e
produtos.
Equação química. A importância dos cálculos químicos
para fabricação do sabão. Relatar alguns cálculos químicos.
Relacionar o conceito de limpeza com a espuma (BOLHAS).
Por que a bolha é colorida? (efeito da natureza
ondulatória da luz – refração, reflexão e interferência)
|
Geografia
|
Definição de rios e lagos
Principais rios e afluentes brasileiros
Explicar sobre o problema da poluição dos rios por
escoamento de esgotos não tratados por regiões e/ou estados.
|
Espanhol/Inglês
|
Relacionar 06 palavras mais citadas por área de
conhecimento, ou seja, totalizando 30 palavras, e traduzi-las. Na etapa III o grupo deverá
confeccionar uma espécie de dicionário ilustrado.
|
Avaliação
A avaliação será dividida em duas
etapas:
1º Apresentação/Exposição: 1,0 ponto (Nos
corredores das salas de aula)
2º Entrega do caderno de campo: 1,0
ponto
A pontuação final será por grupo e
cada professor valorar o trabalho de acordo com seus critérios avaliativos.
Ficha avaliativa
Apresentação/Exposição
Série/Turma: Professor(a):
|
|||||
Item
|
Organização
(0,2)
|
Conteúdo
(0,2)
|
Domínio
(0,2)
|
Clareza
(0,2)
|
Resposta
(Pergunta surpresa)
(0,2)
|
Valor até 1,0 ponto
|
|
|
|
|
|
TOTAL:
|
Caderno
de Campo
Série/Turma:
Professor(a):
|
|||||
Item
|
Etapa I
(0,1)
|
Etapa II
(0,4)
|
Etapa III
(0,3)
|
Etapa IV
(0,1)
|
Etapa
V
(0,1)
|
Valor até 1,0
|
|
|
|
|
|
TOTAL:
|
Data e Horário da Apresentação e
Exposição:
Dia-
29/04/2016 (6ª feira)
Horário
|
Turmas
|
08h – 08h20
|
|
08h – 08h40
|
|
08h40 – 09h
|
|
09h – 09h20
|
|
09h20 – 09h40
|
|
09h40 – 10h
|
|
10h –
10h10
|
INTERVALO
|
Horário
|
Turmas
|
10h10 – 10h30
|
|
10h30 – 10h50
|
|
10h50 – 11h10
|
|
11h10 – 11h30
|
|
11h30 – 11h50
|
|
11h-50 – 12h10
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário