CENTRO EDUCACIONAL 06 DE CEILÂNDIA
PROF. FRANCISCO ALVES DE MIRANDA
C. CURRICULAR: FILOSOFIA
TEMA - ANTÍGONA
Observações
01:
1. O trabalho será
em grupo (são quatro os grupos por turma) e digitado.
2.
Cada grupo terá dois redatores, dois digitadores e dois apresentadores.
a)
Os redatores
serão os encarregados pelas pesquisas/anotações/e redações do trabalho.
b)
Os digitadores serão os responsáveis pela digitação dos dados conforme as normas da
ABNT.
c)
Os apresentadores
serão os responsáveis pela apresentação em sala.
d)
O grupo, como um todo, pode e deve auxiliar na
elaboração do trabalho, pois, o professor escolherá livremente um membro do
grupo (não necessariamente um redator/digitador/apresentador) e fará algumas
perguntas pertinentes ao tema proposto.
3.
O trabalho será efetuado por etapas, logo, o não
cumprimento de uma delas acarretará a anulação do trabalho.
i.
Pesquisa/leitura/problematização
(27/04 a 08/05/2015).
ii.
Elaboração/digitação/formatação/consulta
ao professor (11-15/05/2015).
iii.
Apresentação
(25-29/05/2015) conforme o dia da Primeira
aula.
4.
Trabalhos repetitivos (cópias da Internet, de outros
grupos, plágios, etc.) e sem a devida referência bibliográfica serão excluídos.
5.
O trabalho tem o valor de quatro pontos (4,0).
6.
Nomes e números não digitados na folha de rosto
não serão computados para efeito de nota.
7.
O trabalho servirá como Recuperação Contínua (no
valor de cinco décimos [0,5]) para
aqueles que não obtiveram nota igual ou superior a cinco pontos (5,0).
Observações
sobre como fazer uma resenha crítica:
8. O trabalho será digitado
(da folha de rosto a bibliografia, sem excessão) todo em Times New Roman.
9. O trabalho
consta de quatro folhas, a saber, a folha
de rosto e as outras três do corpo do
trabalho.
10. Folha de rosto – o que deve conter a folha de
rosto:
a) Cabeçalho contendo as seguintes informações: instituição, professor, componente
curricular e a data. Deve ser alinhado à esquerda, negritado, caixa alta,
tamanho 12, espaçamento 1,5.
b) Título da obra - O título deve
ser centralizado, negritado, letra currida (primeira maiúscula), tamanho 14,
espaçamento 1,5.
c) Nomes dos componentes do grupo – logo abaixo
do título, nomes completos, alinhados a direita, não negritados, letra currida
(inicial maiúscula), espaçamento simples (1,0), tamanho 10.
d) Por fim (e abaixo do título) o nome da cidade e ano –
centralizado, negritado,
caixa alta, tamanho 12, espaçamento 1,5.
e) Importante: não
se põe página na folha de rosto, porém, para efeito de paginação conta-se com
ela.
11.
Demais folhas (resenha
propriamente dita) devem conter:
a) Layout de página
(Margens:
superior 2,5cm; esquerda 3,0cm; direita 3,0cm
e inferior 2,5cm). Ou, a opção Layout da
página – Margens – opção normal.
b) Três folhas – Times - Espaçamento 1,5.
c) Inicia a segunda folha com a referência dos dados
da obra: autor, título, local de
publicação, editor, ano, números
de páginas.
Exemplo:
CHALITA, Gabriel. Vivendo a
filosofia. São Paulo: Atual, 2004, 400pp.
d) Alguns dados bibliográficos do autor da obra
resenhada: dizer algo sobre quem é o autor, o que ele já publicou etc.
e) Resumo do conteúdo da obra: indicação
breve do assunto tratado e do ponto de vista adotado pelo autor (perspectiva
teórica, gênero, método, tom etc.) e resumo dos pontos essenciais do texto e
seu desenvolvimento geral.
f)
Avaliação
crítica:
comentários, julgamentos, juízos de valor do resenhador (alunos) sobre as
ideias do autor, o valor da obra etc.
g) Referências bibliográficas (se houver a
utilização de outras obras para complementar o estudo crítico).
12. Como fazer
citação (dois modelos):
a) Citação
direta - É a cópia literal de um texto. As transcrições de até três linhas
devem estar contidas entre aspas duplas.
As aspas simples são utilizadas para indicar uma citação no interior da
citação.
Exemplo:
“[...] Antígona
era filha do incesto entre Jocasta e Édipo (v. Édipo Rei), cuja maldição
acompanharia também as gerações futuras. Tinha por irmãos (mesmos pais):
Etéocles, Polinice e Ismênia. Antígona, jovem virgem, seria esposa futura de
Hêmon, filho de Creonte” (Antígona. Sófocles (Resumo). Disponível em: https://uni9direito1c.files.wordpress.com/2013/03/antc3adgona-resumo-e-jusnaturalismo-com-comentc3a1rios.pdf. Acesso em: 21
abr. 2015).
b) Com mais
de três linhas - As transcrições de texto com mais de três linhas devem ser
destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com caractere menor que o do
texto (no caso tamanho 10),
sem aspas e com espaçamento simples entre linhas.
Exemplo:
“Antígona
é uma peça que fala sobre o dever que o ser humano tem para com Deus que é
anterior àquele que tem para com o Estado. A personagem principal, Antígona,
quer enterrar de maneira digna e de acordo com a religião o seu irmão Polinice;
porém, essa atitude contraria às ordens do rei Creonte, o qual havia
determinado que o corpo de Polinice deveria ser exposto às aves do céu e aos
cães na terra. Antígona fica sabendo da determinação de Creonte e
grita: ‘Ele não tem o direito de me coagir a abandonar os meus!’ Com esse
grito, ela resolve ir contra as ordens do rei de Tebas” (Resenha: Antígona,
de Sófocles”. Disponível
em: <http://felipepimenta.com/2013/11/27/resenha-antigona-de-sofocles/>. Acesso em:
21 abr. 2015).
13. Fonte da
pesquisa obrigatória:
Artigo 1: Antígona.
Sófocles.
Antígone. Disponível em: < http://direitorio.fgv.br/sites/direitorio.fgv.br/files/antigona.pdf>. Acesso em:
21 abr. 2015.
Artigo 2: Antígona. Sófocles (Resumo)
Disponível em: https://uni9direito1c.files.wordpress.com/2013/03/antc3adgona-resumo-e-jusnaturalismo-com-comentc3a1rios.pdf>. Acesso em:
21 abr. 2015.
Artigo 3: Nómos e diké e o direito à resistência.
PEREIRA,
Gabriela Simões e SANTOS, Alana Ferreira dos. ANTÍGONA: ENTRE NÓMOS E DIKÉ E O
DIREITO À RESISTÊNCIA. Disponível em: < http://imagensdajustica.ufpel.edu.br/anais/trabalhos/GT%208/GT%208%20-%20PEREIRA,%20Gabriela%20Sim%F4%80%83%B5es.pdf>. Acesso em:
16 abr. 2015.
Artigo 4: Antígona: paradigma de valores
familiares.
QUEIROZ,
Nouraide Fernandes Rocha de. ANTÍGONA: PARADIGMA DE VALORES FAMILIARES.
Disponível em: < http://www.uesc.br/seminariomulher/anais/PDF/NOURAIDE%20FERNANDES%20ROCHA%20DE%20QUEIROZ.pdf>. Acesso em:
16 abr. 2015.
Artigo 5: Intencionalidade educativa para a
formação política nas tragêdias gregas de Sófocles.
ROCHA, Alessandro
Santos da. INTENCIONALIDADE EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO POLÍTICA NAS TRAGÉDIAS
GREGAS DE SÓFOCLES. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2655_1912.pdf. Acesso em: 21
abr. 2015.
14. Quanto ao
trabalho propriamente dito:
a)
Autor e obra: Quem foi
Sófocles? Quantas obras ele escreveu? Em que século? Qual o contexto
sócio-cultural de sua produção literária? Qual o significado da trilogia tebana
(Édipo rei; Édipo em Colono e Antígona)? Comentar tudo isso em um único
parágrafo.
a)
Sobre a obra
Antígona -
abordar a relação entre Lei divina e Lei do Estado:
a.1)
Observe o comentário: “Antígona, por um lado, defende um mundo regido por leis
divinas, cujo significado pode escapar à compreensão humana, mas que, apesar
disso, os homens respeitam. Creonte, por outro lado, enfatiza a capacidade
política que permite aos seres humanos criarem um mundo humano para nele
virem”. Em conformidade com a peça Antígona, a quem o homem deve obdecer, a lei
divina ou a lei do Estado?
a.2) É possível
estabelecer um paralelo entre o poder constituído e o ideal ético na obra
Antígona?
a.3)
Qual foi o principal motivo de desacordo entre Antígona e Creonte? Será que foi
somente a oposição entre a família e o Estado? Ou será duas abordagens
distintas da realidade e do ser humano?
a.4)
Enfim, qual a moral filosófica dessa peça teatral?
Sites
consultados:
Abaixo segue modelo de capa.
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