quarta-feira, 22 de abril de 2015

TRABALHO DE FILOSOFIA - ANTÍGONA - PROFº FCO MIRANDA - 1º ANOS VESP



CENTRO EDUCACIONAL 06 DE CEILÂNDIA
PROF. FRANCISCO ALVES DE MIRANDA
C. CURRICULAR: FILOSOFIA
TEMA - ANTÍGONA
Observações 01:
1.       O trabalho será em grupo (são quatro os grupos por turma) e digitado.
2.       Cada grupo terá dois redatores, dois digitadores e dois apresentadores.
a)       Os redatores serão os encarregados pelas pesquisas/anotações/e redações do trabalho.
b)       Os digitadores serão os responsáveis pela  digitação dos dados conforme as normas da ABNT.
c)       Os apresentadores serão os responsáveis pela apresentação em sala.
d)       O grupo, como um todo, pode e deve auxiliar na elaboração do trabalho, pois, o professor escolherá livremente um membro do grupo (não necessariamente um redator/digitador/apresentador) e fará algumas perguntas pertinentes ao tema proposto.
3.       O trabalho será efetuado por etapas, logo, o não cumprimento de uma delas acarretará a anulação do trabalho.

                                             i.            Pesquisa/leitura/problematização (27/04 a 08/05/2015).
                                            ii.            Elaboração/digitação/formatação/consulta ao professor (11-15/05/2015).
                                          iii.            Apresentação (25-29/05/2015) conforme o dia da Primeira aula.

4.       Trabalhos repetitivos (cópias da Internet, de outros grupos, plágios, etc.) e sem a devida referência bibliográfica serão excluídos.
5.       O trabalho tem o valor de quatro pontos (4,0).
6.       Nomes e números não digitados na folha de rosto não serão computados para efeito de nota.
7.       O trabalho servirá como Recuperação Contínua  (no valor de cinco décimos [0,5]) para aqueles que não obtiveram nota igual ou superior a cinco pontos (5,0).
Observações sobre como fazer uma resenha crítica:
8.       O trabalho será digitado (da folha de rosto a bibliografia, sem excessão) todo em Times New Roman.
9.       O trabalho consta de quatro folhas, a saber, a folha de rosto e as outras três do corpo do trabalho.
10.    Folha de rosto – o que deve conter a folha de rosto:
a)       Cabeçalho contendo as seguintes informações: instituição, professor, componente curricular e a data. Deve ser alinhado à esquerda, negritado, caixa alta, tamanho 12, espaçamento 1,5.
b)       Título da obra - O título deve ser centralizado, negritado, letra currida (primeira maiúscula), tamanho 14, espaçamento 1,5.
c)       Nomes dos componentes do grupo – logo abaixo do título, nomes completos, alinhados a direita, não negritados, letra currida (inicial maiúscula), espaçamento simples (1,0), tamanho 10.
d)       Por fim (e abaixo do título) o nome da cidade e ano – centralizado, negritado, caixa alta, tamanho 12, espaçamento 1,5.
e)       Importante: não se põe página na folha de rosto, porém, para efeito de paginação conta-se com ela.

11.    Demais folhas (resenha propriamente dita) devem conter: 
a)       Layout de página (Margens: superior 2,5cm; esquerda 3,0cm; direita  3,0cm e inferior 2,5cm). Ou, a opção Layout da páginaMargens – opção normal.
b)       Três folhas – Times - Espaçamento 1,5.
c)       Inicia a segunda folha com a referência dos dados da obra: autor, título, local de publicação, editor, ano, números de páginas.
Exemplo: CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. São Paulo: Atual, 2004, 400pp.
d)       Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada: dizer algo sobre quem é o autor, o que ele já publicou etc.
e)       Resumo do conteúdo da obra: indicação breve do assunto tratado e do ponto de vista adotado pelo autor (perspectiva teórica, gênero, método, tom etc.) e resumo dos pontos essenciais do texto e seu desenvolvimento geral.
f)        Avaliação crítica: comentários, julgamentos, juízos de valor do resenhador (alunos) sobre as ideias do autor, o valor da obra etc.
g)       Referências bibliográficas (se houver a utilização de outras obras para complementar o estudo crítico).
12.    Como fazer citação (dois modelos):
a) Citação direta - É a cópia literal de um texto. As transcrições de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar uma citação no interior da citação.

Exemplo:
“[...] Antígona era filha do incesto entre Jocasta e Édipo (v. Édipo Rei), cuja maldição acompanharia também as gerações futuras. Tinha por irmãos (mesmos pais): Etéocles, Polinice e Ismênia. Antígona, jovem virgem, seria esposa futura de Hêmon, filho de Creonte” (Antígona. Sófocles (Resumo). Disponível em: https://uni9direito1c.files.wordpress.com/2013/03/antc3adgona-resumo-e-jusnaturalismo-com-comentc3a1rios.pdf. Acesso em: 21 abr. 2015).


b) Com mais de três linhas - As transcrições de texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com caractere menor que o do texto (no caso tamanho 10), sem aspas e com espaçamento simples entre linhas.
Exemplo:
“Antígona é uma peça que fala sobre o dever que o ser humano tem para com Deus que é anterior àquele que tem para com o Estado. A personagem principal, Antígona, quer enterrar de maneira digna e de acordo com a religião o seu irmão Polinice; porém, essa atitude contraria às ordens do rei Creonte, o qual havia determinado que o corpo de Polinice deveria ser exposto às aves do céu e aos cães na terra. Antígona fica sabendo da determinação de Creonte e grita: ‘Ele não tem o direito de me coagir a abandonar os meus!’ Com esse grito, ela resolve ir contra as ordens do rei de Tebas” (Resenha: Antígona, de Sófocles”. Disponível em: <http://felipepimenta.com/2013/11/27/resenha-antigona-de-sofocles/>. Acesso em: 21 abr. 2015).

13.    Fonte da pesquisa obrigatória:

Artigo 1: Antígona.
Sófocles. Antígone. Disponível em: < http://direitorio.fgv.br/sites/direitorio.fgv.br/files/antigona.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2015.

Artigo 2: Antígona. Sófocles (Resumo)

Artigo 3: Nómos e diké e o direito à resistência.
PEREIRA, Gabriela Simões e SANTOS, Alana Ferreira dos. ANTÍGONA: ENTRE NÓMOS E DIKÉ E O DIREITO À RESISTÊNCIA. Disponível em: < http://imagensdajustica.ufpel.edu.br/anais/trabalhos/GT%208/GT%208%20-%20PEREIRA,%20Gabriela%20Sim%F4%80%83%B5es.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2015.

Artigo 4: Antígona: paradigma de valores familiares.
QUEIROZ, Nouraide Fernandes Rocha de. ANTÍGONA: PARADIGMA DE VALORES FAMILIARES. Disponível em: < http://www.uesc.br/seminariomulher/anais/PDF/NOURAIDE%20FERNANDES%20ROCHA%20DE%20QUEIROZ.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2015.

Artigo 5: Intencionalidade educativa para a formação política nas tragêdias gregas de Sófocles.
ROCHA, Alessandro Santos da. INTENCIONALIDADE EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO POLÍTICA NAS TRAGÉDIAS GREGAS DE SÓFOCLES. Disponível em:  http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2655_1912.pdf. Acesso em: 21 abr. 2015.
14.    Quanto ao trabalho propriamente dito:
a)       Autor e obra: Quem foi Sófocles? Quantas obras ele escreveu? Em que século? Qual o contexto sócio-cultural de sua produção literária? Qual o significado da trilogia tebana (Édipo rei; Édipo em Colono e Antígona)? Comentar tudo isso em um único parágrafo.
a)       Sobre a obra Antígona - abordar a relação entre Lei divina e Lei do Estado:
a.1) Observe o comentário: “Antígona, por um lado, defende um mundo regido por leis divinas, cujo significado pode escapar à compreensão humana, mas que, apesar disso, os homens respeitam. Creonte, por outro lado, enfatiza a capacidade política que permite aos seres humanos criarem um mundo humano para nele virem”. Em conformidade com a peça Antígona, a quem o homem deve obdecer, a lei divina ou a lei do Estado?
a.2) É possível estabelecer um paralelo entre o poder constituído e o ideal ético na obra Antígona?
a.3) Qual foi o principal motivo de desacordo entre Antígona e Creonte? Será que foi somente a oposição entre a família e o Estado? Ou será duas abordagens distintas da realidade e do ser humano?
a.4) Enfim, qual a moral filosófica dessa peça teatral?


Sites consultados:




Abaixo segue modelo de capa.


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