terça-feira, 13 de maio de 2014

INSCRIÇÕES - ENEM 2014

As inscrições para o Enem 2014 estão abertas até o dia 23 de maio e podem ser efetuadas pelo site do Enem.  A inscrição será confirmada após o pagamento de uma taxa de R$ 35 até o dia 28 de maio. Alunos de escolas públicas e estudantes que comprovarem baixa renda ficam isentos da taxa. Os candidatos já podem começar se preparando para o exame, acessando o aplicativo do Enem. 
"Fazer a inscrição no último momento causa um transtorno muito grande no ponto de vista da tecnologia da informação pro ministério. É importante que o estudante faça a inscrição ao longo desses dias para que a gente possa dar conforto a esse estudante", afirmou o ministro.
Veja abaixo outros pontos importantes:
Segurança
O ministro apontou para a novidade desta edição, que são os detectores de metais. "Serão em torno de 18 mil detectores que serão utilizados em cada local de prova, são de 16 mil locais de prova, provavelmente. E qualquer tentativa de fraudar o exame vai ser tratada com mais rigor", alertou.
Acessibilidade
Este ano o Enem irá garantir que todo estudante surdo inscrito no exame tenha acesso à língua de libras. "O sistema fornecerá um vídeo gravado e o candidato vai poder receber toda leitura do edital a partir desse vídeo, o mesmo acontecerá aos estudantes cegos, que terão acesso ao edital em formato de leitura compatível  com o sistema Dosvox", explicou Paim.
Internacionalização da educação superior
Segundo o ministro, o País tem consolidado a internacionalização da educação superior em diversas universidades parceiras: "O Enem recebe esse conhecimento, na Universidade de Coimbra, Portugal, na qual os estudantes brasileiros poderão ter acesso por meio do Enem. Outra iniciativa é com a Universidade de Salamanca, na Espanha, que faz a seleção com alunos a partir do Prouni que também utiliza o exame". 
Edição 2014
A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no exame em 2014, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões registrados no último ano.
A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos. 
Fonte:
Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Gaza : uma questão humanitária

 Está acontecendo uma barbarie neste momento é o mundo precisa acordar.O que está em xeque mate é a humanidade e temos que fazer algo para e...