segunda-feira, 6 de maio de 2013

RECUPERAÇÃO CONTÍNUA - FILOSOFIA (FRANCISCO MIRANDA)


CENTRO EDUCACIONAL 06 DE CEILÂNDIA
PROF. FRANCISCO ALVES DE MIRANDA
COMPONENTE CURRINCULAR: FILOSOFIA
(RECUPERAÇÃO CONTÍNUA) – TERCEIRO ANO
Data de entrega – 06-17/05/2013
Observação:
01.        O trabalho é uma recuperação contínua e deve ser entregue conforme o dia da aula (06-17/05).
02.       Escreva o seu nome completo, seguido pelo número, série e turma.
03.       É individual e as respostas devem ser no caderno e escritas a caneta de tinta cor azul ou preta.
04.       O valor do trabalho (1.0 um ponto).
05.       Mas, atenção, todas as questões devem ser respondidas, caso contrário, não será aceito.
06.       Observe a quantidade de linhas (não será permitida quantidade inferior ao número solicitado).
07.       Faça a enumeração das linhas. Exemplo: 01, 02, 03 em diante.

QUESTIONÁRIO
Sobre a cultura grega - Pesquise em um Dicionário de Filosofia (ou em livros, Internet etc.) e responda:

01.   No que diz respeito ao Período Homérico (sécs. XII ao VIII a. C.):
a)     Pesquise sobre a obra – Ilíada – atribuída a Homero e faça o resumo (em 10 linhas).
b)     Pesquise sobre a obra – Odisseia – atribuída a Homero e faça o resumo (em 10 linhas).


Sobre o Mito - Pesquise em um Dicionário de Filosofia (ou em livros, Internet etc.) e responda:

02.  O que é Mito e quais as suas características específicas? O mito é uma realidade só do passado ou podemos falar que nos dias de hoje há mitos? (comente em 15 linhas). O que difere a narrativa mítica da narrativa filosófica? (em 10 linhas).
03.  Faça sua pesquisa sobre o filósofo Albert Camus e fala sobre sua obra - Mito de Sísifo. Por que Sísifo é tido como o herói absurdo em conformidade com Camus?  (em 10 linhas).

Sobre a origem da filosofia - Pesquise em um Dicionário de Filosofia (livros, Internet etc.) e responda:

04. O que caracteriza o conhecimento ingênuo, científico e filosófico? (em 15 linhas)
05.  A filosofia nasceu promovendo a passagem do saber mítico ao saber racional, sem, entretanto, romper com todas as estruturas explicativas do mito. Por que a filosofia inicial não rompeu definitivamente com as explicações míticas? Qual a diferença entre filosofia de vida e filosofia do especialista? O que é filosofia? O que caracteriza a reflexão filosófica propriamente dita? Explique (em 15 linhas).
06. Para que serve a filosofia? Ela é útil? Inútil? Justifique sua resposta (em 10 linhas).
07.  Por que a origem da filosofia é grega e não egípcia ou chinesa? Qual foi o período de seu surgimento e quais foram os fatores que levaram o seu surgimento? (em 10 linhas).

Sobre os pré-socráticos - Pesquise em um Dicionário de Filosofia (em livros, Internet etc.) e responda:

08. Os Pré-socráticos buscava um princípio (arkhé) que deu origem a todas as coisas, porém que fosse racional. Assim sendo, qual o princípio para Tales? Para Anaximandro de Mileto? Para Pitágoras de Samos? Para Heráclito de Éfeso? Para Parmênides de Eléia?  (comente e justifique sua resposta em 10 linhas). Qual a diferença básica entre o pensamento de Heráclito e o de Parmênides? Faça um paralelo entre o pensamento de Heráclito e de Parmênides, ou seja, um esquema comparativo de suas ideias (em duas colunas 05 linhas).

Sobre os sofistas - Pesquise em um Dicionário de Filosofia (ou em livros, Internet etc.) e responda:

09.  O que caracteriza o movimento proposto pelos sofistas? Qual é o seu período? Quem foram os seus principais representantes? Qual foi a importância dos sofistas para a educação e a política? Por que os sofistas também são chamados de pedagogos? Comente sua resposta (em 10 linhas). Por que se atribui aos sofistas o ideal de democracia? Qual era nesse período o significado de democracia? Qual é o significado de democracia hoje para nós (brasileiros)? Há alguma relação entre o ideal grego de democracia com a nossa democracia? (em 10 linhas).

Sobre Sócrates - Pesquise em um Dicionário de Filosofia (ou em livros, Internet etc.) e responda:

10.   Em conformidade com a história da filosofia, Sócrates não deixou nada escrito, o que se sabe ao seu respeito deve-se aos seus discípulos, em especial, a Platão. Assim sendo (e em conformidade com o livro filosofando – o livro de vocês), qual a diferença básica entre o pensamento de Sócrates e o dos sofistas? (05 linhas).
11.     Qual é o método criado por Sócrates? Tem a ver com a ironia e a maiêutica? O que significa ironia e maiêutica? Comente sua resposta (10 linhas).
12.    Há uma famosa frase atribuída a Sócrates que diz o seguinte: “Só sei que nada sei”. Ora, quem sabe que não sabe não já sabe de algo ou como ele diz em outra de suas famosas frases: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”? O que significa tal afirmação? Comente com suas palavras (em 10 linhas).

Sobre Platão - Pesquise em um Dicionário de Filosofia (ou em livros, Internet etc.) e responda:

13.    Platão pensa de forma diferente de alguns filósofos. No que diz respeito a sua filosofia, o que significa a Teoria das Ideias? O que significa o Mundo das Ideias (mundo ideal)? O que significa o Mundo das Sombras? (dos sentidos, das aparências)? Qual é o mundo perfeito, segundo Platão? Platão nos fala em sua obra A República, no Livro VII, da Alegoria da Caverna (ou seja, do Mito da Caverna) Explique essa alegoria? Fale sobre a dialética platônica e sobre a teoria da reminiscência (em 20 linhas).

Sobre Aristóteles - Pesquise em um Dicionário de Filosofia (e em livros ou na Internet) e responda:

14.   Aristóteles discorda do mestre (no caso, de Platão). Qual a diferença do pensamento de Aristóteles em relação ao pensamento de Platão? Em que consistia sua filosofia (ou Metafísica)? (em 10 linhas).
15.    Qual o conceito que Aristóteles dá a política, a ética? (em 10 linhas).


Sobre a filosofia helênica

16.   O que caracteriza a filosofia helênica: correntes filosóficas e representantes: o estoicismo, o epicurismo, o ceticismo e o neoplatonismo, principal representante? (em 15 linhas).

Sobre a filosofia renascentista:

17.    O que caracteriza a filosofia renascentista? O que é o humanismo? Quais os principais representantes do humanismo? (em 15 linhas).

Sobre a filosofia Moderna

18.   O que caracteriza a filosofia moderna? Quem é tido como o fundador da filosofia Moderna? (em 05 linhas).
19.    O que caracteriza o racionalismo? Quais são os principais representantes? Faça uma síntese do pensamento de René sobre o seu racionalismo: o que significa o sistema cartesiano? O que são ideias inatas? Como ele faz para provar o conhecimento seguro, indubitável? (em 20 linhas).
20.  O que caracteriza o empirismo? Quais são os principais representantes? Faça uma síntese da obra – Ensaio sobre o entendimento humano – de John Locke:
a)     Por que não há princípios ou ideias inatas? (em 10 linhas).
b)     O que são ideias? Explique e exemplifique (em 10 linhas).
c)      O que são as palavras? Explique e exemplifique (em 10 linhas).
d)     O que é o conhecimento e a opinião? Explique e exemplifique (em 10 linhas).

Sobre a filosofia Moderna e Contemporânea

21.    O que caracteriza a filosofia de Nietzsche? A dimensão do apolíneo e do dionisíaco? Quais suas críticas ao pensamento elaborado por Platão, depois, ao pensamento judaico-cristão? Quais os quatro grandes erros que ele critica em – Crepúsculo dos Ídolos? (em 30 linhas).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MIRANDA, Francisco Alves de; FEITOSA, Elisa Geralda; NEVES, Wilson da Silva. Alguns Caminhos da Filosofia no Ocidente. Brasília: Art Letras, 2010.
ARANHA, M. l. Arruda; MARTINS, M. H. Pires. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2000.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2002.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
MORA, J. F. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Loyola, 2000.
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CONTEÚDOS PARA A RECUPERAÇÃO SEMESTRAL - 2º SEMESTRE/2024

01 -  PROFESSORA MIRELLY - MATEMÁTICA Conteúdo da Avaliação Anual Matemática   -  2°G - Trigonometria no Triângulo Retângulo - Operações com...