CENTRO EDUCACIONAL 06 DE
CEILÂNDIA
PROF. FRANCISCO ALVES DE
MIRANDA
COMPONENTE CURRINCULAR:
FILOSOFIA
(RECUPERAÇÃO CONTÍNUA) - PRIMEIRO ANO
Data de entrega – (06-17/05/2013)
Observação:
01.
O trabalho é uma recuperação contínua e deve ser
entregue conforme o dia da aula (06-17/05).
02.
Escreva o seu nome
completo, seguido pelo número, série e turma.
03.
É individual
e as respostas devem ser no caderno
e escritas a caneta de tinta cor azul ou preta.
04.
O valor do trabalho (1.0 um ponto).
05.
Mas, atenção, todas as questões devem ser respondidas,
caso contrário, não será aceito.
06.
Observe a quantidade de linhas (não será permitida quantidade inferior ao número
solicitado).
07.
Faça a enumeração das linhas. Exemplo: 01, 02, 03 em diante.
QUESTIONÁRIO
Sobre a cultura grega - Pesquise em um Dicionário de Filosofia (ou em livros, Internet etc.) e responda:
01.
No
que diz respeito ao Período Homérico
(sécs. XII ao VIII a. C.):
a)
Pesquise
sobre a obra – Ilíada – atribuída a
Homero e faça o resumo (em 20 linhas).
b)
Pesquise
sobre a obra – Odisseia – atribuída a
Homero e faça o resumo (em 20 linhas).
02.
Pesquise
sobre o Culto ao fogo (Como se deu?
Por que os primeiros povos cultuavam o fogo? Qual a importância do fogo para o
homem primitivo? Comente em 10 linhas).
03. Pesquise sobre o Culto aos mortos (Como se deu? Por que os primeiros humonos
sentiram a necessidade de enterrar os seus semelhantes? Por que os primeiros
antepassados eram tidos como seres sagrados? Comente em 10 linhas).
Sobre o Mito - Pesquise em um Dicionário de Filosofia (ou em livros, Internet etc.) e responda:
04. O que é Mito? (Qual a sua característica
específica? Comente em 10
linhas)
05. O que significa para você esta expressão “Narrativas míticas”? (comente em 05
linhas).
06. Qual a diferença de uma narrative mítica para
uma filosófica? (comente em 05 linhas).
07. Por que as primeiras narrativas humanas
baseavam-se em eventos sobrenaturais,
entidades sobrenaturais? (comente em 05 linhas).
08. O mito é
uma realidade só do passado ou podemos falar que nos dias de hoje há mitos? Você conhece algum mito moderno? (comente em 05 linhas).
09.
Fala
sobre o Mito de Pandora (comente em 05 linhas).
10.
Fala
sobre o Mito Prometeu (comente em 05 linhas).
11.
Fala
sobre o Mito de Sísifo (comente em 05 linhas).
Sobre a origem da filosofia
- Pesquise em um Dicionário de Filosofia (livros,
Internet etc.) e responda:
12.
A
filosofia nasceu promovendo a passagem do saber mítico ao saber racional, sem,
entretanto, romper com todas as estruturas explicativas do mito. Por que a
filosofia inicial não rompeu definitivamente com as explicações míticas? Comente (10
linhas).
13.
Pense
na variedade dos fenômenos naturais e responda: por que, em sua opinião, as
explicações míticas e religiosas tornaram-se insuficientes, para os gregos, à
época do início do pensamento filosófico (10
linhas).
14.
Qual
a diferença entre filosofia de vida e filosofia do especialista? O que é
filosofia? O que caracteriza a reflexão filosófica propriamente dita? Explique (10
linhas).
15.
Para
que serve a filosofia? Ela é útil? Inútil? Justifique sua resposta (10 linhas).
16.
Por
que a origem da filosofia é grega e não egípcia ou chinesa? Qual foi o período
de seu surgimento e quais foram os fatores que levaram o seu surgimento? Comente (10
linhas).
17.
Observe o
seguinte comentário:
“Minha
filha me fez uma pergunta: ‘O que é pensar?’ Disse-me que esta era uma pergunta
que o professor de filosofia havia imposto à classe. Pelo que lhe dou os
parabéns. Primeiro, por ter ido diretamente à questão essencial. Segundo, por
ter tido a sabedoria de fazer a pergunta, sem dar a resposta. Porque se tivesse
dado a resposta, teria com ela cortado as asas do pensamento. O pensamento é
como a águia que só alça voo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar
sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o
ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as
respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre
a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido”
(Rubem Alves).
Você está de acordo
com Rubem Alves, afinal, qual o seu significado de pensamento? Comente (20 linhas).
Sobre os pré-socráticos - Pesquise em um Dicionário de Filosofia (em livros, Internet etc.) e responda:
18.
Costuma-se
dividir a filosofia grega em três períodos, a saber, pré-socrático; socrático
e pós-socrático (ou helenístico).
Assim sendo:
a)
O
que significa para a filosofia o período pré-socrático? (responda em 05 linhas);
b)
O
que significa para a filosofia o período socrático? (responda em 05 linhas);
c)
O
que significa para a filosofia o período pós-socrático? (responda em 05 linhas).
19.
Os
pré-socráticos buscava um princípio (arkhé)
que deu origem a todas as coisas, porém que fosse racional. Assim sendo:
a)
Qual
o princípio para Tales? (comente e justifique sua resposta em 05 linhas);
b)
Qual
o princípio para Anaximandro de Mileto? (comente e justifique sua resposta em 05 linhas);
c)
Qual
o princípio para Pitágoras de Samos? (comente e justifique sua resposta em 05 linhas);
d)
Qual
o princípio para Heráclito de Éfeso? (comente e justifique sua resposta em 05 linhas);
e)
Qual
o princípio para Parmênides de Eléia?
(comente e justifique sua resposta em 05 linhas).
20.
Qual
a diferença básica entre o pensamento de Heráclito e o de Parmênides? Faça um
paralelo entre o pensamento de Heráclito e de Parmênides, ou seja, um esquema
comparativo de suas ideias (em duas colunas 10 linhas).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MIRANDA, Francisco Alves de; FEITOSA, Elisa Geralda; NEVES, Wilson da
Silva. Alguns Caminhos da Filosofia no Ocidente. Brasília: Art Letras, 2010.
ARANHA, M. l. Arruda; MARTINS, M. H. Pires. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2000.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da
Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2002.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário
de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
MORA, J. F. Dicionário de
Filosofia. São Paulo: Loyola, 2000.
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de
Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
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