quarta-feira, 6 de abril de 2011

Poderia ser um dia normal de aula!


-->

Poderia ser um dia normal de aula!
Um dia de avaliação como todas as outras!
Mas, de repente,....
O que é aquilo?            
Surge por trás de uma manta branca um indivíduo trajando um chapéu de nordestino, com uma blusa, toda quadriculada.
Pega um violão e começa a cantar Asa Branca. A galera bate palmas e acompanha cantando!
Daqui a pouco, liga um som, começa a rolar o maior forrozão!
É nesse ambiente que começa uma avaliação sobre Globalização da Economia!
Isso mesmo!? Uma prova oral e em dupla!

Essa foi a forma dinâmica e descontraída que o professor Kleber, de Geografia, das turmas de 8ª série do turno vespertino, planejou para inovar sua prática pedagógica. Entre uma brincadeira e outra, entre um pergunta e outra, o aluno é desafiado a expor, ao vivo e a cores, tudo aquilo que  apreendeu durante o bimestre.





O interessante é que essa dinâmica permite que tanto o aluno, quanto a turma, acompanhe o processo de avaliação revisando e “intensificando” os conteúdos estudados.
Além de favorecer o desenvolvimento das competências e habilidades sugeridas pelos PCN’s, a dinâmica proporciona a efetivação das expectativas de aprendizagem indicadas pela Secretaria de Educação do DF para o componente curricular.
São estas novas iniciativas pedagógicas que propiciam a nossa reflexão sobre os novos caminhos para a educação em nossa escola. Práticas que estimulam nosso modo de julgar a relação ensino-aprendizagem.

Um comentário:

Postagem em destaque

Gaza : uma questão humanitária

 Está acontecendo uma barbarie neste momento é o mundo precisa acordar.O que está em xeque mate é a humanidade e temos que fazer algo para e...