Correção dos exercícios cap. 10 –
Professor Cleison - geografia
a) Defina o que é ecoturismo: pode
ser definido como o segmento da atividade turística que utiliza, de forma
sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca
a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente,
objetivando o bem-estar das populações.
b)
Expliquem quais são os aspectos positivos e negativos do ecoturismo:
Positivos: Busca o desenvolvimento de forma sustentável, a conservação da
natureza, a manutenção dos aspectos culturais, promove o desenvolvimento
econômico de cidades, aldeias e/ou comunidades, etc. Negativos: Pode acontecer
a exploração dos produtos e do trabalho
dos nativos, se mal planejado provocar impactos ambientais, promover a perda de
características culturais, etc.
c)
Pesquise e identifique uma atividade de
ecoturismo em Brasília/Entorno. Cite as principais características da atividade
pesquisada. (ATENÇÃO! Resposta pessoal, individual, que deve ser
realizada pelo aluno, sendo esta questão objeto de avaliação para a nota de
caderno).
2º exercício
1.
O turismo doméstico ou nacional é aquele realizado dentro de
um país, o turismo internacional é realizado por pessoas de um país visitando
outros países. Obs: o termo doméstico é muito utilizado nos aeroportos para
apontar os voos dentro do país.
2.
O turismo de massas inclusão de milhões de pessoas, inclusive
famílias de baixa renda, fazem viagens turísticas a cada ano. Surgiu a partir
de meados do século XX, 1950, isso, muito devido à revolução nos meios de
transporte.
3.
Os países que mais se destacam no recebimento de turistas
são: França 77 milhões, China 56 milhões, Espanha 53 milhões, Itália 44
milhões.
4.
Os espaços do turismo contribuem para reconstruir, manter ou
restaurar, cidades, bairros, monumentos, etc, bem como preservar paisagens
naturais.
5.
O turismo mais tradicional consiste na viagem até as áreas
litorâneas (praias). A região banhada pelo mar Mediterrâneo (França, Espanha,
Itália e Grécia), países que possuem infraestrutura hoteleira, restaurantes
boates, bares, parques, teatros, ancoradouros para barcos e iates se destacam
neste tipo de turismo.
6.
O transporte hidroviário é o mais barato, pois, um navio com
1 litro de diesel transporta uma média de 575 toneladas, ideal para o
transporte de grandes volumes de cargas não perecíveis, não necessita de manutenção
nas hidrovias, a não ser que haja algum impacto ambiental (assoreamento, por
exemplo).
7.
Os países desenvolvidos priorizam o transporte hidroviário e
o ferroviário. O hidroviário pode ser afetado pelo clima tendo em vista a
possibilidade de congelamento total, ou parcial, dos rios, lagos e mares. Já o
relevo influencia, pois, regiões com predomínio dos relevos montanhosos ou de
planaltos não são favoráveis à navegação, sendo os rios de planícies os mais
adequados.
8.
É o transporte por navios no mar, de um porto a outro, dentro
do mesmo país. O Japão, em função de suas características geográficas se
destaca neste tipo de navegação.
9.
Os Estados Unidos possuem a maior quilometragem de vias
férreas do mundo, equivalente a 220 mil km, a Rússia e a China vêm em segundo
lugar com 57 mil km cada uma. Porém, é na Rússia a ferrovia (via férrea) mais
extensa do mundo, a Transiberiana, que liga a porção europeia da Rússia com a
parte asiática desse país.
10.
A palavra “escolha”, entre aspas na pergunta, representa uma
ironia, visto que o sistema rodoviário nos países subdesenvolvidos aconteceu
motivado por forte pressão exercida pela indústria automobilística. Com exceção
da Índia e mais recentemente a China (países que investem em ferrovias), a partir de 1960, período do Fordismo, as
insuficientes redes ferroviárias são substituídas por “modernas redes”
rodoviárias nos países pobres.
11.
Rodovia, um caminhão, 30 toneladas em média por litro de
diesel, o mais caro – Ferrovia, um trem, 125 toneladas em média por litro de
diesel, segundo mais em conta – Hidrovia, um navio, 575 toneladas em média por
litro de diesel, o mais barato dos meios de transporte para cargas.
12.
A partir de 1970, com a revolução
técnico-científica-informacional, as telecomunicações têm uma influência muito
maior para a localização das empresas do que os recursos naturais. A indústria,
a empresa moderna requer telecomunicações, transportes e mão de obra
qualificada.
13.
O custo-país é o quanto os meios de transporte influenciam no
custo de suas mercadorias exportadas, isto é, como o deslocamento de carga
encarece o custo dos produtos. O transporte é o principal aspecto, porém,
impostos, burocracia, a necessidade de pagar ou não propinas, também encarece
os produtos no mercado interno e externo, aumentando assim o custo-país.
Postagem: Fernanda Martins
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