segunda-feira, 13 de novembro de 2017

CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DO CAP. 10 - GEOGRAFIA (CLEISON) - VESPERTINO

Correção dos exercícios cap. 10 – Professor Cleison - geografia

a)    Defina o que é ecoturismo: pode ser definido como o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, objetivando o bem-estar das populações.

b)     Expliquem quais são os aspectos positivos e negativos do ecoturismo: Positivos: Busca o desenvolvimento de forma sustentável, a conservação da natureza, a manutenção dos aspectos culturais, promove o desenvolvimento econômico de cidades, aldeias e/ou comunidades, etc. Negativos: Pode acontecer a exploração dos produtos e  do trabalho dos nativos, se mal planejado provocar impactos ambientais, promover a perda de características culturais, etc.

c)     Pesquise e identifique uma atividade de ecoturismo em Brasília/Entorno. Cite as principais características da atividade pesquisada. (ATENÇÃO! Resposta pessoal, individual, que deve ser realizada pelo aluno, sendo esta questão objeto de avaliação para a nota de caderno).

2º exercício

1.         O turismo doméstico ou nacional é aquele realizado dentro de um país, o turismo internacional é realizado por pessoas de um país visitando outros países. Obs: o termo doméstico é muito utilizado nos aeroportos para apontar os voos dentro do país.
2.         O turismo de massas inclusão de milhões de pessoas, inclusive famílias de baixa renda, fazem viagens turísticas a cada ano. Surgiu a partir de meados do século XX, 1950, isso, muito devido à revolução nos meios de transporte.
3.         Os países que mais se destacam no recebimento de turistas são: França 77 milhões, China 56 milhões, Espanha 53 milhões, Itália 44 milhões.
4.         Os espaços do turismo contribuem para reconstruir, manter ou restaurar, cidades, bairros, monumentos, etc, bem como preservar paisagens naturais.
5.         O turismo mais tradicional consiste na viagem até as áreas litorâneas (praias). A região banhada pelo mar Mediterrâneo (França, Espanha, Itália e Grécia), países que possuem infraestrutura hoteleira, restaurantes boates, bares, parques, teatros, ancoradouros para barcos e iates se destacam neste tipo de turismo.
6.         O transporte hidroviário é o mais barato, pois, um navio com 1 litro de diesel transporta uma média de 575 toneladas, ideal para o transporte de grandes volumes de cargas não perecíveis, não necessita de manutenção nas hidrovias, a não ser que haja algum impacto ambiental (assoreamento, por exemplo).
7.         Os países desenvolvidos priorizam o transporte hidroviário e o ferroviário. O hidroviário pode ser afetado pelo clima tendo em vista a possibilidade de congelamento total, ou parcial, dos rios, lagos e mares. Já o relevo influencia, pois, regiões com predomínio dos relevos montanhosos ou de planaltos não são favoráveis à navegação, sendo os rios de planícies os mais adequados.
8.         É o transporte por navios no mar, de um porto a outro, dentro do mesmo país. O Japão, em função de suas características geográficas se destaca neste tipo de navegação.
9.         Os Estados Unidos possuem a maior quilometragem de vias férreas do mundo, equivalente a 220 mil km, a Rússia e a China vêm em segundo lugar com 57 mil km cada uma. Porém, é na Rússia a ferrovia (via férrea) mais extensa do mundo, a Transiberiana, que liga a porção europeia da Rússia com a parte asiática desse país.
10.      A palavra “escolha”, entre aspas na pergunta, representa uma ironia, visto que o sistema rodoviário nos países subdesenvolvidos aconteceu motivado por forte pressão exercida pela indústria automobilística. Com exceção da Índia e mais recentemente a China (países que investem em ferrovias),  a partir de 1960, período do Fordismo, as insuficientes redes ferroviárias são substituídas por “modernas redes” rodoviárias nos países pobres.
11.      Rodovia, um caminhão, 30 toneladas em média por litro de diesel, o mais caro – Ferrovia, um trem, 125 toneladas em média por litro de diesel, segundo mais em conta – Hidrovia, um navio, 575 toneladas em média por litro de diesel, o mais barato dos meios de transporte para cargas.
12.      A partir de 1970, com a revolução técnico-científica-informacional, as telecomunicações têm uma influência muito maior para a localização das empresas do que os recursos naturais. A indústria, a empresa moderna requer telecomunicações, transportes e mão de obra qualificada.

13.      O custo-país é o quanto os meios de transporte influenciam no custo de suas mercadorias exportadas, isto é, como o deslocamento de carga encarece o custo dos produtos. O transporte é o principal aspecto, porém, impostos, burocracia, a necessidade de pagar ou não propinas, também encarece os produtos no mercado interno e externo, aumentando assim o custo-país.

Postagem: Fernanda Martins

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