quinta-feira, 1 de outubro de 2015

GEOGRAFIA AGRÁRIA - Professor: Danilo (vespertino)

GEOGRAFIA AGRÁRIA
DE MANEIRA MAIS ESPECIFICA OS SISTEMAS AGRÍCOLAS

Agricultura Moderna é aquela que faz uso de várias tecnologias, tais como: Tratores, colhedeiras, ceifadeiras, adubos, fertilizantes, sementes recombinadas geneticamente, equipamentos que sonda a meteorologia entre outros. A agricultura moderna não se limita ao uso de máquinas; lança mão também da biotecnologia. Essa agricultura moderna basear-se num aumento significante da sua produção à medida que ela incrementa tecnologia.
É fundamental para o desenvolvimento da agricultura moderna o uso de grandes investimentos. Existe uma troca constante entre a indústria tecnológica e a indústria agropecuária. A primeira oferece tecnologia e a outra o capital necessário. A agricultura moderna faz parte do complexo agroindustrial.

Agricultura tradicional utiliza técnicas ultrapassadas e ao contrário de sua versão moderna, a agricultura tradicional faz uso de métodos ultrapassados e de mão de obra em larga escala diferentemente da agricultura moderna que tende a liberar mão de obra cada vez mais. Ao contrário da agricultura moderna a agricultura tradicional precisa incorporar terras para aumentar sua produção essa agricultura tradicional e uma agricultura de baixa produtividade. A agricultura tradicional é típica dos países em desenvolvimento, o que não significa que não seja praticada também nos países desenvolvidos.

Agricultura alternativa utiliza o trabalho humano com maior intensidade em relação à tecnologia em geral (mas nem sempre) agridem o meio ambiente com queimadas.




MST

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira. Como se sabe, no Brasil prevaleceu historicamente uma desigualdade do acesso a terra, consequência direta de uma organização social patrimonialista e patriarcalista ao longo de séculos, predominando o grande latifúndio como sinônimo de poder. Desta forma, dada à concentração fundiária, as camadas menos favorecidas como escravos, ex-escravos ou homens livres de classes menos abastadas teriam maiores dificuldades à posse da terra.
Os objetivos do MST, para além da reforma agrária, estão no bojo das discussões sobre as transformações sociais importantes ao Brasil, principalmente àquelas no tocante à inclusão social. Se por um lado existiram avanços e conquistas nesta luta, ainda há muito por se fazer em relação à reforma agrária no Brasil, seja em termos de desapropriação e assentamento, seja em relação à qualidade da infraestrutura disponível às famílias já assentadas. Segundo dados do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), o número de famílias assentadas nestes últimos anos foi de 614.093, sendo criados neste mesmo período 551 assentamentos. Ainda conforme o INCRA, no total, o Brasil conta com 85,8 milhões de hectares incorporados à reforma agrária e um total de 8.763 assentamentos atendidos, onde vivem 924.263 famílias.

AS CONTROVERSIAS DO MST

Se por um lado à luta pela terra além de ser louvável é legítima, por outro, os meios praticados pelo movimento para promover suas invasões em alguns determinados casos geram muita polêmica na opinião pública. Em determinados episódios que repercutiram nacionalmente, o movimento foi acusado de ter pautado pela violência, além de ter permeando suas ações pela esfera da ilegalidade, tanto ao invadir propriedades que, segundo o Estado, eram produtivas, como ao ter alguns de seus militantes envolvidos em depredações, incêndios, roubos e violência contra colonos dessas fazendas.

SOBRE O DIREITO A TERRA NO BRASIL

Ao colocar o direito de propriedade no rol de direitos fundamentais, significa dizer que não basta ser proprietário legítimo, é necessária a utilização da propriedade em atendimento à função social, só assim não será privado de seu domínio pelo Poder Público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Gaza : uma questão humanitária

 Está acontecendo uma barbarie neste momento é o mundo precisa acordar.O que está em xeque mate é a humanidade e temos que fazer algo para e...