quinta-feira, 2 de julho de 2015

CONTEÚDO DE ED. FISICA

QUALIDADE DE VIDA

Percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura, e do sistema de valores em que vive e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações (OMS).
É o estado de bem-estar geral dos sujeitos, em todas as suas dimensões.
Falar em qualidade de vida implica pensar, na dignidade humana, nas relações desses sujeitos consigo mesmos, com o outro, com os meios físico, cultural e social. Isso, implica levar em conta diferentes fatores que atuam nas condições de vida dessas pessoas, como os condicionantes das dimensões:
biológica,
psicológica,
social,
cultural
econômica,
ambiental,
dentre outras.

DIMENSÃO BIOLÓGICA
Engloba fatores relativos à condição orgânica do sujeito, ou seja, à sua estrutura anatômica e fisiológicas. Dentre outros condicionantes dessa dimensão, destacamos: idade, sexo, características étnicas, herança genética, condicionamento físico, estado geral de saúde orgânica.
FATORES PSICOLÓGICOSAgrega fatores psíquicos relacionados às emoções, aos sentimentos, comportamentos, às atitudes e capacidades cognitivas do sujeito, como bem-estar, autoconhecimento, auto-estima, afetividade, capacidade de atenção, percepção, compreensão, apreensão, dentre outros.
 Violência escolar e auto-estima de adolescentes
Lucimar Câmara MarrieI; Simone G. Assis; Joviana Q. Avanci; Raquel V. C. Oliveira.
 
  Os resultados indicam que alunos com baixa auto-estima relacionam-se de forma pior com colegas e professores que os pares de elevada auto-estima, além de se colocarem mais frequentemente na posição de vítimas de violência na escola e terem mais dificuldade de se sentir bem no espaço escolar.
Cad. Pesqui. vol.36 no.127 São Paulo Jan./Apr. 2006

DIMESÕES SOCIOECONÔMICA E POLÍTICA
Envolvem fatores relacionados à justiça e ao respeito mútuo. Tais fatores dependem de políticas sociais e também da vontade política do sujeito, de sua responsabilidade social, de sua determinação, do seu poder de mobilização e reivindicação, bem como de suporte social, que deve ser prestado sem exploração e discriminação de qualquer espécie. São exemplos desses fatores o direito de ir e vir e o acesso aos bens culturais, como saúde (prevenção, tratamento e reabilitação), educação, meio de transporte, lazer, esporte, moradia, ocupação e renda, saneamento básico, participação social (convivência e interações familiares e sociais saudáveis).  DIMENSÃO CULTURALEstão relacionados ao estilo de vida dos sujeitos – comportamentos, hábitos e costumes adquiridos socialmente –, podendo ser benéficos ou maléficos à saúde. Assim, fazem parte dos estilos de vida que promovem saúde: a atividade física, a higiene, a alimentação, o lazer, o descanso adequado, etc.
  Dentre os estilos de vida geradores de risco à saúde, destacam-se: movimentos corporais repetitivos, treinamento esportivo precoce, uso de drogas lícitas e ilícitas, alimentação descontrolada, falta de sono e de descanso.
DIMENSÃO AMBIENTAL

Estão incluídos os fatores relacionados ao ambiente físico, tanto os naturais como os artificiais (de trabalho, de estudo, etc.). Dentre outros, destacamos: limpeza, segurança, proteção, ecossistema estável e sustentável (condições climáticas, de temperatura, nível de poluição sonora e do ar, qualidade da água, cuidados com o lixo, degradação ambiental, etc.).  
DIMENSÃO ESPIRITUAL
Integra princípios, valores ideológicos, religiosos e morais: fé, crenças e convicções pessoais.
QUALIDADE DE VIDA COMO REQUISITO DA VIVÊNCIA CORPORAL PLENA
Pensar na qualidade de vida dos sujeitos significa, portanto, considerar as possibilidades de superar seus limites, desenvolver suas potencialidades, a perspectiva da vivência plena de sua corporeidade, que, por sua vez, demanda o exercício da cidadania na perspectiva da ética e da estética.
EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA
A análise das finalidades da Educação Física, que se baseia nos quatro pilares: aprender a conhecer e a perceber; aprender a conviver; aprender a viver; aprender a ser, à luz desse conceito de qualidade de vida, demonstra a importância desse componente curricular no contexto escolar, principalmente no que tange aos conhecimentos relacionados à vivência corporal.



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