terça-feira, 14 de abril de 2015

matéria para avaliação -AM- português matutino



· 
 ATENÇÃO 3ºS ANOS B.C.D.E.F,

 Futurismo: exaltava a vida moderna (eletricidade, industrialização, máquinas, velocidade), pregava a destruição do academicismo e do passado; destruição de museus e bibliotecas. Tecia críticas às escolas anteriores, especialmente o romantismo e o parnasianismo.
·  Expressionismo: movimento que se preocupava com as manifestações do mundo interior (angustia e medo) e com as formas de expressá-las; retrata o mundo como o sentimos.
·  Cubismo: na literatura, apresentava uma linguagem caótica (frases breves e rápidas, invenção de palavras, neologismos, mistura de assuntos, espaços e tempos), humor e fragmentação da realidade; fazia uso das formas geométricas.
· Dadaísmo: apresentava improvisação, desordem, agressividade e valorizava a descrença absoluta; valorização do niilismo, cultura do nada.
·  Surrealismo: propunha a utilização de imagens extraídas dos sonhos e a utilização de metáforas surreais para que o homem pudesse se libertar da razão e da lógica. Valoriza as concepções Freud,  imagens oníricas – do sonho -.

obs.: incluem-se todos os conteúdos já ministrados. entretanto deem atenção para as vanguardas e os textos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Gaza : uma questão humanitária

 Está acontecendo uma barbarie neste momento é o mundo precisa acordar.O que está em xeque mate é a humanidade e temos que fazer algo para e...