atenção alunos de 3ºs anos, B,C,D,E,F - imprimam ou copiem.. será lido e analisado nas próximas aulas...
Sermão da Sexagésima
∗
Pe
António Vieira
Semen est
verbum Dei. S. Lucas, VIII, 11.I
E se
quisesse Deus que este tão ilustre e tão numeroso auditório saísse hoje tão
desenganado da pregação, como vem enganado com o pregador! Ouçamos o Evangelho,
e ouçamo-lo todo, que todo é do caso que me levou e trouxe de tão longe.
Ecce
exiit qui seminat, seminare. Diz Cristo que “saiu o pregador evangélico a
semear” a palavra divina. Bem parece este texto dos livros de Deus. Não só faz
menção do semear, mas também faz caso do sair: Exiit, porque no dia da messe
hão-nos de medir
a
semeadura e hão-nos de contar os passos. O Mundo, aos que lavrais com ele, nem
vos satisfaz o que dispendeis, nem vos paga o que andais. Deus não é assim.
Para quem lavra com Deus até o sair é semear, porque também das passadas colhe
fruto. Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que
semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à China,
ao Japão; os que semeiam sem sair, são os que se contentam com pregar na
Pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua conta. Aos que têm a seara em
casa, pagar-lhes- ão a semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe,
hão-lhes de medir a semeadura e hão-lhes de contar os passos. Ah Dia doJuízo!
Ah pregadores! Os de cá, achar-vos-eis com mais paço; os de lá, com mais
passos: Exiit seminare.
∗
Mas daqui
mesmo vejo que notais (e me notais) que diz Cristo que o semeador do Evangelho
saiu, porém não diz que tornou por- que os pregadores evangélicos, os homens
que professam pregar e propagar a Fé, é bem que saiam, mas não é bem que
tornem. Aqueles animais de Ezequiel que tiravam pelo carro triunfal da
glória de
Deus e significavam os pregadores do Evangelho, que propriedades tinham?
Nec
revertebantur, cum ambularent: “Uma vez que iam, não tornavam”. As rédeas por
que se governavam era o ímpeto do espírito, como diz o mesmo texto; mas esse espírito
tinha impulsos para os levar, não tinha regresso para os trazer; porque sair
para tornar, melhor é não sair. Assim arguís com muita razão, e eu também assim
o digo. Mas pergunto: E se esse semeador evangélico, quando saiu, achasse o
campo tomado; se se armassem contra ele os espinhos; se se levantassem contra
ele as pedras, e se lhe fechassem os caminhos, que havia de fazer? Todos estes
contrários que digo e todas estas contradições experimentou o semeador do nosso
Evangelho. Começou ele a semear (diz Cristo), mas com pouca ventura. “Uma parte
do trigo caiu entre espinhos, e afogaram-no os espinhos”: Aliud cecidit inter spinas,
et simul exortae spinae suffocaverunt illud. “Outra parte caiu sobre pedras, e
secou-se nas pedras por falta de humidade”:Aliud cecidit super petram, et natum
aruit, quia non habebat hu-morem. “Outra parte caiu no caminho, e pisaram-no os
homens e comeram-no as aves”:Aliud cecidit secus viam, et conculcatum est, et
volucres coeli comederunt illud. Ora vede como todas as criaturas do Mundo se
armaram contra esta sementeira. Todas as criaturas quantas há no Mundo se
reduzem a quatro géneros: criaturas racionais, como os homens; criaturas
sensitivas, como os animais; criaturas vegetativas, como as plantas; criaturas
insensíveis, como as pedras; e não há mais. Faltou alguma destas que se não
armasse contra o semeador? Nenhuma. A natureza insensível o perseguiu nas
pedras, a vegetativa nos espinhos, a sensitiva nas aves, a racional nos homens.
E notai a desgraça do trigo, que onde só podia esperar razão, ali achou maior
agravo. As pedras secaram-no, os espinhos afogaram-no, as aves comeram-no; e os
homens? Pisaram-no:Conculcatum est. (Ab hominibus – diza Glossa).
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